Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Temporada de
Projetos

Temporada 2016

Oficina botânica ordinária

Saiba mais sobre o trabalho da dupla

ABERTURA
08 dezembro, 2016 - 19h00
VISITAÇÃO
Paço das Artes no MIS - Av. Europa, 158
Grátis
ACOMPANHAMENTO CRÍTICO
Maria Montero é curadora independente, artista e galerista. Cursou Art Psychotherapy na Goldsmith College em Londres (1998), atualmente estuda Arte: História, Crítica e Curadoria na PUC-SP. Trabalhou com Relações Institucionais na Galeria Luciana Brito (2009-2010), foi curadora da primeira versão do Red Bull House of Art (2009) e coordenou o projeto Abotoados Pela Manga, ao lado de Franz Manata (2010). Realizou diversas curadorias no Phosphorus, e outras em espaços parceiros (15 e Viva Maria na Luciana Brito Galeria, e Ana Mazzei - Se disser que fui Pássaro, na Galeria Jaqueline Martins). É fundadora e gestora do Phosphorus, espaço independente voltado para práticas experimentais, com foco em residências artísticas e na crítica dos processos. É fundadora e diretora da Sé, galeria de arte localizada no mesmo prédio que o Phosphorus, um imóvel histórico de 1890 localizado na primeira rua da cidade, no coração de São Paulo.
Bruno O. e Victor Tozarin desenvolvem investigações sobre a paisagem, suas representações e toda a potência espontânea, indesejada e menor das pragas, inços, matos e ervas-daninhas. Os projetos são elaborados a partir de pesquisas de campo, aliadas a investigações sobre biomas e formas de vida locais, narrativas e memórias afetivas, com o objetivo de constituir estudos para formas de vida livres e em-comum. Não se pretende, com estes trabalhos, dominar (ou mesmo domar) a paisagem, mas constituir narrativas descoloniais e não universalizantes, além de conformar uma série de registros e representações menores e ordinárias. 
Estiveram em residência na Folhetaria do Centro Cultural São Paulo (SP/2015) e Nuvem - Estação rural de arte e tecnologia (Vale do Pavão/2015). Participaram também do programa de exposições do Museu de Arte de Ribeirão Preto (Ribeirão Preto/2015 e 2016) e das exposições Bordaduras Contemporâneas (Espaço Cultural CP2/RJ/2015), Amostra Folhetaria (CCSP/São Paulo/2015).
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms