Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

umi – mar – sea – 海

umi – mar – sea – 海

ABERTURA
13 agosto, 2013 - 19h00
VISITAÇÃO
14 de agosto a 15 de setembro de 2013. Gratuito e aberto ao público.
CURADORIA
-
ARTISTAS PARTICIPANTES
Rachel Rosalen
No dia 13 de agosto de 2013, às 19h, o Paço das Artes inaugura a exposição umi – mar – sea – 海,da artista Rachel Rosalen. O evento é gratuito e aberto ao público.

umi – mar – sea – 海 é um projeto site-specific pensado para o espaço do quadrado do Paço das Artes. A inspiração da artista Rachel Rosalen parte do conceito japonês de mu, de vazio e da importância dos banhos na cultura japonesa. A instalação dialoga com a geometria do espaço expositivo, potencializando-a.

A obra umi – mar – sea – 海 recria simbolicamente o espaço introspectivo de um banho japonês. O banho de imersão, na cultura japonesa, tem origem nos templos budistas indianos e chineses, chegando ao Japão no período Nara (710 a 794 d.C). Nestes templos o banho era considerado um ritual. Pouco a pouco foram sendo abertos e é no período Edo, em 1591, que surge o primeiro banho público em Tokyo. 

O Japão tem uma intensa atividade vulcânica e suas águas termais são consideradas medicinais. É comum as pessoas se reunirem em torno do banho para conversar ou para estarem consigo mesmas.

A obra de Rachel Rosalen tem foco na construção de espaços que se utilizam de conceitos de arquitetura e de meios eletrônicos na construção de instalações interativas, espaços imersivos e live-cinema performances. Realizou exposições individuais no Yokohama Art Museum, Image Forum (Tokyo), Instituto Tomie Ohtake (São Paulo), Galeria El Alpeh (Roma), Fundação Japão (São Paulo) e coletivas no 8Hour Museum (Tokyo), VIDEOFORMS Manifestation Internationale Art Video et Cultures Numériques (Clermont Ferrand), Centre Pompidou (Paris), Espacio Fundación Telefónica (Buenos Aires), Paço das Artes (São Paulo), Laboratório Arte Alameda (México DF) entre outros. Apresentou live-cinema performances no Monkey Town (Nova York), YCAM Yamaguchi Media Art Center (Yamaguchi, Japão), Hosei University (Tokyo) e Itaú Cultural (São Paulo). Em 2007 recebe o Prêmio Instituto Sergio Motta de Arte e Tecnologia e pelo PAC para Novas Mídias pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Desde 2007 trabalha em parceria com o artista Rafael Marchetti em muitos projetos. Artista representada pela Light Cone, Paris.

http://rachelrosalen.com.br/
http://rosalenmarchetti.wordpress.com/
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms