Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Temporada de
Projetos

Temporada 2008

Oidaradio

Curadoria selecionada para a 3ª Temporada de Projetos 2008

ABERTURA
05 maio, 2008 - 19h00
VISITAÇÃO
06 de maio a 01 de junho de 2008
ARTISTAS PARTICIPANTES
Artistas Oidaradio

Exposição Sonora Oidaradio

O advento do rádio serviu de inspiração para muitos membros das vanguardas artísticas do século 20, que produziram manifestos e textos como Cinema Pravda e Radio Pravda (Dziga Vertov, 1925), The Radio as an Apparatus of Communication (Bertold Brecht, 1930) e La Radia (F. T. Marinetti e Pino Masnata). Contudo, foi apenas no início dos anos 90, com a popularização da Internet, que a transmissão de rádio começou a ficar mais acessível, através do streaming. O recente surgimento de diversas estações de rádio experimentais ou independentes foi possível, em grande parte, por causa disso.

A facilidade de transmissão via Internet também tem causado um impacto significativo no campo da arte contemporânea na última década. Artistas e curadores começaram a colaborar com essas estações experimentais, resultando em projetos como a 3a. Bienal de Berlim em parceria com a Reebot.fm (Alemanha, 2004), Radio Gallery e Resonance.fm (Reino Unido, 2006) e a exposição Radio Days no De Appel (Holanda, 2005).

A OIDARADIO será a primeira estação de rádio temporária como exposição de arte no Brasil, e pretende usar a transmissão de rádio como um espaço expositivo expandido em que artistas, curadores e críticos poderão desenvolver uma grande variedade de projetos exclusivamente sonoros. Embora alguns dos participantes tenham um background em “sound art”, a maioria deles terá a oportunidade de explorar este meio específico pela primeira vez, expandindo sua prática artística/curatorial/crítica.

Devido a sua natureza inédita, o projeto pretende compreender a maior variedade possível de abordagens do som como meio. Partindo desta premissa, podem ser identificadas quatro vertentes principais da exposição: áudio e artes visuais, música de vanguarda e arte, áudio-teoria e materiais de arquivo.

A exposição contará com a participação dos artistas Leandro Lima e Gisela Motta, Gabriel Acevedo Velarde, Marcius Galan, Mauricio Ianês, da Banda Sonora (formada por Raquel Garbelotti, Wagner Morales e Carla Zaccagnini), além dos coletivos AVAF (assume vivid astro focus) e Objeto Amarelo. Também terá atuações dos grupos de música experimental Throbbing Gristle (Londres), Tetine (BRA/ING) e Müvi (São Paulo), além de trazer seleções preparadas por DJs e pesquisas sobre a história do som na arte.
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms