Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Notícia

Paço das Artes promove curso de formação para educadores

Devido ao sucesso, o Paço das Artes promove a segunda edição do Curso de formação para educadores entre os meses de abril e junho. O curso, que acontece sempre às quartas-feiras, é composto por nove encontros, divididos em três módulos.  Será fornecido um certificado para os participantes com frequência mínima de 75%.

Nesta segunda edição, as artistas educadoras Lucimar Bello, Karen Amar e Ana Paula Oliveira irão abordar temas como teorias da educação, história da arte, processos de criação, processos de ensino e aprendizado, além de práticas de ateliê, com o objetivo de capacitar educadores, professores e interessados pela área de artes, com foco na produção contemporânea.

Programação

Módulo 1 - 18, 25 de abril e 02 de maio

O desenho como Engenho

com Lucimar Bello

No primeiro módulo, composto por discussões teóricas e atividades práticas, a artista Lucimar Bello pretende investigar o papel do desenho nos processos de criação em artes.

Tendo como base para as discussões a produção de diferentes artistas (Leonardo da Vinci, Magritte, Duchamp, Hélio Oiticica, Lygia Clark, Marina Abramovich, Ristrik Tiravanija, On Kawara, Regina Silveira, Carlos Fajardo, Edith Derdyk, Bispo do Rosário, entre outros), os participantes serão instigados a pensar a presença do desenho como forma de organização de pensamento, registro e memória.

Serão também propostas experimentações coletivas e colaborativas de criação entre os participantes.  

 

Lucimar Bello é artista plástica. Participou de exposições coletivas e individuais no Brasil, Argentina, Chile, Portugal, Espanha e Japão. É doutora em artes pela USP; pós-doutora em comunicação e semiótica pela PUC-SP; e pós-doutora pelo Núcleo de Subjetividade da PUC-SP. Foi professora na FURB, Blumenau, e na UFU, Uberlândia. Foi diretora de Extensão e Culturas e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Arte, Arquitetura, Urbanismo e Decoração da UFU e vice-presidente da FAEB - Federação de Arte Educadores do Brasil, além de representante de pesquisa na InSEA - International Society for Education through Art.

 

 

Módulo 2 - 9, 16 e 23 de maio

Diferentes olhares na prática educativa: muitas possibilidades no trabalho com arte

com Karen Amar

No segundo módulo do curso, ministrado pela artista educadora Karen Amar, os encontros abordarão a prática educativa em arte através do trabalho com o desenho, partindo de leituras, debates, relatos de experiências e vivências práticas de oficina. 

Karen Greif Amar é artista educadora formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-graduada em psicopedagogia pelo Instituto Sedes Sapientiae. Atualmente, é professora de arte no ensino fundamental 2, formadora de professores da educação infantil e do ensino fundamental 1 e 2 na área de arte em instituições particulares e públicas de São Paulo, e assessora de arte da Rede Municipal de Educação Infantil de São José dos Campos.

 

Módulo 3 - 30 de maio e 6 e 13 de junho

Construção e desconstrução – processos de criação

com Ana Paula Oliveira

Nos últimos três encontros, que acontecem ob orientação da artista e educadora Ana Paula Oliveira, os alunos participarão de atividades práticas, experimentações e momentos de trocas artísticas. Serão abordados e propostos diferentes procedimentos de apropriação, interferência, construção e desconstrução para a criação de imagens.

Através de vídeos, trechos de filmes, imagens de trabalhos de artistas e o contato com a produção contemporânea, a artista pretende refletir sobre os processos de criação individual.

 

Ana Paula Oliveira, formada em artes plásticas, é artista plástica e professora de arte. Expôs em diversas instituições no Brasil, como CCSP, Capela do Morumbi, Centro Universitário Maria Antonia e Instituto Tomie Ohtake.

 

Curso de formação para educadores

De 18 de abril a 13 de junho, às quartas-feiras, das 19h às 22h

Público-alvo: estudantes, artistas, educadores, professores e interessados

Vagas: 30 vagas preenchidas por ordem de chegada das inscrições

Atividade gratuita – inscrições abertas

Inscrições por telefone (11) 3814-4832 ou mediante envio de e-mail para educativo@pacodasartes.org.br

REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms