Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

"Vai que Vai"

Exposição de Ana Paula Oliveira no Espaço do Quadrado e Sala de Vídeo

ABERTURA
21 fevereiro, 2015 - 15h00
VISITAÇÃO
Até 22 de março de 2015
Grátis | Livre
CURADORIA
-
ARTISTAS PARTICIPANTES
Ana Paula Oliveira
O Paço das Artes (instituição da Secretaria de Estado da Cultura) abre no dia 21 de fevereiro (sábado), às 15h, a mostra “Vai que Vai”, de Ana Paula Oliveira no Espaço do Quadrado. A entrada é gratuita.


O Espaço do Quadrado foi criado em 2012 por Priscila Arantes, diretora técnica e curadora do Paço das Artes, para a realização de obras site specifics. “Convidamos a artista Ana Paula Oliveira a desenvolver uma instalação pensada especialmente para este espaço da galeria”, diz. 

A obra é composta por aproximadamente 40 placas de vidro encostadas umas sobre as outras, que formam uma massa de vidro em um dos cantos do espaço. A artista explica que --entre as placas-- peixes de chumbo e borracha grudados cumprem uma dupla função: os de borracha acomodam e amortecem o contato entre as placas, já os de chumbo dão peso e estabilidade ao conjunto. Segundo ela, a impressão é de que os peixes estão “subindo uma correnteza paralisada”.

Ana Paula Oliveira apresenta ainda um vídeo homônimo, na Sala de Vídeo, no qual uma sequência de imagens em câmera lenta exibem o momento da quebra de placas de vidro, e a queda dos  peixes de chumbo e de borracha. “São várias cenas, uma saindo da outra até finalizar num branco puro. Neste segundo momento da exposição, o que estava paralizado volta a ter movimento. É como se a minha ação na destruição devolvesse a vida ao conjuto que é apresentado no Espaço do Quadrado”, afirma a artista.

A artista Ana Paula Oliveira desenvolve, desde 2.000, uma pesquisa ligada à escultura em materiais e procedimentos que partem desde os mais tradicionais na História da Arte (mais precisamente a tradição da escultura), como o mármore e a fundição, associados a materiais ordinários e incomuns, como borrachas, pedras, vidro, plásticos e animais. Estes últimos aparecem em sua produção vivos, taxidermixados, fundidos em metal, ou ainda em referência sonora, em que mesmo o público não vendo o animal, é possível criar artificialmente, segundo a artista, a presença desse animal. 

Outra característica marcante da obra de Ana Paula Oliveira é sensação de desequilíbrio e desestabilidade das obras, resultado do convívio forçado de materiais que parecem não se aderir formalmente, mas que estão unidos de maneira simples, quase precária, em um jogo escultórico de estabilidade/instabilidade.

Saiba mais sobre a artista

Ana Paula Oliveira nasceu em Uberaba/MG em 1969, vive e trabalha em São Paulo. Em 1994, ingressou no curso de Artes Plásticas na FAAP. Fez suas primeiras exposições coletivas no MuBE, entre 1999 e 2001, organizadas pelas artistas Nazareth Pacheco e Laura Vinci. Em 2001, criou o espaço de experimentação 10,20 x 3,60 com o grupo Olho Seco, grupo que funcionava como cooperativa de artistas, que eventualmente se reunia para organizar mostras independentes. Participou da Temporada de Projetos do CCSP e lá ganhou seu primeiro prêmio aquisitivo. Desde então, apresenta suas obras em várias instituições como MAC de Campinas, Museu de Ribeirão Preto e Centro Universitário Maria Antonia. Entre as suas principais exposições individuais destacam-se as mostras na Capela do Morumbi, em 2001; Centro Universitário Mariantonia, 2003; na Galeria Virgílio, em 2007 e 2009; no Beco do Pinto, em São Paulo, em 2012; e na galeria Millan em 2013. Entre suas exposições coletivas recentes, destacam-se “Ponto de equilíbrio”, curadoria Agnaldo Farias e Jacopo Viscontti Cristeli no Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, 2010; “Nova Escultura Brasileira - Heranças e Diversidades”, na Caixa Cultural do Rio de Janeiro, 2011; “Instável”, no Paço das Artes em São Paulo, 2012; e “Os Culturofagistas”, curadoria de Mara Castilho e Eva Oddo, na Fábrica ASA em Guimarães – Portugal, 2012. 
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms