Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Notícia

Assim é, se lhe parece e 2ª Temporada de Projetos

Últimos dias de visitação das mostras

VISITAÇÃO
05 de julho a 18 de setembro de 2011

Terça a sexta, das 11h30 às 19h;
sábados, domingos e feriados, das 12h30 às 17h30. Gratuita

O Paço das Artes encerra, em 18 de setembro, domingo, a visitação das exposições Assim é, se lhe parece e 2ª Temporada de Projetos 2011.

Assim é, se lhe parece

Com curadoria de Priscila Arantes, diretora e curadora da instituição, e Claudio Cretti, coordenador do Paço Educativo, a exposição Assim é, se lhe parece aborda questões relacionadas à percepção e às utopias e distopias contemporâneas.

Assim é, se lhe parece faz um paralelo com a peça homônima Cosí è, se vi pare, do escritor italiano Luigi Pirandello. Sob a mesma ótica que norteia o trabalho do autor, a mostra busca questionar o paradoxo entre aparência e essência, verdadeiro e falso por meio de trabalhos que criam uma atmosfera onírica e/ou alegórica. “Em Pirandello, fica claro que o homem não consegue desvencilhar-se do labirinto das aparências, não distinguindo, assim, o real e o ilusório. E essa é a nossa proposta para a exposição: explicitar esse movimento duplo”, afirma a diretora. “A forma de olharmos o mundo muda conforme crescemos e aprendemos novas coisas. Os objetos e as pessoas aparentam o que querem ou o que queremos que eles aparentem?”, questiona Cretti.

Serão expostos os 11 trabalhos de artistas brasileiros e estrangeiros: Alberto Simon, Ann Lislegaard, Bruno Dunley, Laura Belém, Laura Vinci, Leandro Erlich, Leandro Lima e Gisela Motta, Milton Marques, Paulo Nenflidio, Sara Ramo e Wagner Malta Tavares. “A partir de abordagens diversas, as obras da mostra colocam em debate o questionamento sobre a realidade”, explica Priscila Arantes.

http://www.pacodasartes.org.br/exposicao/assimeselheparece.aspx


2ª Temporada de Projetos 2011

Dividida em três etapas, a Temporada de Projetos traz, nesta edição, as obras selecionadas de Iara Freiberg, Lais Myrrha e Rafael Alonso. A edição de 2011 do programa selecionou dez projetos dentre os mais de 400 que concorreram ao edital público lançado em 2010. A pré-seleção ficou a cargo de Claudio Cretti, Danilo Oliveira, Fernanda Lopes, Josué Mattos e Paula Braga. O júri final foi composto por Alexandre Gabriel, Daniela Bousso, Elaine Caramella, Glória Ferreira, Josué Mattos e Priscila Arantes.

Obras da 2ª Temporada

Iara Freiberg apresenta o projeto Invasão, em que pequenos ambientes arquitetônicos serão embutidos nas paredes, conectados entre si por longos corredores, multiplicando-se e espalhando-se pelo espaço, formando um minilabirinto. Ambientes inventados, espaços irreais, muitas vezes sem sentido e quase oníricos, ganham várias dimensões neste trabalho, levando o público a questionar sua relação com o espaço.

O vídeo da artista Lais Myrrha, Coluna infinita (do programa Zona de Instabilidade), tem como referência A coluna infinita de Brancusi. Apresenta a imagem de uma coluna formada pelo empilhamento contínuo de sacos de cimento. O vídeo começa com a coluna já ocupando o limite da projeção. A sensação de que a pilha está crescendo se dá pela oscilação causada pelo aumento da compressão dos sacos de cimento, pela formação de nuvens de pó e pelo áudio. A coluna nunca irá tombar, apesar da constante expectativa da derrocada.

A exposição Pilhagem é composta por pinturas e objetos de Rafael Alonso. Sua poética é constituída a partir de experiências com situações mundanas que poderiam se perder no limbo do cotidiano. O artista se apropria de procedimentos, materiais e imagens da cidade para construir suas obras.

http://www.pacodasartes.org.br/temporada-de-projetos/2011.aspx


REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms