Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Notícia

Paço das Artes 40 anos

Paço das Artes comemora seus 40 anos com programação de arte contemporânea

DATA
22 novembro, 2010 - 19h00
VISITAÇÃO
22 de novembro, segunda-feira, a partir das 19h.

Paço das Artes 40 anos. Exposições, performances e lançamentos.

Paço das Artes 40 anos

Quatro décadas de experimentação, quatro décadas de abertura ao novo. Comemore essa história em uma noite que é a cara do Paço: artes visuais, performance, música e muito mais, em uma grande festa que ocupará todos os espaços da instituição. Uma noite para brindar à arte contemporânea – relembrar sua história, afirmar sua atualidade e traçar perspectivas.


produção, reflexão, memória

Livro_Acervo | idealizado por Daniela Bousso e Priscila Arantes e coeditado pela Imprensa Oficial, o projeto reitera a vocação formadora do Paço das Artes: ao mesmo tempo em que resgata sua história e produz conhecimento, abre espaço para a prática e a difusão artística. Com curadoria de Artur Lescher e Lenora de Barros, esta primeira edição do projeto inclui uma grande publicação, distribuída aos convidados e dividida em três partes – um conjunto de 30 obras em papel inéditas, uma enciclopédia que resgata a trajetória da Temporada de Projetos desde 1997 e o registro em CD da instalação 66X96 Mais informações sobre a instalação 66x96.


MaPA: Memória Paço das Artes | como uma das principais ações comemorativas de seus 40 anos, o Paço iniciou um cuidadoso levantamento de seu acervo documental, organizando uma valiosa fonte de pesquisa. A iniciativa é inaugurada por uma pequena seleção desse acervo, em exposição até 09 de janeiro de 2011.

Flippaço | iniciativa do Paço Educativo, o Flippaço propõe como suporte para expressões artísticas um divertido formato, o flipbook – livro que, folheado rapidamente, cria uma animação. Uma edição feita pelo artista convidado Paulo Monteiro será oferecida aos convidados.


exposições

66X96 | dentro do projeto Livro_Acervo, os curadores Artur Lescher e Lenora de Barros criaram uma instalação sonora com a colaboração de artistas que participaram da Temporada de Projetos. A obra se compõe de depoimentos que apresentam projetos imaginados para a comemoração dos 40 anos de Paço das Artes. Em cartaz até 09 de janeiro.

Temporada de Projetos | a terceira e última edição de 2010 do mais característico programa do Paço das Artes, dedicado ao fomento da nova produção, traz mostras individuais de Estela Sokol, Rodrigo Bivar e Tiago Judas, que poderão ser vistas até 09 de janeiro.

Ateliê Paço das Artes | a instituição aprofunda seu papel formador e abre seu subsolo à prática artística. Para inaugurar o espaço, o Paço convidou o grupo de pesquisa em pós-graduação Reflexões sobre a cor (ECA-USP), coordenado pelo artista e professor Marco Giannotti. O grupo apresenta, até 09 de janeiro, uma mostra com resultados de suas pesquisas.

Mostra dos formandos ECA | a já tradicional parceria do Paço das Artes com a Universidade de São Paulo apresenta, até 09 de janeiro, o resultado das pesquisas de graduandos do curso de artes plásticas em 2010.

Na ocasião será lançado o catálogo Justapostos, exposição dos formandos da ECA, 2009, organizado pela Professora Doutora Monica Tavares e produção gráfica de Aline Antunes.


performance para saborear

“A única revolução possível é dentro de nós” – Gandhi, Sheila Mann Hara | dentro da conhecida linha de pesquisa de Sheila Mann Hara, cuja poética atual tem se orientado para a convivência pacífica entre os povos através da culinária, a performance celebra a diversidade cultural e convoca sentidos do público que poucas vezes são estimulados por ações artísticas. No dia 22 de novembro, às 19h30.


ver, ouvir, dançar

Artistas que fundem a música a outras linguagens contemporâneas darão a tônica da festa que acontece no espaço subsolo: às 20h30, Dudu Tsuda e Marcos Bastos apresentam um repertório musical arrojado pontuado por intervenções visuais e Tatá Aeroplano é o DJ convidado para animar as pickups da festa que acontece a partir das 21h15.


a festa continua: atividades de 25 de novembro à 03 de dezembro.

Palestra David Anfam | Um dos mais destacados especialistas em arte moderna norte-americana profere, a convite do grupo Reflexões sobre a cor, palestra sobre o artistas Mark Rotko. David Anfam é curador, historiador da arte e editor da Phaidon Press, além de autor de diversas obras. Dia 25/11, quinta-feira, às 19h30. Informações pelo telefone 3814 4832 ramal 4 ou email educativo@pacodasartes.org.br.

Oficina Reflexões sobre a cor | sob a coordenação de Marco Giannotti, as investigações do grupo de pesquisa de mesmo nome serão compartilhadas com os participantes da oficina. Giannotti, artista plástico e professor livre-docente, é idealizador do Departamento de Artes Plásticas da USP. Outros quatro artistas-pesquisadores participam das atividades: Marcela Rangel, Maura Castanheira Grimaldi, Fabíola Salles e Eurico Lopes. Dias 1, 2 e 3 de dezembro, das 14 às 17h. Informações pelo telefone 3814 4832 ramal 4 ou email educativo@pacodasartes.org.br.


Paço das Artes 40 anos
Av. da Universidade, 01 [ Cidade Universitária ]
São Paulo SP
Terça a sexta, das 11h30 às 19h.
Sábados, domingos e feriados, das 12h30 às 17h30.

(11) 3814 4832 | www.pacodasartes.org.br

REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms