Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Zonas de Contato

Zonas de Contato 2011

ABERTURA
25 janeiro, 2011 - 15h00
VISITAÇÃO
25 de janeiro a 27 de março de 2011

CURADORIA
Analivia Cordeiro
ARTISTAS PARTICIPANTES
Analivia Cordeiro, João Penoni
Zonas de Contato engloba o deslocamento e a ampliação das funções no ambiente da arte: o artista convidado, além de expor suas obras, atua como curador ao eleger e convidar um jovem artista cujo trabalho dialogue com o seu, estabelecendo as múltiplas zonas de contato que a arte contemporânea permite.

A inovação deste projeto, concebido em 2010 por Priscila Arantes, se encontra nos diálogos possíveis entre as linguagens da arte contemporânea. Zonas de Contato propõe aproximações entre formas de exibição, linguagens e propostas artísticas, além de um diálogo entre artistas de diferentes gerações.

Analivia Cordeiro é a artista-curadora escolhida para esta segunda edição, que traz como convidado o jovem artista João Penoni. Analivia e João trabalham com questões pertinentes ao campo da dança e do corpo. Analivia Cordeiro apresenta quatro vídeos, incluindo M 3X3 (1973), considerada a primeira obra de videoarte brasileira. João Penoni apresenta os vídeos Volt (2010), Fóssil (2008) e Insone (2007). Na abertura da exposição será realizada a performance Toca.

Sobre os artistas
por Analivia Cordeiro

"Em uma das primeiras mostras que Penoni participou, seu objetivo era “usar o corpo como pincel e pintar formas através da luz”. Esse conceito está inserido na sua produção até hoje, explorado a partir de vários ângulos, sempre com o corpo visual e cinético como espinha dorsal de sua criação artística. Já a artista Analivia Cordeiro objetiva a linguagem do movimento humano estudando, analisando e criando sobre o corpo cinético/visual.

A abordagem conceitual de Analivia e João não exige que se apóiem em uma técnica especifica. O diálogo entre esse dois artistas é profundo e abrangente, o que possibilita a fácil intersecção de seus trabalhos. A similaridade conceitual de suas obras pode ser identificada em diversos momentos da carreira artística de ambos, focada no corpo e sua expressão, representadas através de linguagens como fotografia, vídeo, interatividade eletrônica, performance e escultura."

A mostra também contempla o workshop Registros Digitais do Corpo em Movimento com os artistas Analivia Cordeiro e João Penoni, e a mesa redonda Leituras Internas do Corpo com Analivia Cordeiro, Ellen Slegers e Valéria Bahia.
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms