Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Duplo Olhar

Coleção Sérgio Carvalho

ABERTURA
25 janeiro, 2013 - 16h00
VISITAÇÃO
25 de janeiro a 6 de abril de 2014
Grátis | Livre
CURADORIA
Denise Mattar
ARTISTAS PARTICIPANTES
Lista de artistas
Denise Mattar
Sérgio Carvalho construiu uma coleção com cerca de 1.500 obras contemporâneas, que reúne alguns dos mais importantes artistas brasileiros. Seu olhar atento, sensível e amoroso ajudou a consolidar muitas carreiras, e ele continua a descobrir e apoiar novos artistas. Residente em Brasília, frequenta o circuito Rio-SP, mas acompanha de perto a arte produzida no Centro-Oeste e Norte-Nordeste, o que garante uma representatividade nacional à sua coleção.

Conheço Sérgio há muitos anos e acompanhei o seu crescimento como colecionador, mas ao iniciar a curadoria desta mostra descobri que tinha em mãos uma tarefa árdua, e que seria muito difícil selecionar as obras de um conjunto tão excelente.

Hoje, as antigas categorias de pintura, escultura, desenho, fotografia, vídeo e instalação não se excluem mas contaminam-se, aumentando o espectro de criação e possibilitando leituras complexas e complementares. Assim, optei por agrupar as obras em conjuntos, que apresentam alguns dos principais temas tratados pela arte contemporânea: Corpo, Non-Sense Stories, Memórias- Segredos e afins, Referências, Tessituras, Paisagens-Paisagens, Luz e Narrativas. Não são conjuntos fechados, mas agrupamentos líricos que se interpenetram.

A dura escolha final foi feita em conjunto com o colecionador, e, por isso, recebeu o nome de Duplo Olhar. E a seleção foi muito difícil, pois precisaríamos de mais espaço e tempo, e muito mais espaço e tempo. Assim, aos artistas que estão na coleção de Sérgio, mas não na exposição, peço clemência... Outras mostras, com certeza, virão.
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms