Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

MaPA: Memória Paço das Artes

Paço das Artes lança plataforma digital de arte contemporânea

ABERTURA
01 novembro, 2014 - 16h00
VISITAÇÃO
Grátis | Livre
CURADORIA
Priscila Arantes
IMPRENSA
DOWNLOADS
LINKS
O Paço das Artes desempenha mais uma vez seu papel pioneiro no cenário da jovem arte contemporânea brasileira e lançou no dia 1º de novembro (sábado) a plataforma digital MaPa: Memória Paço das Artes (http://mapa.pacodasartes.org.br) e uma exposição homônima. A idealização é de Priscila Arantes, diretora técnica e curadora do Paço das Artes.

MaPA é uma plataforma digital de arte contemporânea, que reúne todos os artistas, críticos, curadores e membros do júri, que passaram pela Temporada de Projetos desde sua criação em 1996. A plataforma é composta por imagens, textos críticos, entrevistas e vídeos (produzidos especialmente para o projeto, desde o início de 2014). Além disso, dá ao visitante a possibilidade de traçar relações entre estes artistas, críticos, curadores e jurados.

Já a exposição trouxe ao público parcela do arquivo do Paço das Artes e raridades, como o vídeo em que Jorge Wilheim apresenta a maquete do Centro Estadual de Cultura --cuja construção incompleta é hoje a sede do Paço das Artes na USP--, fotos da inauguração da primeira sede com a presença de Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti, fotos das antigas sedes da instituição, registros em foto e vídeo de montagens de exposições e vernissages, catálogos de todas as edições da Temporada de Projetos, entre outros. A mostra ficou em cartaz até 7 de dezembro.

De acordo com Priscila Arantes, o Paço das Artes, por não ser um museu no sentido estrito da palavra e, portanto, por não possuir uma coleção de obras de arte torna seu trabalho de registro o eixo fundamental de seu "acervo". "Poderíamos dizer que as ações do Paço das Artes constituem uma espécie de Museu Imaginário, tal como o definiu André Malraux: o acervo do Paço das Artes são os artistas, as atividades, os curadores, críticos, educadores e público que por aqui passaram”, afirma.

Ações de memória

O MaPA dá continuidade a um projeto curatorial mais amplo que vem sendo desenvolvido desde 2010 no Paço das Artes, voltado para ações, reflexões e curadorias específicas em torno das discussões sobre o arquivo e o registro da memória da arte contemporânea brasileira.

Entre os destaques deste projeto estão a trilogia curatorial formada pelos projetos Livro_Acervo (2010)Para Além do Arquivo (2012) e Arquivo Vivo (2013), juntamente com o lançamento do Guia do Arquivo do Paço das Artes (2010), e lançamento do novo edital para Residência de Grupo de Estudos Curatoriais (2014), voltado para a pesquisa em torno do arquivo e da história do Paço das Artes. "O MaPa, neste sentido, pode ser visto não somente como um dispositivo de resgate de parcela da trajetória do Paço das Artes mas, também, como uma tentativa de preservação do patrimônio cultural brasileiro", diz Priscila Arantes.

O lançamento da plataforma digital e da exposição veio acompanhado por uma programação repleta de atividades gratuitas durante todo o mês de novembro. Veja as atrações abaixo:

PROGRAMAÇÃO MaPA

1º de novembro

16h - Abertura MaPA

17h – Abertura da mostra Caixa dos horizontes possíveis, de Gilbertto Prado/Grupo Poéticas Digitais – Espaço do Quadrado
(Gilbertto Prado, Agnus Valente, Andrei Tho maz, Claudio Bueno, Ellen Nunes, Leonardo Lima, Luciana Ohira, Maria Luiza Fragoso, Maurício Trentin, Nardo Germano, Renata La Rocca e Sérgio Bonilha)
17h - Abertura da mostra Jardim de Epicuro, de Tânia Fraga – Sala de Vídeo

18h30 - Show UMA no MaPA

No limiar entre site-specific e show de música, UMA propõe uma apresentação multimídia, que mesclará as canções do seu recém-lançado EP a imagens e sons de arquivo do Paço das Artes. O grupo é formado por Patrícia Dominguez (guitarra e voz), Gustavo Souza (bateria), Moisés (guitarra), João Leão (teclado) e Enio (baixo).

