Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Notícia

Performance "A única revolução possível é dentro de nós”

com Sheila Mann Hara

VISITAÇÃO
dia 22 de novembro, segunda-feira, às 19h30
Paço ads Artes 40 anos.

A única revolução possível é dentro de nós” – Gandhi, Sheila Mann Hara | A frase que dá título a esta nova obra de Sheila tem como origem uma frase do líder pacifista indiano Mahatma Gandhi. A artista falará sobre convivência pacífica entre os povos árabes e judeus e sobre como nós, brasileiros, podemos ser um exemplo para os outros. A performance celebra a diversidade cultural e convoca sentidos do público que poucas vezes são estimulados por ações artísticas, ao servir um lanche da culinária árabe. 


SHEILA MANN HARA Mann Hara,(Líbano, 1954) é artista plástica e judia. Mann Hara morou cinco anos em Israel (de 1968 a 1973) antes de migrar para o Brasil, onde se radicou e desenvolveu seu trabalho como artista plástica. Estudou artes plásticas no Brasil com artistas, críticos e filósofos (professores) de renome, como Valdir Sarubbi, Carlos Fajardo, Branca de Oliveira, Rodrigo Naves, Sônia Salztein, Nelson Brissac, Peter Pál Pelbert e Laymert Garcia. Sua formação foi fundamental para que, em 1999, a artista profissionalizasse sua produção. Trabalhou com diversas linguagens, entre elas: pintura, escultura e instalação. Em 2000, foi uma das fundadoras de um dos primeiros coletivos de intervenções urbanas, Casa Blindada. Entre seus trabalhos, figura a trilogia de curtas-metragens Vida por um Fio, sobre as memórias de infância da artista no Líbano. Este trabalho foi realizado depois de um derrame, que a deixou paralisada por um ano. Atualmente, a artista dedica-se a performances que unem arte e culinária, porém seu tema da convivência pacífica entre os povos em geral, e entre árabes e judeus em particular, vem direcionando as suas discussões e a sua poética.
Em janeiro de 2010, apresentou na Pinacoteca do Estado de São Paulo a performance intitulada NOSSAS DIFERENÇAS NÃO PODEM SUPERAR NOSSAS SEMELHANÇAS-MARTIN LUTHER KING, propondo uma reflexão sobre o discurso pacifista do líder negro Luther King utilizando esta frase propositora. Durante a performance, foi servido um prato da culinária árabe pra 300 pessoas.

Gratuito

telefone (11) 3814-4832

Confira a programação completa do grupo Paço das Artes 40 anos.
Sheila Mann Hara

Foto: Denise Andrade
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms