Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Notícia

Diálogos Estéticos: Curadoria na Arte Contemporânea

Paço das Artes dá início à programação de 2012 da série de debates Diálogos Estéticos

VISITAÇÃO
Dia 13 de março, terça-feira, das 19h30 às 21h30

O Paço das Artes promove a série de encontros sobre arte contemporânea Diálogos Estéticos pelo terceiro ano. Serão sete encontros ao longo de 2012 -- todos gratuitos --, com o objetivo de ampliar a compreensão de valores da produção contemporânea em alguns de seus diferentes aspectos, mostrando as intersecções com outras áreas do saber. Críticos de arte, professores, educadores e artistas dividem a mesa para expor seus pontos de vista e discutir a questão da difusão e da recepção da arte contemporânea.

O primeiro Diálogos Estéticos de 2012 acontece no dia 13 de março e apresenta um debate acerca de um dos grandes temas em voga no cenário da arte contemporânea: a curadoria. Os curadores Rejane Cintrão e Fernando Oliva apresentam suas reflexões e compartilham experiências acerca do tema proposto.

Com base nas questões e na natureza do meio artístico brasileiro, marcado por uma história e uma historiografia fragmentadas e dispersas, que ainda não se constituíram publicamente, Fernando Oliva traz para o debate a existência de alternativas possíveis, baseadas no uso das práticas da reencenação e da repetição. Para Rejane Cintrão, o principal papel e desafio do curador é tornar acessível ao público a compreensão de seu projeto e das obras que o compõe.

O encontro acontece na terça-feira, 13 de março, das 19h30 às 21h30. Para inscrever-se, basta mandar seu nome para educativo@pacodasartes.org.br ou ligar para (11) 3814-4832.


Sobre os convidados do Diálogos Estéticos: Curadoria na Arte Contemporânea

Fernando Oliva é curador, pesquisador e docente (Faculdade de Artes Plásticas da FAAP e Faculdade Santa Marcelina). Integra a Comissão Curatorial e de Programação do Festival Internacional de Arte Contemporânea Videobrasil. Editou a publicação de ensaios Caderno Videobrasil “Turista/Motorista”. Foi Diretor de Curadoria e Programação do Centro Cultural São Paulo e Gerente de Projetos do Paço das Artes, cargo que ocupou também no Museu da Imagem e do Som. Atuou como crítico e editor, com contribuições para Folha de S.Paulo (Ilustrada), Estado de S.Paulo (Caderno 2), revistas Cult, Bravo, Lapiz (Espanha) e Contemporary (Reino Unido). 

Rejane Cintrão trabalha na área cultural há 27 anos, tendo sido curadora executiva do MAM São Paulo de 1993 a 2005 e responsável pela organização das exposições temporárias no MAC-USP de 1984 a 1991. Em 2009 atuou como gerente de projetos no Paço das Artes, São Paulo. Atualmente, é consultora para projetos de arte contemporânea. Entre os projetos recentemente idealizados, encontra-se o site de formação de curadores e de público para arte contemporânea www.novoscuradores.com.br, a concepção e curadorias do Espaço Cultural do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos e projetos e curadorias desenvolvidos para a Torre Santander, em São Paulo.

Diálogos Estéticos 2012

Confira a programação dos Diálogos Estéticos para 2012:

13 de março – Curadoria na arte contemporânea, com Rejane Cintrão e Fernando Oliva

19 de abril – Arte e Video Mapping, com Patrícia Moran e Mário Ramiro

24 de maio – Arte e cinema, com Rubens Machado e Eliseu Lopes Filho

02 de agosto – Arte e som, com Wilson Sukorski e Claudio Bueno

23 de agosto – Arte e mobilidade, com Giselle Beiguelman e Lucas Bambozzi 

18 de outubro – Arte e psicanálise, com Suely Rolnik e Afonso Luz

08 de novembro – A crítica na arte contemporânea, com Christine Mello e Lisette Lagnado 

A mediação dos encontros será feita por Priscila Arantes.

O Paço das Artes fornecerá um certificado de participação para quem participar de todos os encontros.

ATUALIZAÇÃO

A conversa sobre Arte e psicanálise, com Suely Rolnik e Afonso Luz foi adiada para o dia 22 de novembro.

REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms