Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Temporada de
Projetos

Temporada 2002

O contato

ABERTURA
19 outubro, 2002 - 20h22
VISITAÇÃO
19 de outubro a 17 de novembro de 2002
ARTISTAS PARTICIPANTES
Élida Tessler, Elyeser Szturm, Hélio Fervenza, Maria Ivone dos Santos, Patrícia França

Élida Tessler

Porto Alegre/RS, 1961
Vive e trabalha em Porto Alegre/RS
Elida Tessler é artista plástica e professora do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Realizou doutorado em História da Arte Contemporânea na Université de Paris I - Panthéon-Sorbonne (França), onde residiu de 1988 a 1993. Entre 2009 e 2010, realizou o Pós-Doutorado na EHESS-Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales e junto ao Centro de Filosofia da Arte - UFR de Philosophie - Université de Paris I- Panthéon – Sorbonne. É pesquisadora do CNPq, desenvolvendo pesquisa em torno das questões que envolvem arte e literatura, relacionando a palavra escrita à imagem visual.

Hélio Fervenza

Sant'Ana do Livramento/RS, 1963
Vive e trabalha em Porto Alegre/RS
Artista Visual e professor. Conclui mestrado em artes plásticas pela Université de Sciences Humaines de Estrasburgo, em 1994, e faz doutorado nessa área pela Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne, França, em 1995. É professor do Instituto de Artes da UFRGS, Porto Alegre. Em suas obras, desenvolve conceitos como vazio/cheio e continente/contido. Elas se inserem no espaço de exibição como uma espécie de pontuação do mesmo, conseguindo com esse balizamento uma fusão entre obra e espaço.

Patrícia França

Belo Horizonte, MG, 1958
Vive e trabalha em Belo Horizonte/MG
Artista plástica, pesquisadora e professora na Escola de Belas Artes da UFMG. Coordena o grupo de pesquisa recém-formado BE-IT: Bureau de estudos sobre a imagem e o tempo. Sua pesquisa versa sobre imagem e pensamento artístico. Expõe e publica regularmente no Brasil e em outros países.

Elyeser Szturm

Goiânia/Goiás, 1958
Vive e trabalha em Brasília/DF
A obra de Elyeser Szturm questiona a paisagem enquanto horizonte. Na Temporada de Projetos, apresentou Alberti, quatro monitores de televisão que emitem imagens vistas por entre frestas de persianas e feixes de luz, como se fossem janelas. Em 2009, o artista expôs no China Lishui International Images, na China e, em 2010, participa das exposições Brasília. Síntese das artes, no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília, e Semicírculo, no Museu Nacional de Brasília.

Maria Ivone dos Santos

Vacarias/RS, 1958
Vive e trabalha em Porto Alegre/RS
É artista plástica, doutora em Artes pela Universidade de Paris I Panthéon – Sorbonne. Professora do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS. Coordena a pesquisa As Extensões da Memória: a experiência artística e outros espaços e o Projeto Formas de Pensar a Escultura – FPES / Perdidos no espaço, tendo realizado, desde 2002, exposições, cursos, seminários, intervenções e publicações. Coordena, juntamente com Hélio Fervenza, o Grupo de Pesquisa Veículos da Arte (CNPq).
Enquanto artista explora contextos expositivos e urbanos, investigando-os através de caminhadas e da linguagem verbal, criando modos de endereçamento. Escreve, cria objetos portáveis, elabora mapas, produz fotografias, vídeo e publicações reunidas em exposições e em outros contextos. Através de diferentes projetos propõe-se a reunir experiências e interlocuções.
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms