Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Temporada de
Projetos

Temporada 2002

Tag 5

ABERTURA
16 fevereiro, 2002 - 12h00
VISITAÇÃO
16 de fevereiro a 17 de março de 2002
ACOMPANHAMENTO CRÍTICO
Kiki Mazzucchelli é curadora e crítica independente. Atualmente desenvolve pesquisa de doutorado junto ao centro de pesquisa TrAIN - University of the Arts, em Londres.
Kiki Mazzucchelli
O conjunto de trabalhos apresentados por Daniel Whitaker no Paço das Artes é o resultado da tentativa de encontrar uma correlação entre a linguagem visual e o hipertexto. Os cinco blocos de fotografias são compostos mediante a justaposição de imagens e códigos de HTML (Hyper Text Markup Language). A informação correspondente a cada painel é fornecida no canto inferior esquerdo, bem como a indicação do percurso a ser seguido no espaço expositivo. Assim como esses intrincados códigos determinam o layout de uma página na Internet, quando transpostos para o trabalho de Daniel Whitaker funcionam como um sistema subjacente ao qual a ordem das imagens está submetida. O uso dessa concepção particular de causalidade é o que cria uma relação, ainda que artificial, entre as diferentes partes do conjunto; e o hipertexto concebido como uma narrativa gera, portanto, uma narrativa visual.

O espectador é convidado, então, a participar de um jogo, mas um jogo de natureza bastante distinta dos de Sophie Calle, por exemplo, em que o acaso cumpre um papel importante: aqui o desafio consiste em seguir a linha narrativa estabelecida por meio desses códigos e, para tanto, decifrá-los. Há um caminho determinado a ser percorrido, em que os pontos de partida e de chegada são dados a priori. A intenção do artista contudo, segundo ele próprio, não é obter um resultado clínico, produto de um processo matemático, e sim empregar "códigos-poesia em fusão com poesias visuais".

Ao voltar-se para a tecnologia digital, Daniel Whitaker busca incorporar em seu trabalho um elemento que cada vez mais afeta nossa percepção do tempo e do espaço. Nesse movimento entre o território virtual e o real, uma série de questionamentos pode ser levantada, por exemplo, como este tipo de tecnologia está influenciando a produção artística. Ao artista cabe executar uma operação de negociação entre o espaço virtual e o espaço físico, um meio-termo entre esses dois universos paralelos.
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms