Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Eu vi o mundo e ele começa dentro de mim

Flávio Cerqueira

ABERTURA
21 julho, 2015 - 19h00
VISITAÇÃO
Espaço do Quadrado
Grátis | Livre
CURADORIA
-
ARTISTAS PARTICIPANTES
Flávio Cerqueira
Paço das Artes recebe obra de Flávio Cerqueira criada especialmente para o local
Inspirada no famoso painel de Cícero Dias, "Eu vi o mundo... Ele começava no Recife", fica em exposição de 21 de julho a 20 de setembro

O Paço das Artes --instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo-- recebe, a partir do dia 21 de julho, a obra Eu vi o mundo e ele começa dentro de mim, do artista paulistano Flávio Cerqueira (São Paulo, 1983). Flávio trabalha com o bronze e a cera perdida em escultura, que flerta com o local, realizada especialmente para o Espaço do Quadrado do Paço das Artes.

Flávio Cerqueira ministra oficina de escultura para crianças nas férias de julho no Paço das Artes

A obra faz referência ao painel de 12 metros de Cícero Dias Eu vi o mundo... Ele começava no Recife, de 1929, que causou polêmica na época por exibir imagens de mulheres nuas. A obra de Cerqueira recebeu o Prêmio PROAC Artes visuais 2014. A mostra ficará aberta ao público até dia 20 de setembro.


O artista

Graduado em Artes Visuais pela Faculdade Paulista de Arte, em São Paulo, Flávio foca sua pesquisa no processo tradicional da escultura em bronze, com a figura humana como protagonista, registrando a própria ação, o próprio movimento. A figura humana é o tema central da exposição e, nas palavras de Giancarlo Hannud, pode se vista como “um autorretrato subjetivo ou talvez um everyman com o qual todos podem se identificar, que rega a própria cabeça. Essa cabeça, centro da subjetividade e da autoimagem de todos nós, se apresenta aberta, com a tampa do crânio retirada pela imaginação do artista”.


Cerqueira explora personagens em situações cotidianas comuns e universais em momentos de introspecção, reflexão, contemplação e ação. A presença de objetos cotidianos, como livros, espelhos, escadas, troncos e galhos de árvores, criam tensão com a figura humana fora de escala. Estes objetos funcionam como pedestais em uma tentativa de criar relações entre a escultura e o mundo e a escultura com o espectador.


Hannud complementa que “as esculturas de Cerqueira são o resultado de uma sensibilidade artística ao mesmo tempo marrenta e delicada, direta e interiorizada, bem-humorada e agridoce. Suas obras tingem-se, quase sempre, de um leve verniz de melancolia. Parece correto dizer que sua intenção é simplesmente apresentar um espelho ao mundo que começa dentro dele mesmo, reproduzindo-o tal qual, infiltrado, de forma franca e sincera, tomando dores e alegrias com o mesmo grau de desassombro e utilizando a arte e seus artifícios como observatório privilegiado para a destilação de suas experiências”.

Exposições

Coletivas
Situações Brasília – Premio de Arte Contemporânea do Distrito Federal no Museu da Republica em Brasília DF (2012), Nova Escultura Brasileira no Centro Cultural da Caixa no Rio de Janeiro (2011), 16ª Bienal de Cerveira (Portugal), Boîte invaliden e Invaliden 1 Galerie (Berlin) e Galeria 3+1 Arte Contemporânea (Lisboa).


Flávio Cerqueira
Eu vi o mundo e ele começa dentro de mim
Abertura: 21 de Julho, das 19h – 22h
Período da exposição: até 20 de setembro
Local: Paço das Artes - Espaço do Quadrado
Endereço: Av. Da Universidade, 1 – Cidade Universitária
Telefone: 11 3814-4832
http://www.pacodasartes.org.br
http://mapa.pacodasartes.org.br
Grátis | Livre

** Na mesma ocasião, haverá a inauguração da 2ª Temporada de Projetos 2015 - Artistas, além das mostras “Stealth: doppelgänger”, de André Terayamae “O universo azul é uma cabine”, de Ricardo Barcellos.

Informações para a imprensa:
A4 Comunicação
+55 11 3897-4122

Danilo Thomaz – danilothomaz@a4com.com.br
Neila Carvalho – neilacarvalho@a4com.com.br
Mai Carvalho – maicarvalho@a4com.com.br
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms