Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Um Paço aoseualcance

Exposição individual de Carlos Dias

ABERTURA
25 janeiro, 2013 - 18h00
VISITAÇÃO
De 26 de janeiro de 2013 a 24 de março de 2013
Terças a sextas das 11h30 às 19h
Sábados e domingos das 12h30 às 17h30
Grátis
CURADORIA
-
ARTISTAS PARTICIPANTES
Carlos Dias

O Paço das Artes apresenta nesta exposição obras inéditas do artista Carlos Dias, além de instalações e vídeos.

Carlos é um artista multimídia que utiliza uma estética contemporânea “suja”, pop, energética e barulhenta. A gestualidade da sua pintura o aproxima da action painting, e lhe rende associações frequentes com o expressionismo do começo do século 20, a transvanguarda dos anos 1980, além de Philip Guston ou Basquiat. Mas a complexidade do conjunto permite uma comparação com o trabalho de Karel Appel, Alechinsky e outros artistas do Cobra (sigla que referencia as cidades-base do movimento: Copenhagen, Bruxelas e Amsterdã), em razão do vigor das pinturas viscerais, do uso intensivo de mídias diversas e do desejo do contato direto com as pessoas e com o espaço.

Nos anos 1990, Carlos Dias participou de diversos movimentos artísticos juvenis e urbanos, como street art, hip hop, punk, hardcore, skate e fanzines. Todo esse ambiente cultural envolvia novas linguagens e territórios, como o espaço público e a internet, e possibilitou ao artista desenvolver uma prática voltada para o grafite, a sticker art, a videoarte e a web art, mídias estas que agregaram ao seu trabalho grande empatia com as novas gerações, com quem o artista consegue se comunicar de modo único.

Para mostrar toda a dimensão da sua obra, Um Paço aoseualcance procura apontar para o processo criativo do artista, que se baseia em uma pesquisa voltada para os imaginários gráficos e musicais, além de seu intenso processo de colaboração com outros artistas, suas experiências de interatividade com o público e suas incursões por diversos suportes e mídias. Com uma expografia idealizada pelo próprio artista e desenhada pelo arquiteto Álvaro Razuk referenciando os cenários de filmes expressionistas alemães com seus ângulos e perspectivas distorcidas, a exposição se completa com workshops realizados na Grande Oficina, espaço em constante mutação onde serão produzidos trabalhos com a participação do público, que serão agregados ao espaço expositivo.

“A primeira coisa que noto quando as pessoas veem as minhas obras é que elas tomam um choque. Não sei como entendem, mas sinto que minhas pinturas e instalações mexem com alguma coisa dentro delas; acredito que provoca uma espécie de ‘ilusão caótica’, mas que no fundo a pessoa se identifica e vê uma lógica. Embora tenha todo esse lance de ser caótico e barulhento, aquela é a forma subjetiva e sutil como me comunico”, afirma Carlos.

Abertura especial

Com a ideia de levar o público a entender de que modo o trabalho de Carlos Dias sofre influências da música, o artista faz questão de abrir a mostra, ao lado de amigos e parceiros, em um encontro marcado para o dia 25 de janeiro, às 18h, no espaço expositivo do Paço das Artes.  Gratuito e aberto ao público, o evento organizado pelo artista e seus colegas Rodrigo Brandão, considerado um dos pilares da cultura hip-hop do Brasil, e Maurício Takara, multi-instrumentista que se apresenta ao lado de lendas internacionais como Pharoah Sanders e Yusef Lateef, conta com ampla programação de música que abrange gêneros como jazz, hip hop e raíz de punk rock.

Membros das bandas Hurtmold (Guilherme Granado, Mario Cappi e Marcos Gerez) e Oinimigo (Fernando Sanches e Alê Angelucci), os DJs PG (Elo da corrente) e Tiago Nicolas (festa Esparrela), além dos próprios Maurício e Rodrigo, são os nomes confirmados para o show, no qual uma música composta especialmente para a mostra será apresentada. A apresentação se finaliza com Takara e o baterista Boka, integrante da banda Ratos de Porão, realizando interações improvisadas, ao vivo, com duas baterias.

UM PAÇO AOSEUALCANCE | INDIVIDUAL DE CARLOS DIAS (ASA)
Abertura dia 25 de janeiro, sexta-feira, às 18h
Visitação de 26 de janeiro de 2013 a 24 de março de 2013
Terças a sextas das 11h30 às 19h
Sábados, domingos e feriados das 12h30 às 17h30
Grátis

REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms