Educativo

O núcleo Educativo do Paço das Artes é responsável pela mediação dos conteúdos das exposições, bem como por ações que visam ampliar e democratizar o acesso ao museu, através do acolhimento e do diálogo com o público em sua ampla variedade. Atua para aproximar os visitantes da arte contemporânea e dos demais conteúdos apresentados no Paço das Artes, oferecendo novos olhares sobre essas temáticas. Composto por uma equipe interdisciplinar, o Educativo promove formação crítica do público através de visitas mediadas às exposições, oficinas, cursos, workshops, palestras e outras ações relacionadas à programação em cartaz no Paço das Artes.

Projetos

Visitas educativas

O Paço Educativo oferece gratuitamente visitas agendadas, com o objetivo de promover diálogos e aproximar os diversos públicos das poéticas artísticas contemporâneas. Sua atuação surge como possibilidade de transpor os limites que muitas vezes impedem o envolvimento do público com a arte. Mais do que facilitar a recepção, a ideia é despertar o interesse do visitante, fornecer a ele subsídios e promover o debate sobre o que é exposto.

A prática educativa é compreendida como algo que instiga, provoca, abre portas. Os educadores não pretendem explicar as obras ao público, mas multiplicar suas possibilidades de fruição, incitando-o a arriscar leituras pessoais, com o intuito de manter − e não dissolver − a tensão provocativa e criadora de boa parte da produção atual. Um dos cuidados do núcleo Educativo é estabelecer relações entre a arte contemporânea e os períodos anteriores à sua formação, bem como com o universo das mídias, da informação, da tecnologia, da ética, da filosofia e da ciência.

Agende sua visita: educativo@pacodasartes.org.br

Materiais educativos

Os materiais educativos sobre as exposições em cartaz são elaborados a partir das pesquisas realizadas pelo Núcleo Educativo em preparação para as exposições do Paço das Artes. As ferramentas são voltadas para professores e educadores e para estudantes e crianças. O objetivo é aprofundar os temas das exposições a partir de textos teóricos e reflexivos e de propostas de práticas artísticas e atividades lúdicas, que podem ser realizadas em sala de aula ou em casa de forma autônoma.

Governo do Estado de SP