5 de novembro

19h - Mesa-redonda "Memória, registro e arquivo na arte contemporânea"

O público poderá participar do bate-papo com Priscila Arantes, curadora do Paço das Artes e do MaPA, Mário Ramiro, artista e professor da USP e Stella Barbieri, artista e educadora.

8 de novembro

15h - Abertura da exposição da 1ª Residência de Grupo de Estudos Curatoriais (GREC)
O Paço das Artes apresenta a curadoria Performatividade | Memória, desenvolvida por Ananda Carvalho, Christine Mello e Josy Panão.

16h - Coletivo SHN no MaPA
Série de ações colaborativas desenvolvidas pelo coletivo de arte urbana SHN, formado por André Ortega, Daniel Cucatti, Eduardo Saretta, Haroldo Paranhos, Marcelo Fazola e Rogério Fernandes (CDR).

O SHN irá apresentar a dinâmica de criação de uma campanha do coletivo em várias etapas: do processo de impressão em serigrafia até a ambientação do espaço, a criação de camiseta e bottons e promoção da cultura sticker em ações colaborativas. 

O ambiente será preparado anteriormente com colagem de cartazes, exposição de algumas peças impressas e pintura do mural outdoor. Durante o evento,  SHN montará uma mesa de serigrafia em que serão impressos adesivos, uma mesa de bottons e um berço de impressão de camisetas funcionando. Cada estação de trabalho terá um membro da equipe para ajudar o público a imprimir e fazer parte desta ação.

14, 15 e 16 de novembro

PERFOR5 no MaPA

A 5ª edição do fórum de performance da BrP (Associação Brasil Performance), com o tema [quando?], tem como questão central as relações entre performance e memória.

Relação dos artistas selecionados 

Flávio Rabelo (MG)
Renan Marcondes (SP)
Mariana Brittes (DF)
Jimena Inés Garrido (Argentina)
Roberto Rezende (SP)
Mariana Vilela (SP)
Rogério Nagaoka (SP)
Claudia Paim (RS)
Recy Freire (SP)
Marcus Bastos (SP)
Thaíse Nardim (TO)
Raphael Couto (RJ)
Alejandro Chellet (México)
Vanderlei Lucentini e Ópera Vlu (SP)
Roderick Steel (SP)
Cecília Luján (Argentina)

Convidados

Clarisse Tarran(RJ), Antonio Juárez (México), Yuri Tripodi (SP/BA), Gabriel Moore (SP), Christine Mello (SP), Otavio Donasci (SP), Alexander del Re (Chile) e Verónica Cruz (Chile).

14 de novembro

19h30 - 22h00 – Performances e mostra Videomemória

15 de novembro

14h30 – 17h – Mesa-redonda “Registro e Performance: fotografia e vídeo” 

18h– 21h30 - Performances

14h30 – 21h30 - Mostra Videomemória

16 de novembro 

14h30 – 17h – Mesa-redonda “Vestígio e Performance: o artista e a instituição”

18h – 21h30 - Performances

14h30 – 21h30 - Mostra Videomemória

22 de novembro

14h30 – 16h30 | Paço Criança no MaPA: “Reinventando a memória”
A partir de imagens de arquivos que guardam a memória do Paço das Artes, os pequenos e seus acompanhantes adultos terão a oportunidade de construir novos significados visuais por meio da fotografia.

29 de novembro

15h - LAÇO no MaPA | Espaço Subsolo
O festival multimídia une apresentações de música eletrônica, projeções e mostra de vídeos. Entre as atrações estão Leonardo Stroka, Pixiequark, João Penoni, Priscilla Cesarino, Danilo Barros, Astronauta Mecânico, Modular Dreams, 100 Lugares Para Dançar, KeroøàciduSuäväk, Daniel Lie Inkswel, Márcio Vermelho e Davis Hubert.
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms