Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Performatividade | Memória

Exposição do Grupo de Estudos Curatoriais (GREC)

ABERTURA
08 novembro, 2014 - 15h00
VISITAÇÃO
Até 7 de dezembro de 2014
CURADORIA
Grupo de Estudos Curatoriais – Extremidades: Ananda Carvalho, Christine Mello, Josy Panão
ARTISTAS PARTICIPANTES
Claudio Bueno, Daniela Mattos, Denise Agassi, João Índio, Paula Garcia , Roberto Campadello

Performatividade | Memória

Exposição 1ª residência do GREC (Ananda Carvalho, Christine Mello, Josy Panão)
A exposição Performatividade | Memória aborda a história do Paço das Artes pelos estados performativos, o que exige repensar práticas nele vivenciadas em diálogo com a performance.

O termo performatividade implica a realização de um ato. Significa a ação de fazer ou instaurar algo. A distinção entre performance – como manifestação situada na história da arte – e performatividade – que amplia a noção de performance para diferentes contextos, meios e linguagens – é muitas vezes difusa. Esse se torna, então, um importante ponto de inflexão, hoje, nos modos de produção, recepção e circulação da arte.

Ao pesquisar os arquivos do Paço, a curadoria elege formas descentralizadas de pensar a performance, ressaltando seus aspectos não específicos. Observa-a, com isso, como uma extremidade performativa que interliga diferentes práticas. Já a memória é experimentada em suas tonalidades subjetivas, descontínuas e não lineares. Nosso objetivo não é abarcar, portanto, os mais de quarenta anos do Paço das Artes, mas jogar simultaneamente com noções de performatividade e memória sob a forma de eixos curatoriais porosos que se complementam e se interconectam.

No eixo “Ações performativas”, as atenções direcionam-se para trabalhos artísticos/curatoriais apresentados anteriormente no Paço. Neste eixo curatorial estão trabalhos de Cláudio Bueno, Daniela Mattos, Denise Agassi e Paula Garcia. A ideia é reativá-los de modo propositivo. Ressalta desdobramentos, ou novas versões, que não só tornam vivos os trabalhos, mas também ampliam a experiência para além da mera documentação, reapresentação ou reencenação.

O eixo “Ações curatoriais” é constituído como um dispositivo de pesquisa em processo. Busca, dessa forma, rastros do trabalho Persona, do artista Roberto Campadello, que figura como a primeira performance (1976) no arquivo da instituição. Convoca João Índio, que atua no Paço desde 1988, à ação de materializar o arquivo vivo por meio de seus depoimentos. Compreende, também, a performatividade dos processos discursivos, por meio de textos curatoriais e críticos encontrados em catálogos, cartazes e no site da instituição.

Saiba mais sobre as curadoras do GREC aqui.

***

Edital de residência artística e de Grupo de Estudos Curatoriais

Visando ampliar suas ações de fomento à arte contemporânea, o Paço das Artes lançou, em março de 2014, o edital de residência para artistas e curadores: residência artística e proposta de um Grupo de Estudos Curatoriais (GREC), respectivamente.

O edital tem como objetivo fomentar a produção e a pesquisa sobre a arte contemporânea em suas diferentes linguagens, e é destinado a artistas e curadores, já inseridos no sistema das artes. Isso o diferencia do edital da Temporada de Projetos, que desde 1997 seleciona artistas, curadores e críticos em início de carreira. 

"O teor dos dois também é diferente: para a Temporada, é necessário enviar um projeto acabado, enquanto para a residência, o processo de criação e a vivência com o contexto do Paço das Artes são fundamentais", afirma Priscila Arantes, diretora técnica e curadora da instituição. Desta forma, os selecionados deverão realizar também encontros abertos ao público para apresentação do projeto e processo de residência.

Além de prêmio em dinheiro, os selecionados têm acesso ao ateliê Paço das Artes (localizado no Espaço Subsolo) para o desenvolvimento da residência, suporte para a produção das obras e montagem da exposição a ser realizada no final da residência, entre outros.

REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms