Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Notícia

Encontro com Professores

2010

VISITAÇÃO
Confira a programação detalhada.

Voltado para professores, orientadores pedagógicos, educadores sociais, os encontros são constituídos de palestras e debates que buscam construir um diálogo entre arte contemporânea e educação.

Especial Consciência negra

27 de novembro de 2010, sábado, 10h30 às 12h30

A questão da arte afro-brasileira
Com Renata Felinto

Arte contemporânea africana
Com Juliana Ribeiro

 

 Na primeira palestra, Renata Felinto apresenta ao público as discussões que giram em torno do termo ‘arte afro-brasileira’: seu surgimento, sua ampla utilização como definição de uma categoria ou de uma escola artística e as implicações deste uso para a produção contemporânea brasileira. Serão tomados como índices norteadores a natureza das obras produzidas (temas, materialidade, significações etc.) e os seus criadores.

A segunda palestra apresenta um panorama sobre a chamada ‘arte africana contemporânea’, destacando as produções de artistas de diversas partes do continente, suas inserções no universo artístico ocidental, além das (im)possíveis conexões com a arte tradicional africana.

 

Renata Felinto é artista plástica, pesquisadora e arte-educadora, com mestrado em artes visuais pela UNESP. Coordena o Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil.

Juliana Ribeiro é historiadora e mestre em história social pela USP. É pesquisadora de arte africana tradicional e assistente de coordenação do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil.

 

23 de outubro de 2010, sábado, 10h30 às 12h30
Ensino da Arte como ato criador: relatos de experiencias de artístas educadores.

Com Márcia Cirne Lima e Lucimar Bello.

Márcia Cirne Lima e Lucimar Bello são artístas, pesquisadoras  e professoras de artes visuais.


21 de agosto de 2010, sábado, 10h30 às 12h30
Arte, ciência e educação

Com Christina Rizzi e Martha Marandino

Maria Christina Rizzi, professora doutora de Artes Plásticas e coordenadora da licenciatura em Artes Plásticas da ECA-USP, e Martha Marandino, professora doutora da Faculdade de Educação da USP (FE-USP) e coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação em Ciência – GEENF, falam sobre mediação e público em museus e instituições culturais.

22 de maio de 2010, sábado, 10h30 às 12h
Arte e ensino – uma relação entre a escola e o museu

Com Stela Barbieri e Mariza Spigel

Stela Barbieri, curadora de educação da 29ª Bienal de São Paulo e diretora da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake, e Mariza Spigel, coordenadora de arte da Escola da Vila e coordenadora assistente de educação da 29ª Bienal de São Paulo, falam sobre o ensino de arte na escola e as ações educativas nas instituições culturais.

Inscrições por telefone ou mediante envio de e-mail para educativo@pacodasartes.org.br.
Seleção por ordem de inscrição.

REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms