Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Geração Transterritorial

MaPA - Paço em Memória, disponibiliza on-line os textos de Maria Teresa Santoro Dörrenberg e Tereza de Arruda, curadoras da exposição

ABERTURA
06 agosto, 2006 - 19h00
VISITAÇÃO
06 de agosto a 17 de setembro de 2006
CURADORIA
Maria Teresa Santoro Dörrenberg e Tereza de Arruda
ARTISTAS PARTICIPANTES
Aline Gambin, André Figueiredo, André Oliveira, Bruno Abner, Carsten Goertz, Daniel Burkhardt, Dirk Specht, Franziska Hoffmann, Gerriet K. Sharma, Jacob Kirkegaard, Juliana Borinski, Mariana Alves, Pedro Friedman, Renata Pedrosa, Sheila Chang

Aline Gambin

São Paulo/Brasil, 1982
Vive e trabalha em São Paulo, SP

Estudante de tecnologia e mídias digitais com habilitação em arte e tecnologia pela PUC-SP. A artista atua em performances experimentais e desenvolve projetos sociais com a inclusão de arte e tecnologia na rotina de públicos diferenciados, como idosos, deficientes mentais e presidiárias. Desde 2003 trabalha como assistente de produção de arte num instituto de Arte e Tecnologia em São Paulo.

André Oliveira

São Paulo/Brasil, 1983
Vive e trabalha em São Paulo, SP

Estudante de tecnologia e mídias digitais com habilitação em arte e tecnologia pela PUC-SP. Trabalha como analista de comércio eletrônico. Desde 2006 desenvolve o projeto Liberdade na criação e no comércio de idéias, um fórum para discutir o aumento das diferenças entre cultura livre e propriedade intelectual. Também é músico, para sua própria diversão. 

Carsten Goertz

Alemanha, 1981
Vive e trabalha em Colônia, Alemanha

Fez seus estudos na Escola Superior de Arte e Mídia de Colônia. Dedica-se a formas de concertos audiovisuais e VJ'ing. Já apresentou concertos, instalações e performances em festivais em Portugal, Polônia, Lituânia e em várias partes da Alemanha. Dá palestras, seminários e simpósios sobre performance audiovisual em várias escolas superiores da Alemanha. Também é fundador do magazine online Yugen e foi co-fundador e diretor de criação da agência REKORDER.

Dirk Specht

Aachen/Alemanha, 1968
Vive e trabalha Colônia, Alemanha

Estudou arquitetura na Universidade Técnica de Berlim. Fez pós-graduação em arte-mídia na Escola Superior de Arte e Mídia de Colônia. Desde 1988, trabalha com sons e ruídos e a aplicação de imagens em forma de filme e vídeo, luz, pintura e desenho, desenvolvimento de projetos de espaço, instalações sonoras, trabalhos plásticos e objetos sonoros. A partir de 2000, fez numerosas composições para teatro-dança, trilhas sonoras para filmes, vídeos e mídias digitais e se dedica com interesse crescente a produções de espaços sonoros e eletrônica ao vivo. É integrante de vários conjuntos de música eletrônica, de improvisação e experimental.

Gerriet K. Sharma

Alemanha, 1974
Vive e trabalha em Graz, Áustria

Fez pós-graduação na área de arte-mídia na Escola Superior de Arte e Mídia de Colônia. É compositor, músico e produtor de som. Durante anos ensinou guitarra, harmonia e gravação, além de organizar oficinas. Nos anos 90, começou a fazer do laptop seu instrumento principal para a realização de trabalhos. Atualmente, compõe música e som para as áreas de cinema, teatro e arte acústica. Participa do conjunto eletrônico NooK e é co-fundador do label multiplex FARN.

Juliana Borinski

Rio de Janeiro/Brasil, 1979
Vive e trabalha em Paris, França

Estudou arte-mídia na Escola Superior de Arte e Mídia de Colônia. Participou do programa de intercâmbio acadêmico da École Nationale des Beaux Arts da Villa Arson, de Nice, na França, e de numerosas exposições, como Beyond Media, em Florença, com o grupo de artistas Médit et Dilligence; Alpha DP,  na École Nationale de Beaux Arts Villa Arson, em Nice, e no Museu de Arte Moderna de Burgos, Espanha; La Frische, na Associação de Arte de Marselha; Altitude, na KHM de Colônia; Geladen-Videokunst, no Museu Ludwig de Colônia.

Pedro Friedman

São Paulo/Brasil, 1979
Vive e trabalha em São Paulo, SP

Bacharel em tecnologia e mídias digitais com habilitação em arte e tecnologia pela PUC-SP. Atualmente concentra seu trabalho em poesia digital, interfaces tecnológicas, permacultura e transcendência.

Sheila Chang

São Paulo/Brasil, 1977
Vive e trabalha em São Paulo, SP

Estudante de tecnologia e mídias digitais com habilitação em arte e tecnologia pela PUC-SP. A artista dedica-se à pesquisa sobre efeitos especiais em cinema. Atua como diretora de arte em uma emissora de televisão em São Paulo.

André Figueiredo

São Paulo/Brasil, 1983
Vive e trabalha em São Paulo, SP

Bacharel em tecnologia e mídias digitais com habilitação em arte e tecnologia pela PUC-SP. O artista é um dos mais conhecidos jovens talentos da arte interativa. Iniciou sua carreira como arquiteto de informação na equipe da Agência Click, que conquistou vários prêmios incluindo o Gold Lion de Cannes. Ao migrar para a multinacional EURO RSCG 4D, repetiu o sucesso com prêmios internacionais em Cannes, Londres e Nova York. Atualmente é responsável pela área de arquitetura da informação da Garage Interactive Marketing do grupo B/YPY, trabalhando com o conceito de user experience - a interatividade associada a marcas e consumidor.

Bruno Abner

São Paulo/Brasil, 1984
Vive e trabalha em São Paulo, SP

Estudante de tecnologia e mídias digitais com habilitação em arte e tecnologia pela PUC-SP. O artista desenvolve trabalhos experimentais em vídeo e performances ao vivo de mixagem (VJ). Desde 2005, dedica-se à pesquisa relacionada à tecnologia de realidade aumentada e suas aplicações artísticas.

Daniel Burkhardt

Bochum, Alemanha,1977
Vive e trabalha em Bochum, Alemanha

Estudou filosofia e letras em Berlim e mídias audiovisuais na Escola Superior de Arte e Mídia de Colônia. A partir de 1998 começou a desenvolver e realizar vídeos experimentais, performances visuais e instalações de vídeo. Ganhou o prêmio especial do 11o Video-Kunst-Preis de Mari. Participou de numerosas exposições nacionais e internacionais e de festivais, como o Filmfest de Roterdã, Scanners de Nova York, Prêmio Max-Ophüls de Saarbrücken, EMAF de Osnabrück, Jazz Festival de Katowice.

Franziska Hoffmann

Dresden/Alemanha, 1982
Vive e trabalha Colônia, Alemanha

Estudou arte-mídia na Escola Superior de Arte e Mídia de Colônia. Participou de numerosas exposições nacionais, como Alte Aula, na KHM de Colônia, Fis Frankfurt, no circuito da KHM, fragil em Colônia, entre outras.

Jacob Kirkegaard

Dresden/Alemanha, 1982
Vive e trabalha em Berlim, Alemanha

Estudou arte-mídia na Escola Superior de Arte e Mídia de Colônia. É artista multimídia, músico e teórico de som. Participou, desde 1996, de numerosas exposições nacionais e internacionais, de concertos, produções radiofônicas e gravações de CDs.

Mariana Alves

São Paulo/Brasil, 1984
Vive e trabalha em São Paulo, SP

Estudante de tecnologia e mídias digitais com habilitação em arte e tecnologia pela PUC-SP. A artista dedica-se à pesquisa em videoarte e atua como monitora em exposições de arte e tecnologia em São Paulo.

Renata Pedrosa

São Paulo/Brasil, 1983
Vive e trabalha em São Paulo, SP

Bacharel em tecnologia e mídias digitais com habilitação em arte e tecnologia pela PUC-SP. A artista trabalha na intersecção entre educação, novas tecnologias e arte. Atualmente coordena o programa educativo do Paço das Artes, onde tem desenvolvido vários programas educacionais baseados em arte e tecnologia.

REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms