Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Temporada de
Projetos

Temporada 2004

O corpo. entre o público e o privado

ABERTURA
22 março, 2004
VISITAÇÃO
22 de março a 18 de abril de 2004
ARTISTAS PARTICIPANTES
Alberto Saraiva, Bruno de Carvalho, Cao Guimarães, Daniela Kutschat e Rejane Cantoni, Inês Cardoso, Jurandir Muller e Kiko Goifman, Leandro HBL, Lia Chaia, Lucila Meirelles, Marcia Vaitsman, Nina Galanternick, Rachel Rosalen, Rafael França
Arlindo Machado é doutor em Comunicações e professor da PUC-SP e da ECA-USP. Publicou, entre outros, os livros Eisenstein: geometria do êxtase, A ilusão especular, A arte do vídeo, Máquina e imaginário, El imaginario numérico, Video cuadernos, Pré-cinemas & pós-cinemas, A televisão levada a sério, O quarto iconoclasmo, El paisaje mediático, além de inúmeros artigos em revistas como Dispositio, The independent, Chimaera, Acta poetica, Epipháneia, World art, Leonardo, Performance research etc. Foi também co-autor de Os anos de autoritarismo: televisão e vídeo, Rádios livres: a reforma agrária no ar e Made in Brasil: três décadas do vídeo brasileiro. Foi crítico de fotografia e vídeo na Folha de S. Paulo durante o período 1984-86. No terreno das artes, foi curador das exposições “Arte e tecnologia” (MAC-USP, 1985), “Cinevídeo” (MIS-SP, 1992, 1993), “A arte do vídeo no Brasil” (MAM-RJ, 1997), “Arte e tecnologia”, “A investigação do artista” e “Made in Brasil” (Itaú Cultural-SP, 1997, 2001, 2003). Organizou várias mostras de arte eletrônica brasileira para eventos internacionais como Getxoko III (Bilbao), Arco'91 (Madri), Art of the Americas (Albuquerque), Brazilian video (Washington), Medi@terra 2000 (Atenas) e L.A. Freewaves (Los Angeles). Participou do corpo de jurados de festivais tais como Videobrasil (São Paulo), BHZVideo (Belo Horizonte), Bienarte (Córdoba) e Artes Electrónicas (Buenos Aires).

Christine Mello é pesquisadora, professora e curadora no campo das mediações tecnológicas. É doutoranda em Comunicação e Semiótica na PUC-SP, com estudos sobre o vídeo no Brasil. Realiza acompanhamento e leitura crítica de criadores em diversos meios, assim como projetos curatoriais relacionados ao vídeo e às novas mídias. Em 2003 fez parte da Comissão de seleção e programação do 14º. Festival internacional de arte eletrônica Videobrasil e a curadoria da exposição “Imagem não imagem” para a Galeria Vermelho, ambos em São Paulo. Em 2002 fez a curadoria de net art da representação brasileira para a 25ª. Bienal Internacional de São Paulo, integrou o corpo de curadores do Artmedia VIII (evento internacional organizado pelo Observatório Leonardo de arte e tecnologia – OLATS) e realizou também curadorias para: o L.A. Freewaves Festival (Los Angeles, EUA) em conjunto a Arlindo Machado;  para a 3ª. Muestra Internacional de Videoarte do Museu de Arte Moderna de Cartagena (Colômbia) e para a Usina do Gasômetro (Porto Alegre), em que empreendeu a curadoria “Enfrentamentos contemporâneos – retrospectiva Lucas Bambozzi”. Foi membro do Júri do 3º Prêmio Cultural Sergio Motta (2002), dedicado à arte-tecnologia. Possui artigos sobre artemídia publicados em coletâneas de livros e revistas científicas, como Made in Brasil: três décadas do vídeo brasileiro, organizado por Arlindo Machado e Cibercultura 2.0, organizado por Lucia Leão.
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms