Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

I/legitimo

I/legitimo

ABERTURA
17 outubro, 2008 - 19h00
VISITAÇÃO
18 de outubro de 2008 a 4 de janeiro de 2009
CURADORIA
Priscila Arantes e Fernando Oliva
ARTISTAS PARTICIPANTES
AVAF, Carlos Contente, Carlos Dias, Dan Perjovschi, Daniel Lima , Daniel Melim, Daniel Umpiérrez, El Perro, Gabriel Acevedo Velarde, Paulo José Nimer Abileu, Rodolpho Parigi, Tinho, Znort

Zonas de Ação e Espaço em Movimento

Priscila Arantes e Fernando Oliva
O projeto I/Legítimo: dentro e fora do circuito reúne ações no campo da arte contemporânea que refletem sobre os processos de legitimação. A exposição está dividida em dois núcleos principais: o Paço das Artes sedia Zonas de Ação, enquanto o MIS recebe Espaço em Movimento. Apesar de ambos colocarem em debate os processos de legitimação, verifica-se, no Paço das Artes, uma preponderância não somente da linguagem visual (desenhos, pintura e esculturas), mas de trabalhos e ações performáticas e musicais. No MIS, de modo geral, encontram-se projetos que dialogam ou se colocam criticamente diante da cultura midiática.

Entre o Paço das Artes e o MIS são quatro os vetores que norteiam I/Legítimo: dentro e fora do circuito. O primeiro é formado por aqueles trabalhos que, independentemente do suporte, lançam um olhar crítico, irreverente ou irônico aos mecanismos de legitimação institucional. Em um segundo momento destacam-se projetos que não estão necessariamente inseridos dentro do circuito das galerias e museus, mas sim em outros espaços da cultura. Tratam-se de ações que assumem o skate como plataforma, videoclipes, processos de tatuagem e shows que incorporam diálogos e afinidades com circuitos transversais da cultura atual. Um terceiro aspecto de I/Legítimo: dentro e fora do circuito está voltado para uma discussão mais social e política em relação a questões do mundo contemporâneo. Finalmente, no quarto vetor podem-se destacar projetos que discutem, de forma mais evidente, problemas que dizem respeito à autoria, propriedade intelectual e processos colaborativos. O projeto conta com a curadoria geral de Priscila Arantes e Fernando Oliva. No MIS, Marcos Melo é o curador responsável pela seção Contos Urbanos. Fabiana Faleiros coordena a seção de hackerismo, enquanto Ronaldo Lemos é responsável pelo projeto Periferias Digitais.
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms