Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

27 formas

Formandos ECA 2007

ABERTURA
10 dezembro, 2007 - 19h00
VISITAÇÃO
11 de dezembro de 2007 a 06 de janeiro de 2008
CURADORIA
Tadeu Chiarelli
ARTISTAS PARTICIPANTES
Formandos ECA 2007
Tadeu Chiarelli
O Departamento de Artes Plásticas, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, visa formar profissionais capazes de atuar em diversas áreas das artes visuais, através das habilitações em escultura, gravura, pintura, licenciatura, multimídia e intermídia. Todos os anos o Departamento apresenta uma mostra de trabalhos, fruto de parte do esforço intelectual e criativo realizado pelos formandos para a conclusão de seus respectivos cursos.

Este ano o Departamento de Artes Plásticas reúne no Paço das Artes 27 propostas em diferentes formatos: animação ‘stop-motion’, ‘making of’ de produção cinematográfica, registro de ação educativa, escultura, intervenção, livro de artista, multimídia, impressão térmica sobre papel, vídeo performance, instalação, gravura, fotografia, acrílico sobre tela, registro em vídeo para intervenções urbanas.

Uma análise mais apurada deste conteúdo demonstra a atualidade dos temas e as questões contemporâneas abordadas a partir de visões críticas e imaginativas. Tratam de interface, suporte, apropriação de espaço, alteridade e identidade, questões da imagem – digital e analógica - e sonoridades, bem como infinito, memória, fractal, redes, hipertexto e códigos.

Evidente que esta mescla heterogênea se acomoda no espaço expositivo mantendo sua forma híbrida original; e não poderia ser de outra forma, já que todos os trabalhos em exposição resultam de diferentes orientações e processos criativos. Entretanto, partem de áreas afins, ações conjuntas, e interesses estéticos contíguos e inter-relacionados. Além disso, participam de um pensamento comum, ligado à ênfase à liberdade de expressão e experimentação que se propaga de forma crítica, sem conhecer limites. Se para alguns tal pensamento pode resultar em uma exposição sem um foco de interesse único, para nós do Departamento é justamente essa multiplicidade que interessa tornar pública, pois ela salienta o momento protéico em que se encontram esses formandos. No limiar da profissionalização, eles conseguem lançar luzes sobre problemas antigos, atribuindo elementos novos para uma produção artística dinâmica que possui como método poético problematizar processos, lógicas, linguagens e pensamentos já devidamente institucionalizados.
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms