Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Temporada de
Projetos

Temporada 2003

Pintura versus fotografia

Curadoria selecionada para a Temporada de Projetos 2004

ABERTURA
16 setembro, 2004 - 20h00
VISITAÇÃO
16 de setembro de 2004 a 10 de outubro de 2004
ARTISTAS PARTICIPANTES
Alex Flemming, Daniel Lima , Eduardo Srur, Eduardo Verderame, Luciana Costa, Manoel Veiga

Alex Flemming

São Paulo/SP, 1954
Vive e trabalha em Berlim/Alemanha
Frequentou o curso livre de Cinema na Fundação Armando Álvares Penteado, entre 1972 e 1974. Cursou serigrafia e gravura em metal e na década de 1970 realizou filmes de curta-metragem, participando de festivais.

Em 1981 viajou para Nova Iorque, onde desenvolveu projeto no Pratt Institute Manhattan, com bolsa de estudos da Comissão Fulbright, com permanência até 1983. Foi professor da Kunstakademie de Oslo, na Noruega, entre 1993 e 1994.

No começo dos anos 1990, realizou algumas séries de pinturas com caráter autobiográfico. Já em Body Builders (2001/2002), fotografou corpos jovens e esbeltos para em seguida desenhar, sobre essas imagens, mapas de áreas de conflitos e de guerras, como, por exemplo, aquelas do Oriente Médio ou da região de Chiapas, no México.

Flemming realizou diversas exposições individuais no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos.

Eduardo Srur

São Paulo/SP, 1974
Vive e trabalha em São Paulo/SP
O artista começou na pintura, mas se destacou nas intervenções urbanas. Suas obras se utilizam do espaço público para chamar a atenção para questões ambientais e o cotidiano nas metrópoles, sempre com o objetivo de ampliar a presença da arte na sociedade e aproximá-la da vida das pessoas.

Realizou diversas intervenções urbanas na cidade de São Paulo e participou de exposições em muitos países, entre eles Cuba, França, Suiça, Espanha, Holanda, Inglaterra e Alemanha.

Luciana Costa

São Paulo/SP, 1973
Vive e trabalha em São Paulo/SP
Luciana Costa, fotógrafa, (que sempre lembra sua condição de artista,) faz um trabalho de representação de ícones do mundo contemporâneo, no caso flores de plástico, cuja textura do objeto se mistura com a textura da imagem, criando um efeito luminoso de cores chapadas e contornos secos e imprecisos, conferindo naturalidade a um objeto artificial.

Daniel Lima

Natal/RN, 1973
Vive e trabalha em São Paulo/SP
Daniel Lima nasceu em Natal, em 1973. É artista multimídia que explora o desenho e o espaço no ambiente urbano. Próximo da elaboração gráfica e seqüencial, Daniel Lima, cria novos trabalhos a partir do registro de suas ações. Em seus áudios-visuais, imagens se somam a música e narração formando um “cinema ao vivo”, numa celebração apoteótica dos elementos da cultura urbana.

Numa trajetória de intervenções e interferências na metrópole São Paulo, ele se arma de recursos plásticos – resgatados de seus sete anos de estudos em Artes Plásticas e Cinema – para criar situações inesperadas e potencialmente desestruturadoras do cotidiano urbano.

Eduardo Verderame

São Paulo/SP, 1971
Vive e trabalha em São Paulo/SP
Artista visual formado pela Universidade de São Paulo em 1996. Já participou de mais de uma centena de mostras individuais e coletivas, no Brasil e no exterior.

Em seu trabalho pessoal, trata de temas como jogos e proposições interativas; a criação de universos imaginários ou simbólicos; a recriação de narrativas históricas e o conceito de códigos culturais.

Trabalha como assistente da artista plástica Regina Silveira desde 1994.

A partir de 2001 passa a desenvolver projetos de mostras e curadorias de modo independente, sendo muitas vezes o espaço urbano o palco das intervenções plásticas

Co-fundador dos coletivos de arte EIA (Experiência Imersiva Ambiental) e Esqueleto Coletivo, iniciativas independentes que desenvolvem intervenções, festivais e eventos de arte contemporânea nas ruas de São Paulo.

Manoel Veiga

Recife/Pernambuco, 1966
Vive e trabalha em São Paulo/SP
Gradua-se em Engenharia Eletrônica pela UFPE (1989), tendo sido bolsista do Depto. de Física por 3 anos. Trabalha em fábrica até dedicar-se às Artes Plásticas (1994). Freqeenta a Escolinha de Arte do Recife (1994-95) e trabalha sob a orientação de Gil Vicente (1995-97). Estuda na Escola Nacional Superior de Belas-Artes e na Escola do Louvre em Paris, França (1997). Participa de workshop em Nova York (1998). Em São Paulo, estuda História da Arte com Rodrigo Naves (1999), Leon Kossovitch (2000/01) e desenvolve estudos teóricos com Carlos Fajardo (1999-2002) e com Nuno Ramos (2000).
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms