Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Temporada de
Projetos

Temporada 2009

Temporada de Projetos 2009

DATA
03 março, 2009 - 19h00
CURADORIA SELECIONADA
Luiza Proença e Roberto Winter
ARTISTAS SELECIONADOS
Claudio Matsuno, Cristiano Lenhardt, Grupo Hospede, Laerte Ramos, Luciana Ohira e Sergio Bonilha, Maurício Ianês, Michel Groisman, PINO, Regina Parra
ACOMPANHAMENTO CRÍTICO
Ana Maria Maia, Cauê Alves, Fernanda Pitta, Fernando Oliva, Gustavo Motta, Luisa Duarte Marcelo Rezende e Marcio Harum
JÚRI
Daniela Bousso, Fernando Oliva, Marcio Harum, Paula Alzugaray, Paula Braga, Priscila Arantes e Tadeu Chiarelli

Temporada de Projetos: um rico celeiro da arte contemporânea

Nestes doze anos de gestão, o Paço das Artes vem se configurando como um espaço multidisciplinar de caráter experimental, voltado para difusão, reflexão e formação em arte contemporânea.

Percebendo as novas arquiteturas e demandas do sistema artístico atual, o Paço das Artes criou, em 1990, o projeto Temporada de Projetos com o objetivo de abrir espaço à produção, fomento e reflexão da prática artística emergente.

Em seus dez anos de existência, a Temporada de Projetos tornou-se um rico celeiro de artistas, críticos e curadores em busca de inserção no sistema da arte contemporânea: nas cinquenta exposições já realizadas, possibilitou a emergência de mais de 180 artistas e de quinze curadores e críticos hoje renomados no Brasil, alguns internacionalmente. 

Com reconhecimento nacional por repensar os paradigmas de produção, distribuição e exibição da arte e, em última instância, dos próprios meios de legitimação e inserção no mercado de arte, a Temporada de Projetos pode, hoje, promover mudanças significativas. 

Nesta sexta edição, o programa passou de bienal para anual e premiou os autores das propostas contempladas. Demonstrando preocupação com a reflexão sobre o que é feito e pensado no campo da arte contemporânea, convidou jovens críticos para acompanhar todo o percurso artístico e curatorial, o que resultou na elaboração de textos críticos para publicação no site, nos folders lançados a cada exposição e, agora, neste catálogo.

A partir de uma comissão julgadora formada por Fernando Oliva, Paula Alzugaray, Paula Braga, Priscila Arantes, Tadeu Chiarelli e Vitória Daniela Bousso, foram selecionados projetos artísticos de Regina Parra (pintura), de Claudio Matsuno (instalação/desenho), da dupla Sergio Bonilha e Luciana Ohira (instalação), de Laerte Ramos (escultura), do Grupo Hóspede (intervenção arquitetônica), de Cristiano Lenhardt (videoinstalação), de Pino (instalação), de Maurício Ianês (videoinstalação) e Michel Groissman (performance, vídeo e fotografia), além do projeto curatorial de Luiza Proença e Roberto Winter. Juntos, mostram que o fazer e o pensar artísticos na contemporaneidade carregam a força da historiografia da arte unida à multidisciplinaridade que o mundo de hoje nos oferece.
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms