Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. da Universidade 1
Cidade Universitária
CEP 05508-040
São Paulo/SP, Brasil
T 11 3814 4832

Ateliê Fidalga no Paço das Artes

ABERTURA
12 julho, 2010 - 19h00
VISITAÇÃO
13 de julho a 29 de agosto de 2010.
CURADORIA
Organização: Albano Afonso e Sandra Cinto Acompanhamento crítico: Mario Gioia
ARTISTAS PARTICIPANTES
Adélia Klinke, Adriana Conti Melo, Alice Freire, Alice Ricci, Ana Lucia Mariz, Ana Niski Zveibil, Ana Nitzan, Ana Sefair Mitre, Andreia Reis, Anne Cartault d’Olive, Antonio Melloneto, Bettina Vaz Guimarães, Bruna Coelho, Bruno Mendonça, Carla Chaim, Carlos Nunes, Cecília Walton, Célia Macedo, Christina Meirelles, Daniel Caballero, Deolinda Aguiar, Ding Musa, Felipe Cama, Felippe Moraes, Felippe Segall, Fernanda Assumpção, Fernando Velazquez, Flávio Cerqueira, Gabriel Centurion, Graziela Pinto, Helen Faganello, Henrique de França, Jana, Jérôme Florent, Jofer, Julia Kater, Laura Gorski, Laura Santos Mazzela, Lina Wurzmann, Luciana Kater, Luiz Telles, Lulli, Madu Almeida, Malu Saddi, Marcia de Moraes, Margarida Holler, Maria Luisa Editore, Mariana Palma, Maura Bresil, Pedro Cappeletti, Regina Sarreta, Reginaldo Pereira, Renata Cruz, Renata Ursaia, Renato Leal, Roberto Fabra, Sandra Lopes, Solange Sandoval, Vivian Kass
O Ateliê Fidalga é um espaço que agrupa artistas com o objetivo de pesquisar e produzir arte contemporânea. Sob a coordenação de Albano Afonso e Sandra Cinto, os artistas e críticos com formações em diversas áreas (filosofia, cinema, publicidade, sociologia, arquitetura, arte etc.) procuram criar um ambiente propício às trocas de experiências envolvidas na arte contemporânea.

Para a exposição, cada um dos 60 artistas do Ateliê Fidalga produziu um trabalho inédito pensado para o espaço expositivo do Paço das Artes – dialogando com sua história e arquitetura – e considerando o processo, e não o resultado, como o sujeito principal da mostra.

Fotografias, instalações, esculturas, vídeos, pinturas, desenhos, apropriações e site specifics são algumas das linguagens produzidas pelos artistas, que, durante a montagem, deslocarão o Ateliê Fidalga para o Paço das Artes, finalizando suas obras no espaço expositivo. Tendo em vista que um dos objetivos do projeto é aproximar os criadores da crítica de arte e estabelecer contatos de reflexão, os organizadores Albano Afonso e Sandra Cinto convidaram o crítico Mario Gioia para acompanhar os encontros e os trabalhos dos artistas.

Na abertura, dia 12 de julho às 19h, Albano Afonso, Sandra Cinto e Marco Giannotti, mediados por Mario Gioia, participam da mesa redonda Ateliê em Foco. A mesa irá debater as formas de organização coletiva presentes no pensar e no fazer artístico contemporâneo.

Programação Ateliê Fidalga no Paço Educativo

07 de agosto, sábado, 10h30 às 12h30
Oficina para professores: Entre Camadas
com Andréia Reis, Laura Gorski e Margarida Holler

Propõe-se aos professores a reflexão sobre os procedimentos utilizados pelos artistas no desenvolvimento de suas poéticas. É neste espaço, entre significações e operações diversas, que o uso dos materiais como processo de investigação será trabalhado. Após uma visita à exposição, e a partir de esboços, anotações e articulação de ideias, será desenvolvido um trabalho prático a partir de possibilidades de construção com o papel, pensando-o tanto como suporte quanto como matéria.

Inscrições por telefone ou mediante envio de e-mail para educativo@pacodasartes.org.br.
Seleção por ordem de inscrição (30 vagas).

12 de agosto, quinta, 19h30 às 21h30
Mesa redonda: O Processo Criativo com o Ateliê Fidalga
com Carla Chaim, Fernando Velazquez e Mariana Palma e mediação de Claudio Cretti e Mario Gioia

Os três artistas que participam da exposição Ateliê Fidalga no Paço das Artes debatem com o público um importante elemento envolvido na criação de suas poéticas: o processo de criação e a experiência coletiva do Ateliê Fidalga.

Não há necessidade de inscrição prévia.

19 de agosto, quinta, 14h30 às 17h
Oficina para jovens e adultos: Colar e construir – as possibilidades da assemblage
com Madu Almeida e Renata Cruz

A oficina propõe a realização de trabalhos a partir da ideia de que todo tipo de material pode ser incorporado ao objeto artístico. Objetos díspares, retirados de suas funções tradicionais, dialogam entre si e podem produzir um novo conjunto e uma possibilidade de reinterpretar a função da arte e seus objetos no mundo.

Inscrições por telefone ou mediante envio de e-mail para educativo@pacodasartes.org.br.
Seleção por ordem de inscrição (30 vagas).

26 de agosto, quinta, 17h às 19h
Visita à exposição e conversa com Albano Afondo e Sandra Cinto
com a presença dos artistas participantes da exposição Ateliê Fidalga no Paço das Artes.

Não há necessidade de inscrição prévia.

O Atelie Fidalga no Paço Educativo inclui ainda atividades voltadas para o público de 06 a 14 anos dentro do projeto Paço Criança, que ocorre no dia 31 de julho, sábado, das 14h às 17h30.
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms