Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Espaços da Cor

ABERTURA
03 outubro, 2011 - 19h00
VISITAÇÃO
4 de outubro a 4 de dezembro de 2011

Terça a sexta, das 11h30 às 19h;
Sábados e domingos das 12h30 às 17h30
Gratuita
CURADORIA
-
ARTISTAS PARTICIPANTES
Grupo Cor

Espaços da Cor

Apresentar algumas das diversas maneiras de se utilizar a cor na arte contemporânea. Esta é a proposta de Espaços da cor, mostra que apresenta o resultado de um ano de residência no Paço das Artes dos artistas da ECA/USP que integram o Grupo de Pesquisas Cromáticas coordenado pelo artista e professor Marco Giannotti.

Os trabalhos selecionados abordam a cor nos seus diferentes usos e transformações em relação à técnica e às linguagens. Vários estilos podem ser vistos nas pinturas de André Ricardo, Eurico Lopes, Luciano Deszo, Marcela Rangel, Paulo Pasta, Taís Cabral e Vitor Iwasso. Cláudio Mubarac e José Spaniol exploram os processos gráficos de impressão, as maneiras de se  registrar e reproduzir a cor. Deborah Bruel, Marco Giannotti, Maura Grimaldi buscam uma abordagem poética da cor na fotografia traçando diálogos com a pintura. Já Guto Araujo, Daniel Ekizian, Fabíola Salles Mariano e Felipe Macedo utilizam o vídeo para colocar a cor no âmbito de uma discussão entre a imagem virtual e a narrativa.

Sobre o Grupo Cor

O Grupo de Pesquisas Cromáticas é formado por alunos e professores de Universidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba.  Busca uma análise ampla do fenômeno cromático a partir do estudo de artistas, filósofos, antropólogos e cientistas. O grupo parte do entendimento de que a cor constitui uma linguagem e, como tal, requer aprendizado e reflexão. A cor faz parte de modo indissociável do mundo, da natureza que nos rodeia, da arquitetura etc. Tais processos, de uso e percepção da cor, não ocorrem de modo fixo, inalterável, mas trazem consigo marcas próprias de cada época e dos diferentes meios socioculturais. A proposta de abertura de um espaço de debate - cujo cerne das discussões gira em torno de diferentes percepções e concepções da cor -, situado em um local de grande circulação da comunidade acadêmica, como a USP, em São Paulo, favorece o fluxo de ideias entre pessoas oriundas de diversos campos de conhecimento, resultando na possibilidade promissora de troca e intercâmbio de informações.

REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms