Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Temporada de
Projetos

Temporada 2002

MariaLíviaTelmaFátimaNiceRosa

ABERTURA
04 maio, 2002 - 13h00
VISITAÇÃO
05 de maio a 02 de junho de 2002
ACOMPANHAMENTO CRÍTICO
Guy Amado é crítico e pesquisador de arte contemporânea, mestrando em história da arte pela ECA-USP. Integra o corpo editorial da revista Número.

Do feminino e além

Guy Amado
Artista movido por inquietações geradas no campo de tensões do cotidiano, Edney Antunes sempre se interessou por investigar questões de cunho social e comportamental. Em MariaLíviaTelmaFátimaNiceRosa (2000), obra recentemente exibida na última edição da Bienal do Mercosul e agora aqui exposta, Antunes retoma sua verve crítica, agora focada no universo feminino. A instalação compõe- se de três módulos, por assim dizer, integrados num único ambiente e estruturados da seguinte forma: cortinas de voile perfumadas, sobre as quais estão impressos depoimentos de diversas personalidades femininas - sempre relativos à estética corporal, cosméticos e outras vicissitudes associadas a este universo; um painel composto de pedaços de tecido costurados, com aparência de pele, sobre os quais são estampadas imagens de suturas contrapostas a marcas de ferro de passar; e duas tradicionais máquinas de costura, junto às quais estão dispostos pequenos vestidos com textos bordados. 

Operando com símbolos arquetípicos estreitamente ligados à figura da mulher, o artista realiza a um só tempo uma crítica vigorosa ao crescente processo de alienação manifesto na tendência do 'culto ao corpo' e suas promessas de beleza  eterna - e da distância que há nas reais condições de acesso a este universo - como também faz uma denúncia contundente à permanente condição de violência a que está exposta a mulher no Brasil, expressa nas imagens de cicatrizes e queimaduras sobre o painel de 'peles' e nos vestidos (dispostos nas máquinas de costura) que carregam depoimentos - verídicos - de mulheres que já sofreram algum tipo de agressão física. 

Se em trabalhos recentes como Neo-ready-made bio-tecnológico (2000) o artista já apontava para questões de âmbito ético duvidoso, em tempos de euforia globalizada, ao associar a já popular ovelha Dolly - símbolo das conquistas científicas envolvendo clonagem - a um camaleônico ícone pop, numa divertida e poderosa composição, seu discurso agora é mais seco e direto, sem abrir mão do sarcasmo e ironia bem dosados que perpassam sua trajetória. Efetuando comentários mordazes e bem-humorados, alimentados por uma saudável pitada de ceticismo, Edney Antunes tem se revelado um observador arguto e em sintonia com os eventos de seu tempo.
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms