Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Temporada de
Projetos

Temporada 2003

Ricardo Carioba

ABERTURA
05 junho, 2003 - 19h30
VISITAÇÃO
06 de junho a 29 de junho de 2003
ACOMPANHAMENTO CRÍTICO
Fernando Oliva é curador e professor da FAAP. Foi diretor de curadoria e programação do Centro Cultural São Paulo e gerente do Paço das Artes.

Entre o pop e o concreto

Fernando Oliva
Artista de muitos meios, Ricardo Carioba opta agora por estabelecer um tenso diálogo entre a videoinstalação e a pintura sobre madeira. Nesta exposição, ele parte de uma única forma, que podemos ver tanto como uma "janela estilhaçada" pop ou uma clássica configuração concretista - um passo adiante nas pesquisas estéticas de um concreto de primeira hora, Aluísio Carvão, em que a vibração ótica também empresta certos ritmos ao trabalho e a geometria delimita a cor, vermelhos e negros travando sangrentas batalhas. 

Estes objetos apresentados por Carioba são átomos em estado de potência latente, vítimas de incessantes explosões internas, em que se desenrola um tenso "jogo de empurra" dos limites com seu interior, entre o desejo de expansão e a necessidade de contenção. Neste embate, o trabalho narra sua própria gênese - e este procedimento, a um só tempo modernista e concretista, é também contemporâneo e extremamente generoso com o espectador. 

Ricardo Carioba opera em uma região muito particular, na intersecção entre as formas racionais e lógicas do concretismo, de um lado, e o humor e a objetividade do pop, de outro. Poucos artistas - Geraldo de Barros, Waldemar Cordeiro e Raymundo Colares obviamente entre eles - deram conta dessa operação com tanta versatilidade.
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms