Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Sete Intelectuais na Floresta de Bambu

ABERTURA
24 janeiro, 2009 - 19h00
VISITAÇÃO
25 de janeiro a 5 de abril de 2009.
CURADORIA
Maarten Bertheux
ARTISTAS PARTICIPANTES
Yang Fudong

A série de filmes Sete Intelectuais na Floresta de Bambu, do artista chinês Yang Fudong (Pequim, 1971), acompanha um grupo de jovens urbanos, questionadores de seus projetos de vida e do momento político de seu país. Valendo-se de um tema recorrente em sua obra, Fudong explora a alienação decorrente das radicais transformações vivenciadas pela sociedade chinesa contemporânea. A obra contrapõe valores tradicionais chineses a elementos da cultura ocidental, por meio de uma narrativa baseada no procedimento da “colagem”, na qual texto, imagens e movimentos operam como elementos independentes.

Durante as cinco partes de Sete Intelectuais na Floresta de Bambu, um grupo de sete pessoas, entre homens e mulheres, se retira para as regiões afastadas de Yellow Mountain para admirar a beleza da natureza e se aproximar de uma nova Utopia. Eles passam a viver em um tipo de comunidade hedonista, se tornam agricultores do interior rural da China, isolam-se numa ilha e finalmente retornam para a cidade.

Exibido integralmente apenas na Bienal de Veneza (2007), na galeria Jarla Partilager, em Estocolmo (2008), e agora nesta exposição organizada pelo Paço das Artes, o ciclo em São Paulo ganha um cenário arquitetônico especial.

Sete Intelectuais na Floresta de Bambu, Parte 1, 2003
Filme 35 mm transferido para dVd, 29’
A perda de interesse em experiências significativas é tema recorrente na obra de Yang Fudong. neste trabalho, jovens urbanos com suas maletas de executivos e vestindo paletós Burberry se retiram para as montanhas para admirar a beleza da natureza. olham sonhadoramente para um riacho na montanha e contemplam profundamente emocionados as macieiras em flor. O artista sugere que os jovens citadinos, bem educados e economicamente independentes, ainda buscam aprofundar sua percepção e desenvolver sua ternura. a região montanhosa de Yellow Mountain (huang shan) famoso reduto turístico e também muito popular entre pintores paisagistas, serve de plano de fundo para sua nova experiência.

Sete Intelectuais na Floresta de Bambu, Parte 2, 2004
Filme 35 mm transferido para dVd, 46’
Na Parte 2 os sete intelectuais retornam à cidade para viver juntos em uma casa em um tipo de comunidade coletiva. os cinco homens e as duas mulheres conversam, comem, fazem música e sexo. Tudo isso em meio a uma atmosfera predominantemente hedonística e decadente. em casa os atores passam uns pelos outros sem entrar em contato de forma clara e parecem estar procurando o significado de seus atos. apenas esporadicamente entram em contato com a cidade a sua volta. Os intelectuais de Yang Fudong estão envolvidos por uma teia de discrepâncias do velho e do novo mundo, no ponto crucial em que valores sociais tradicionais e liberdade pessoal se chocam.

Sete Intelectuais na Floresta de Bambu, Parte 3, 2006
Filme de 35 mm transferido para dVd, 53’
Na Parte 3 os intelectuais tentam mudar sua identidade e seu estilo de vida. optam por viver no interior das cidades do sudoeste da China, onde estão mais próximos da natureza e de seu próprio coração. Aqui os jovens citadinos vivem como agricultores e trabalham na terra. apesar de sua postura otimista o trabalho árduo é uma experiência exaustiva.

Sete Intelectuais na Floresta de Bambu, Parte 4, 2007
Filme 35 mm transferido para dVd, 70’
A Parte 4 aborda a idéia de viverem isolados em uma ilha, fugindo do movimento e agitação da grande metrópole. Em uma lenda chinesa há uma ilha de Flores de Pêssego – lugar ideal para viver, onde nossos pensamentos podem voar livremente. Mas outra vez eles a experiência lhes mostra as adversidades e privações enfrentadas por quem tira seu sustento da pesca.

Sete intelectuais na Floresta de Bambu, Parte 5, 2007
Filme 35 mm transferido para dVd, 90’
Finalmente, eles voltam para a cidade na Parte 5, abarrotados de memórias e novas experiências, vivem na cidade e sentem a realidade, mas será que aprenderam com suas experiências e saberão solucionar os problemas?

REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms