Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Festival de Arte Serrinha 2015

Últimos dias

ABERTURA
01 setembro, 2015 - 19h00
VISITAÇÃO
De 1º a 13 de setembro de 2015
Entrada gratuita
CURADORIA
Agnaldo Farias
Festival Arte Serrinha ganha exposição
Mostra multimídia no Paço das Artes percorre pela 14ª edição do evento

Foram vinte dias de experiências culturais e multidisciplinares: entre música, artes plásticas, fotografia, moda e dança, o Festival Arte Serrinha consolidou-se como um dos mais expressivos do inverno, sendo comparado à FLIP e ao Festival de Inverno de Campos do Jordão pela imprensa. E para reunir o resultado das produções nas oficinas e residência musical que aconteceram em julho desse ano, em Bragança Paulista, o Paço das Artes traz a exposição “Arte Serrinha – Ressonhar dos Mundos”, entre os dias 1º e 13 de setembro, em São Paulo.

A mostra contará com a exibição de todas as obras realizadas durante a 14ª edição do festival, com vídeo-instalação de fotos e filmes de diversos autores, e a trilha sonora composta durante a residência musical que contou com nomes como Benjamim Taubkin, Jaques Morelenbaum, Marcos Susano, Mayra Andrade, Carlos Malta, Meno Del Picchia, para citar alguns. Os trabalhos realizados pelos artistas Daniel Acosta e o colombiano Alberto Baraya, cuja curadoria foi de Agnaldo Farias, também estarão entre os destaques da exposição: Acosta criou um piso de troncos de eucaliptos – colhidos na fazenda Serrinha – em formato de sextavado, e Baraya (que já participou da Bienal de Veneza) coletou sons de aves da região durante 15 dias para uma instalação sonora com pássaros taxidermizados.

Viagem Pelo Brasil

A Serrinha também esta expandindo suas atividades a convite de outros estados do Brasil, em colaborações culturais e consultoria para a criação de outros Festivais inspirados na bem sucedida experiência de Bragança Paulista.

Projeto irmão do Festival, Viagem Pelo Brasil passará em novembro desse ano, por quatro locais de diferentes regiões do Brasil, fazendo-se uma expedição cultural contemporânea de reconhecimento. Com o objetivo de fazer uma leitura poética e atual do país através do olhar de diversos artistas, laboratórios de experiências locais serão produzidos pelo grupo formado pelo estilista Ronaldo Fraga, o cineasta Beto Brant, a artista plástica Laura Vinci, o designer e artista plástico Hugo França, o escritor, editor e curador Diógenes Moura, o fotógrafo Luiz Braga, o músico Benjamin Taubkin, e Fabio Delduque, artista plástico, curador e diretor do Festival Arte da Serrinha desde sua criação, em 2002.

Os artistas vão passar pela Ilha do Marajó (PA), Serra da Moeda (MG), Zona da Mata (PE), e pela própria Serrinha, com estada de uma semana em cada destino. Cinco artistas locais serão convidados a colaborar na residência e o registro das experiências será feito pelos próprios participantes. O resultado será transformado em exposição itinerante e livro com fotografias, desenhos e textos do processo criativo da viagem, além de documentário dirigido por Brant.

SERVIÇO
Arte Serrinha – Ressonhar dos Mundos

Abertura: 1º de setembro (terça-feira), às 19h
Visitação: Até 13 de setembro de 2015
Grátis | Livre

Paço das Artes
Avenida da Universidade, 1, Cidade Universitária, São Paulo/SP; tel.: (11) 3814-4832 | 3815-4895
Horários: Quartas a sextas-feiras >> 10h às 19h; sábado e domingo >> 11h às 18h
Agendamento de visitas orientadas >> educativo@pacodasartes.org.br

Informações para imprensa - NAMIDIA
Mercedes Tristão | merecerdes@namidiacom.com.br | www.namidiacom.com.br – (11) 3034-5501
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms