Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Notícia

Guia do Arquivo do Paço das Artes

Durante o evento Memória e arquivo na e da arte contemporânea, que aconteceu no dia 12 de setembro, foi feito o lançamento do Guia do Arquivo do Paço das Artes. A fim de divulgar a pesquisa do levantamento do arquivo documental do Paço das Artes, a instituição disponibiliza online o conteúdo do Guia. Clique aqui para fazer o download.

Leia abaixo o texto de introdução da publicação, escrito por Priscila Arantes, diretora técnica e curadora da instituição.

Memória e história no Paço das Artes

A preservação da memória de suas atividades, bem como a da arte contemporânea, tem sido uma das preocupações prementes do Paço das Artes. Não por acaso, desde 2010, quando completou 40 anos, a instituição deu início a um amplo trabalho a fim de salvaguardar sua história através de um conjunto de ações diversas.

O Paço das Artes, além de espaço expositivo, é uma instituição voltada para encontros, debates, palestras, cursos, simpósios, oficinas, conferências, enfim, um lugar para a reflexão, crítica, formação, promoção e exercício da arte contemporânea. Por não possuir uma coleção de obras de arte como um museu tradicional, o Paço das Artes lançou em 2010 o projeto Livro_acervo, uma exposição portátil que compila o arquivo da instituição a partir de um dos mais importantes programas de experimentação artística do Brasil, a Temporada de Projetos.

Poderíamos, neste sentido, dizer que as ações do Paço das Artes constituem uma espécie de Museu Imaginário, tal como o definiu André Malraux. A coleção do Paço das Artes, para além das obras, são as atividades, os artistas, os curadores e educadores que por aqui passaram. Este é o acervo da instituição.

Também é inegável que a linguagem da arte contemporânea tem balançado os alicerces tradicionais de documentação e arquivo museológicos: trabalhos que implodem o conceito tradicional de autoria através de práticas colaborativas, produções que dialogam com a hibridação das linguagens, projetos que incorporam a dimensão do tempo e do processo em seu fazer, são somente alguns dos inúmeros exemplos que permeiam as questões que perpassam a arte contemporânea nos dias atuais.

É com muito orgulho que o Paço das Artes lança o seu Guia do Arquivo. Temos certeza de que este é mais um passo para contribuir para a edificação de sua história e da memória da arte contemporânea brasileira.
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms