Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

ShootYourself (2012)

Mostra do documentário Shoot Yourself (2012) de Paula Alzugaray e Ricardo Van Steen

ABERTURA
08 agosto, 2013 - 19h00
VISITAÇÃO
Entre 08 de agosto e 15 de setembro
CURADORIA
Paula Alzugaray e Ricardo Van Steen
Frame do documentário "Shoot Yourself", Paula Garcia.
A partir do dia 08 de agosto de 2013, às 19h, o Paço das Artes abre a mostra do documentário Shoot Yourself (2012) de Paula Alzugaray e Ricardo Van Steen. O evento é gratuito e aberto ao público.
A mostra conta com apresentações diárias e vai até o dia 15 de setembro.

Shoot Yourself (2012)

Sinopse: Quando o digital democratiza a produção e a exibição de filmes e qualquer um pode ter sua auto-imagem difundida na internet, voltamos aos artistas da performance, que desde os anos 1970 se auto-documentam em fotos, filmes, vídeos e videoinstalações. O documentário Shoot Yourself investiga as relações entre o ato performático e o ato fotográfico na obra de nove artistas brasileiros, europeus e norte-americanos, produzindo uma narrativa audiovisual em forma de vídeo-ensaio. Participam do filme a cubana Tania Bruguera, o norte-americano Gary Hill, a suíça Pipilotti Rist, a espanhola Esther Ferrer, a brasileira Paula Garcia, o coletivo francês Calvacreation, a iraniana Ghazel, a alemã Rebecca Horn e o brasileiro Cripta Djan. Em entrevistas, eles revelam as razões, as estratégias e as conseqüências de mirar a si mesmo – com uma câmera ou uma arma. O interesse pelas diversas estratégias de "como filmar a performance" se reflete no próprio fazer documental de Shoot Yourself, na medida em que os papéis do documentarista se transformam sucessivamente, ganhando novas nuances a cada entrevista. Ao longo do filme, ele se desdobra em investigador, espião, iluminador, espectador etc. Assim, assumimos que o papel do documentarista confunde-se, afinal, com o do performer.

Exibições diárias

De terça a sexta: 12h, 14h, 16h e 18h
Sábados e domingos: 13h e 14h30

Sobre os diretores

Paula Alzugaray é curadora independente, critica de arte, jornalista especializada em artes visuais, diretora cultural e editora da revista seLecT. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Edita a seção semanal de artes visuais da revista Istoé. É autora do livro Regina Vater: Quatro Ecologias (Oi Futuro/Fase 3, no prelo). Entre seus projetos curatoriais recentes incluem-se as exposições Circuitos Cruzados – Centre Pompidou Encontra o MAM, no MAM SP (Jan-Mar 2013); +2 - Katia Maciel e André Parente, na Caixa Cultural de Brasília (Setembro de 2012); LatinAmericaUncontained, na LOOP Fair Barcelona (Maio 2012); VideoBrésilienne: unAnti-Portrait, no Centro Georges Pompidou (Paris, outubro de 2010) e Observatórios, no Itaú Cultural, em Belo Horizonte e Vitória (2009). É autora do documentário Tinta Fresca (2004), prêmio de Melhor Media Metragem na 29ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, e de Shoot Yourself (2012), documentário realizado durante residência no Centre International d’accueil et d’échangesdesRécollets, em Paris, Prêmio em Poéticas Investigativas, no Cine Move Arte 2012.

Ricardo Van Steen nasceu em São Paulo em 1958, é cineasta e artista plástico, seu trabalho discute as vias de construção e desconstrução da memória. Integra o coletivo SX70, que só trabalha coma mídia extinta Polaroid. Dirigiu o longa-metragem Noel-Poeta da Vila, sobre a vida do compositor Noel Rosa. Principais exposições: Noir, Galeria Zipper, maio de 2013, Situ/ação- Vídeo de Viagem, Paço das Artes, São Paulo, 2007, SX70, Galeria Vermelho, São Paulo, 2003, Memos Galeria Millan, São Paulo, 1996 (individual), Ricardo van Steen, Galeria Paulo Figueiredo (individual), São Paulo, 1983, Residência na Fundação Recollets – Paris 2010. 
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms