Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Temporada de
Projetos

Temporada 2000

O Sonho - Hélice de Mãozinhas

ABERTURA
19 outubro, 2000 - 20h00
VISITAÇÃO
20 de outubro a 12 de novembro de 2000
ACOMPANHAMENTO CRÍTICO
Marcelo Monzani é chefe da divisão técnica do Museu Lasar Segall. Foi coordenador do programa Rumos Artes Visuais 2005/2006 e gerente de artes visuais do Instituto Itaú Cultural.
Marcelo Monzani
A praia, para Frederico Dalton, é o espaço de investigação para a criação de uma narrativa visual e poética em que a produção de sentidos e significados múltiplos, de extrema sofisticação e complexidade estética, alia-se à simplicidade do meio tecnológico utilizado. A projeção de imagens, adotada como procedimento artístico, é um dos elementos constituintes da obra, articulando linguagens as mais variadas; a fotografia, a cinemática, a instalação e objetos que, agrupados a uma reflexão sociológica e psicológica, detonam antigos fantasmas e problemas da nossa cultura social e política, em que o cenário muda mas a cena se repete. 

Em A menina do saco, o artista utiliza apenas uma imagem, de uma criança que aparece carregando um saco plástico com latas de refrigerante e cerveja, projetada nas paredes da sala. O posicionamento do projetor giratório permite que a imagem seja ampliada gradativamente, deformando-se e sugerindo algo assustador e fantasmático. Na obra O Sonho - Hélice de Mãozinhas, podemos ver duas imagens do mesmo espaço físico. O registro fotográfico é realizado em dois tempos, e um desconhecido deitado sobre a areia, adormecido, permanece imóvel, enquanto a multidão se agita ao seu redor. A sobreposição das imagens e o movimento vibrante e contínuo são controlados pela hélice, que obstruindo ou libertando o quadro mantém apenas o protagonista, o qual se isola num sonho bom ou na fuga alucinada da realidade cotidiana. 

O corpo inerte e em movimento constrói polaridades e antagonismos - o negativo/positivo, as contradições do dia-a-dia, sonho e realidade, beleza e horror - que o olhar apressado revela apenas uma objetividade aparente das imagens. 
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms