Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Notícia

Conheça a programação da Semana de Museus 2013

VISITAÇÃO
12 a 19 de maio de 2013
A Semana Nacional de Museus 2013 acontece entre os dias 12 e 19 de maio. Durante este período, o Paço das Artes recebe o concerto A musa do subsolo, peça inédita composta com exclusividade para a instituição, mais uma oficina do Paço Criança, programa com atividades direcionadas para o público infantil, o Workshop de construção de portfólios e projetos, ministrado por Ananda Carvalho e Paula Borghi, além da terceira edição de 2013 da série Diálogos Estéticos, com o músico Flo Menezes e o filósofo Vladimir Safatle.

“A ideia da Semana de Museus é oferecer uma gama diversa de atividades ao publico”, afirma Priscila Arantes, diretora técnica e curadora do Paço das Artes. Todas as atividades são gratuitas. O evento A musa do subsolo é aberto ao público. Para participar das demais atividades, é necessário fazer inscrição através do telefone (11) 3814-4832 ou pelo e-mail educativo@pacodasartes informando nome, e-mail, telefone e, para a oficina do Paço Criança, idade dos participantes.

Destaque da Semana de Museus: A musa do subsolo

O filósofo francês Jean-Jacques Rousseau criou o que alguns historiadores consideram o primeiro melodrama da história, a peça Pygmalion, em 1762. A tentativa de recriar, em termos contemporâneos, o gesto de Rousseau é a proposta em A musa do subsolo, peça inédita composta pelo músico Leandro Oliveira com exclusividade para o Paço das Artes.

O concerto será executado por músicos integrantes da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e conta com a participação da solista Fabiana Gugli e da cantora Gabriela Geluda. A peça é baseada no mito de Pigmaleão, um clássico da mitologia grega, e contada através da voz de seu personagem feminino, a estátua Galatéia.

“O objetivo é estabelecer um diálogo irônico e estimulante sobre a arte contemporânea, o artista e a sociedade”, explica Oliveira. A obra é composta especialmente para a ocasião e planejada para um quinteto musical, cantor, ator e mímico. O texto é baseado em fragmentos de cartas e escritos de Rainer Maria Rilke, Marina Abramovic, Alma Mahler, entre outros, e livremente adaptado pelo poeta Érico Nogueira.

Como obra inédita e original, A musa do subsolo aproveita o Paço das Artes como um espaço de criação e vanguarda, como o cenário da própria mente do artista – ou, talvez, da obra de arte.

O concerto, gratuito e aberto ao público, acontece durante a Virada Cultural, no dia 18, sábado, às 20h. Na mesma data, às 19h, Leandro Oliveira conversa com o público sobre as referências estéticas e históricas que foram utilizadas na construção do texto.

Outras atividades da Semana de Museus 2013

No dia 18, às 14h30, será realizada a oficina de maio do Paço Criança, programa com atividades direcionadas para o público infantil. Nesta edição, será abordado, de maneira lúdica, o tema da Semana de Museus 2013: Museus (memória + criatividade) = mudança social. Os participantes serão convidados a criar um jogo da memória a partir de suas vivências e também das obras das exposições em cartaz.

Como apresentar um portfólio e tornar legível um projeto artístico? Como apresentar, de forma clara e objetiva, uma ideia complexa que nunca foi realizada? Para responder essas questões, as críticas de arte Ananda Carvalho e Paula Borghi ministram o Workshop de construção de portfólios e projetos nos dias, 17 e 24. O público-alvo são estudantes de arte, artistas e demais interessados em criar portfólios e projetos artísticos. As aulas acontecem das 14h às 20h.

No dia 15, quarta-feira, às 19h30, o músico Flo Menezes e o filósofo Vladimir Safatle conversam com o público sobre arte e música durante o terceiro encontro de 2013 da série Diálogos Estéticos, programa que visa criar intersecções entre o campo das artes visuais e diferentes áreas do saber.

Sobre a Semana de Museus

A Semana acontece em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio) e tem como propósito mobilizar os museus brasileiros a partir de um esforço de concentração de suas programações em torno de um mesmo tema. Sua primeira edição foi realizada em 2003, idealizada pelo Departamento de Museus (Demu/Iphan), atual Ibram, quando contou com a participação de 57 museus, os quais realizaram cerca de 270 eventos em 36 cidades brasileiras. A participação dos museus vem aumentando cada vez mais. Em 2012, as dez edições da Semana de Museus totalizam mais de 5.000 participações e aproximadamente 15.700 eventos realizados em todo território nacional. Em 2013, a sua 11ª edição ocorrerá entre os dias 13 e 19 de maio.

Concerto inédito A musa do subsolo, composto especialmente para o Paço das Artes, é o destaque da programação
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms