Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Still em movimento: lição de pintura

ABERTURA
09 abril, 2013 - 19h00
VISITAÇÃO
De 10 de abril até 23 de junho de 2013
Gratuito e aberto ao público
CURADORIA
Berta Sichel
ARTISTAS PARTICIPANTES
Anne Sauser-Hall, Antoine Roegier, Davide Quayola, Eder Santos, Elena del Rivero, Mariana Vassileva, Mary Lucier, Peter Weibel, Takehito Koganezawa, Txuspo Poyo
The blood of Heloise (2005), fotografia da artista Elena del Rivero

“Quadro, tempo, narrativa e ação – esta seria uma linguagem da pintura ou do cinema? Quer tenha se iniciado com Barthes, Bacon, Buñuel ou (corte para slowmotion) Warhol, quer a tela seja de metal, seda ou lona, o fato é que o desenvolvimento e a histórias dessas duas mídias estão inegavelmente interligadas...”.

- Richard J. Goldstein

Na vanguarda da estética high-tech, Still em movimento: lição de pintura cria uma conexão não convencional entre as novas mídias e a História da Arte.

A exposição mostra a assimilação da tecnologia à vida cotidiana e como os mais recentes desenvolvimentos das mídias digitais vêm agitando as discussões sobre o poder da tecnologia na vida cultural. Neste projeto, as conexões entre as tecnologias digitais, principalmente àquelas relacionadas à animação e composição digital, evocam a presença de trabalhos inovadores na área artística e da estética visual, tendo como referência pinturas clássicas, História da Arte ou peças icônicas da arte moderna, como O grande vidro, de Marcel Duchamp. Tradições artísticas são transpostas para outros patamares: não é uma questão de copiá-las, mas sim de nos mostrar, com luminosidade, a fantasia que brota do ethos tecnológico.

Em Still em movimento: lição de pintura, um grupo de dez artistas, de diferentes gerações e backgrounds culturais, utilizando suportes eletrônicos, realizam obras onde a História da Arte e a cultura visual contemporânea dialogam, com grande sensibilidade e imaginação. Esses trabalhos, inseridos na visualidade contemporânea, redefinem posições e determinações estéticas, num momento em que as novas tecnologias se colocam à disposição da imaginação.

Essas intervenções são possíveis não apenas devido às facilidades trazidas pelas novas tecnologias e pelos efeitos obtidos pelo uso de computadores, que permitem diversificação das paisagens reais, mas também por uma questão de afinidade. Os artistas, como podemos observar em Still em movimento: lição de pintura, demonstram forte atração pela arte clássica e moderna, criando obras inspiradores que eliminam a distância entre uma obra prima pictórica e a imagem em movimento.  
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms