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Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Temporada de
Projetos

Temporada 1999

Limiar

ABERTURA
28 outubro, 1999 - 20h00
VISITAÇÃO
28 de outubro a 14 de novembro de 1999
ACOMPANHAMENTO CRÍTICO
Kiki Mazzucchelli é curadora e crítica independente. Atualmente desenvolve pesquisa de doutorado junto ao centro de pesquisa TrAIN - University of the Arts, em Londres.
Kiki Mazzucchelli
As imagens produzidas por Edouard Fraipont apresentam um universo que não se propõe como registro do mundo visível, como "prova do real". Suas figuras são reconhecíveis, mas não identificáveis em sua singularidade e seus limites confundem-se com o espaço cromático que as envolve. Num movimento que parte do interior para o exterior, Fraipont projeta um mundo mental em seu trabalho para colocar em questão o homem e sua existência.

Mas a imagem fotográfica é sobretudo o registro da luz que incide sobre o negativo, o congelamento do tempo e constituição de uma memória. Num processo que envolve a construção da cena a ser fotografada, o trabalho de Fraipont documenta memórias de vontades, angústias ou utopias que se transformam então em luz/cor.

O corpo humano aparece em grande parte das imagens. Às vezes reduz-se a um espectro: consumida pelo espaço, sua matéria se contrai, assinalando uma dificuldade de integração entre sujeito e mundo. Em outros momentos emana uma luz etérea. Um corpo fluido, mas impossível, pois só poderia ser concebido como imagem fotográfica.

Os trabalhos apresentados no Paço das Artes evidenciam um interesse em deslocar o enfoque do corpo para o que lhe é exterior. Em Limiar, o que identificamos é o próprio momento de transição. O olhar se volta para o mundo a seu redor, mas a luz está ainda do lado de fora. Quando a paisagem enfim aparece, tem um caráter contido, que remete a uma interioridade ao invés de sugerir um espaço que se estende ao infinito, uma melancolia por serem registros de algo que nunca aconteceu.

Em seu conjunto, as fotografias de Fraipont apontam menos para um apagamento, uma negatividade do ser, que para a persistência de um artista determinado a encontrar expressões para questionar as condições desse ser no mundo. O próprio ato de objetivar possibilidades contingentes de transcendência, através da fotografia, pressupõe um começo de realização, onde o êxito importa menos que a tenacidade na busca.
REALIZAÇÃO

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