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Temporada de
Projetos

Temporada 2003

Manoel Veiga

Artista convidado para a Temporada de Projetos 2003

ABERTURA
31 março, 2003 - 19h30
VISITAÇÃO
01 de abril a 20 de abril de 2003
ACOMPANHAMENTO CRÍTICO
Guy Amado é crítico e pesquisador de arte contemporânea, mestrando em história da arte pela ECA-USP. Integra o corpo editorial da revista Número.

Evanecências

Guy Amado
É no campo da abstração que transcorre a pesquisa pictórica de Manoel Veiga, configurando uma trajetória que parece ter alcançado, na presente produção, uma qualidade de originalidade que reafirma o grau de experimentação em sua prática. 

O artista chega a uma solução pictórica em que se vale de um processo prosaico e peculiar, por via do qual elabora suas composições atacando o suporte diretamente sobre o plano do chão. Tal decisão constitui um artifício para anular a ação da gravidade, permitindo assim que a refinada solução de pigmentos de acrílica - previamente preparada e que Veiga "conduz" aplicando borrifos d'água - se disperse por difusão sobre a tela, avançando sobre a mesma de maneira incerta, quase aleatória. O artista passa, portanto, a operar com pouco controle sobre o resultado final, numa situação de "acaso controlado". Um fator de risco, talvez, mas que reserva a possibilidade de se obterem composições de imprevisível beleza: a emulsão evanesce e sedimenta-se contra o campo branco da tela, só então revelando o que se configura como a obra acabada. A noção de fluidez, que já se apresentava como recorrente na poética de Veiga, é agora investida de uma interpretação quase literal. 

São peças que parecem investidas de uma qualidade estranha à noção convencional de pintura, assemelhando-se a monotipias artificiais de etérea presença, por vezes aludindo à fria sofisticação de imagens digitais. Evocam uma cartografia onírica, de padrões e gradientes imprecisos; e a incidência, aqui e ali, de estruturas semelhantes a fractais aproxima sua fatura de uma abordagem pelo viés de aspectos da física - especialmente a mecânica quântica -, interesse constante do artista. Um dado que adquire relevância quando pensado como elemento potencializador de leituras sobre a produção de Manoel Veiga: suas telas passam a ser compreendidas como estruturas dinâmicas, sistemas instáveis e de incerta harmonia, onde a ação semi-aleatória dos elementos desencadeia uma quieta reflexão sobre a temporalidade e o registro da própria fatura.

* Manoel Veiga foi artista convidado para a Temporada de Projetos 2003
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