Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Notícia

Grandes nomes da arte contemporânea em outubro no Paço das Artes

ABERTURA
04 outubro, 2012 - 19h30
VISITAÇÃO
05 de outubro a 02 de dezembro
Terças a sextas das 11h30 às 19h30
Sábados e domingos das 12h30 às 17h30
Grátis
O Paço das Artes inaugura duas exposições com grandes nomes da arte contemporânea nacional e internacional em outubro. Eu fui o que tu és, e tu serás o que eu sou,  curadoria de Josué Mattos, e The fourth wall (A quarta parede), feita em parceria com o Goethe-Institut São Paulo, serão inauguradas no dia 4 de outubro, quinta-feira, às 19h30. O evento é gratuito e aberto ao público.

“Eu fui o que tu és, e tu serás o que eu sou”, frase que dá nome à exposição, aparece em La Trinità de Masaccio, umas das pinturas mais representativas do Renascimento Florentino. Trata-se da primeira obra bidimensional a assimilar o espírito investigador da perspectiva linear concebido por Filippo Brunelleschi na arquitetura e pesquisas relacionadas à complexa existência humana – assuntos que ocuparam as classes artísticas e intelectuais da época.

Com curadoria de Josué Mattos, Eu fui o que tu és, e tu serás o que eu sou abrange pintura, instalação multimídia, escultura, desenho, fotografia e videoperformance. As obras que compõem a exposição exploram as relações conflituosas entre o homem e a morte e proporcionam ao público a possibilidade de ver a História da Arte surgir na produção contemporânea destituída de citacionismos.

Obras dos artistas Albano Afonso, Bill Viola, Brigida Baltar, Bruno Kurru, Caetano Dias, Charly Nijensohn, Daré, Evandro Machado, José Rufino, Karina Zen, Marina Abramovic, Odires Mlászho, Oscar Muñoz, Tamara Andrade, Vasco Araújo e Vitor Mizael compõem a mostra.

The fourth wall (A quarta parede), é uma grande instalação com projeções e fotografias, elaborada pelo artista alemão Clemens von Wedemeyer. Como o nome sugere, The fourth wall explora a noção da quarta parede, divisória imaginária situada na frente do palco do teatro que permite ao público acreditar que o que eles assistem é real. Na obra de von Wedemeyer, a quarta parede é comparada, metaforicamente, a uma divisória imaginária que separa diferentes grupos de pessoas até seu primeiro contato. À medida que as histórias apresentadas por se desenvolvem, a distinção entre ficção e realidade se torna cada vez mais turva e a quarta parede, a tênue linha entre crença e descrença, é desafiada. Haverá uma visita guiada com o artista no dia 05 de outubro, acesse este link para saber mais.

EU FUI O QUE TU ÉS, E TU SERÁS O QUE EU SOU | THE FOURTH WALL (A QUARTA PAREDE)

Abertura dia 04 de outubro, quinta-feira, às 19h30
Visitação entre os dias 05 de outubro e 02 de dezembro
Terças a sextas das 11h30 às 19h30
Sábados e domingos das 12h30 às 17h30
Grátis

VISITA GUIADA COM O ARTISTA CLEMENS VON WEDEMEYER (EM INGLÊS)

05 de outubro, sexta-feira, às 19h30
Grátis

Tasaday in cave (John Nance/1971)

Naufragio de los hombres (Charly Nijensohn)
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms