Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Temporada de
Projetos

Temporada 2013

Temporada de Projetos 2013

DATA
26 janeiro, 2013 - 19h00
CURADORIA SELECIONADA
Giorgio Ronna
ARTISTAS SELECIONADOS
Bruno Kurru , Bruno Vilela, Felipe Bittencourt, Fernanda Rappa, Flávia Junqueira, Paulo Nimer PJota, Rafael RG, Rodrigo Sassi, Vitor Mizael
ACOMPANHAMENTO CRÍTICO
Fernando Oliva, Galciani Neves, Giovanna Bragaglia, Josué Mattos, Maria Monteiro, Nancy Betts, Paula Borghi, Paula Braga e Thais Rivitti
JÚRI
Ananda Carvalho, Camila Duprat, Maikon Rangel, Paula Borghi, Nancy Betts e Priscila Arantes
O Paço das Artes divulga a lista dos artistas selecionados para a Temporada de Projetos 2013, programa mais antigo e importante da instituição, que completa sua 11ª edição neste ano.

Foram enviados 376 projetos por artistas de todo o Brasil. O júri formado Ananda Carvalho, Camila Duprat, Maikon Rangel e Paula Borghi (pré-seleção) e Nancy Betts e Priscila Arantes (seleção) selecionou nove projetos artísticos e um de curadoria, que serão expostos em quatro etapas ao longo de 2013. Conheça os selecionados:

1ª TEMPORADA DE PROJETOS - CURADORIA
GIORGIO RONNA: Walking
O projeto de curadoria de Giorgio Ronna sobrepõe as reflexões sobre o ato de caminhar dos autores Henry David Thoureau (Walking), Jean-Jacques Rousseau (Os devaneios do caminhante solitário), Walter Benjamin (O flanêur) e João do Rio (A alma encantadora das ruas). Obras das artistas Brígida Baltar, Christa Ziegler, Lia Chaia, Marina Camargo e Marion Velasco compõem a exposição.

2ª TEMPORADA DE PROJETOS
BRUNO VILELA: Dia de festa é véspera de dia de luto
A aura de medo e mistério se faz presente na série de desenhos e pinturas de Bruno Vilela. As obras dialogam entre si e permeiam um só universo de espiritualidade e mistérios, palavras-chave para entender o trabalho do artista.

PAULO NIMER PJOTA: Sistema relacional
A pesquisa de Paulo Nimer Pjota aborda a construção funcional, social e estética dos espaços urbanos. O artista utiliza desenho e a pintura subjetiva para analisar o modo como o homem atua e se comunica na cidade.

VITOR MIZAEL: Gabinete
O projeto de Vitor Mizael consiste na retratação de animais domésticos – cachorros, gatos e pássaros – e na disposição dos trabalhos de forma a criar um acúmulo de pinturas e desenhos, suscitando, assim, uma referência explícita à organização de um gabinete de curiosidades.

3ª TEMPORADA DE PROJETOS
BRUNO KURRU: Experiência de desaceleração
A produção de Bruno Kurru transita e interroga as múltiplas definições de pintura e desenho, mantendo reflexões contínuas sobre a ocupação do espaço dentro e fora da tela de pintura. Suas obras apresentam situações que precedem as tomadas de decisões e indagações do sujeito contemporâneo.

RAFAEL RG: Até que provem o contrário
Rafael RG propõe a releitura, investigação e transição para o campo da arte de fatos históricos através da junção de documentos da época e objetos ficcionais que cria. O ponto de partida do projeto reside na ideia do artista como historiador/arqueólogo.

RODRIGO SASSI: Entre o Céu e a Terra, Bolhas
A instalação de Rodrigo Sassi propõe a construção de uma arquitetura suspensa, de composição leve e orgânica, porém caracterizada pela rigidez, peso e brutalidade específicos de seus materiais.

4ª TEMPORADA DE PROJETOS
FLÁVIA JUNQUEIRA: Projeto para finais felizes
Construída a partir e livros de contos de fadas clássicos, a instalação fotográfica de Flávia Junqueira propõe a reflexão das possíveis relações entre os campos da vivência e do imaginário. Através de repetições estéticas, o trabalho explora o espelhamento do imaginário na vida cotidiana, ou a busca incessante de realizações na vida contemporânea.

FELIPE BITTENCOURT: Performance diária
O projeto consiste em 365 desenhos – um para cada dia do ano – que apresentam propostas de realização de performances diárias. A junção dos trabalhos representa uma espécie de cronograma emocional do artista, onde a natureza da performance revela diferentes estados de humor.

FERNANDA RAPPA: Fähigkeiten
O projeto de Fernanda Rappa tem por objetivo questionar a relação entre homem, cultura e natureza por meio da documentação fotográfica dos Kleingarten (pequenos jardins), muito comuns na paisagem alemã. As imagens capturam a realidade social desses jardins e ressaltam a transformação do ambiente de acordo com as necessidades do indivíduo.

SUPLENTES
CURADORIA
KAMILLA NUNES: Em tempo de desassossego

MOSTRA INDIVIDUAL
LUÍSA NÓBREGA: Jonas 1, Jonas 2: me engole quando eu tentar desaparecer
VIVIANE VALLADES: Reflexões

Sobre a Temporada de Projetos

Ação pioneira no Brasil, criada em 1997, a Temporada de Projetos se tornou um celeiro de artistas, críticos e curadores. Ao participarem dessa ação, os artistas têm a oportunidade de serem avaliados por crítica, público e classe artística. Desde seu surgimento, já alçou ao cenário cultural mais de uma centena de profissionais, entre artistas, curadores e críticos, contabilizando mais de cinquenta exposições.

O programa tem como objetivo o fomento às manifestações artísticas contemporâneas, sem restrição ao suporte utilizado pelo artista ou coletivo. Além de promover a produção artística por parte dos selecionados, o Programa ainda incentiva a reflexão teórica, já que cada projeto recebe uma apreciação crítica por um especialista convidado.

Conheça a trajetória do programa.

Entre os nomes de artistas que despontaram ao longo da trajetória da Temporada de Projetos, estão Gisela Motta, Leandro Lima, Lia Chaia, Daniela Kutschat, Rejane Cantoni, Ricardo Carioba, Raquel Kogan, Cine Falcatrua, Ana Holck, Marcellvs L., Débora Bolsoni. No campo da curadoria, destacaram-se Christine Mello, Kiki Mazzucchelli e Érika Fraenkel. Sua realização também contribuiu para o fortalecimento da jovem crítica, com contribuições de Fernando Oliva, Juliana Monachesi, José Augusto Ribeiro, Cauê Alves, Paula Alzugaray, Daniela Maura Ribeiro, Guy Amado, Fernanda Albuquerque e Daniela Castro.
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms