Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

A invenção da Praia

ABERTURA
24 abril, 2014 - 19h00
VISITAÇÃO
De 24 de abril até 22 de junho de 2014
CURADORIA
Paula Alzugaray
ARTISTAS PARTICIPANTES
Allora y Calzadilla, Caio Reisewitz , Francis Alÿs, Giselle Beiguelman, Hüseyin Bahri Alptekin, Katia Maciel, Laura Erber, Maria Laet, Rafael Assef, Regina Vater

Allora y Calzadilla

-
Vivem e trabalham em San Juan, Porto Rico
Jennifer Allora e Gullermo Cazadilla trabalham em colaboração desde 1995, produzindo um corpo de trabalho interdisciplinar em vídeo, som, instalação, escultura, performance e intervenções sociais que invariavelmente usa contextos sociopolíticos como ponto de partida. O projeto fotográfico Land Mark (Foot Prints) é parte de uma serie de ações realizadas na Ilha de Vieques, Porto Rico, em colaboração com grupos ativistas envolvidos em protestos contra testes de bombas da marinha americana. 

Francis Alÿs

Antuérpia/Bélgica, 1959
Vive e trabalha em México DF, México
Francis Alÿs faz uso de estratŽégias poŽlíticas e aleg—óricas para abordar questões de natureza sociopolí’tica, como fronteiras, conflitos, regionalismo e globalismo. Watercolor consiste no registro de uma a‹o em que o artista se coloca como um canal de comunica‹o entre o mar Vermelho e o mar Negro, misturando suas ‡águas com um balde.

Hüseyin Bahri Alptekin

Izmir/Turquia, 1957-2007
-
Hüseyin Bahri Alptekin tinha a viagem como um dispositivo poético de sua obra. O deslocamento, a ausência de movimento e a narração de histórias está entre suas estratégias. Composta por registros aleatórios da Turquia, Kosovo, Geórgia, Índia e Brasil, a série de vídeos Incident-s foi produzida para o Pavilhão da Turquia, na 52ª Bienal de Veneza. Os registros de praias na Índia e no Brasil integram esta exposição, na forma de uma videoinstalação, em que os rituais praianos cotidianos de Bombay e de Ipanema são espelhados. 

Laura Erber

Rio de Janeiro/Brasil, 1979
Vive e trabalha no Rio de Janeiro, Brasil
Escritora, ensaísta e artista visual, Laura Erber publicou contos e ensaios em diversas revistas brasileiras e tem quatro livros de poesia e um romance publicados. Sua poética é tecida a partir de cruzamentos de arte, poesia e performance. 

Rafael Assef

São Paulo, Brasil, 1970
Vive e trabalha em São Paulo, Brasil.
Fotografia, desenho, corpo, identidade e performance se encontram na poética da Rafael Assef. Quadrados na Cor da Pele, série que cataloga diversos tons de pele fotografadas em close, é uma obra que se remete indiretamente à tradição do retrato e que confronta as instâncias da natureza e do artifício. Nesse trabalho, o artista pediu a alguns amigos que tatuassem um quadrado preenchido na cor mais aproximada dos tons de suas peles. Uma missão quase impossível.

Caio Reisewitz

S‹o Paulo/Brasil, 1967
Vive e trabalha em S‹o Paulo, Brasil
Caio Reisewitz desenvolve um corpo de pesquisa que procura estabelecer, por meio da fotografia, rela›es entre natureza e artif’cio, constru‹o e registro. Na superf’cie branca de Piaabuu, fotografia realizada em Alagoas, sobrep›em-se camadas de realidade e subjetividade.

Giselle Beiguelman

São Paulo/Brasil, 1962
Vive e trabalha em São Paulo, Brasil.
Giselle Bieguelman é midiartista e coordenadora do curso de Design da FAU-USP. Seu trabalho inclui intervenções em espaços públicos, projetos em rede e arte móvel. Paisagem Interrompida/ Yemanjá é a experiência fragmentada do ritual multitudinárioque faz a festa anual do orixá, na praia do Rio Vermelho, em Salvador. 

Katia Maciel

Rio de Janeiro/Brasil,1963
Vive e trabalha no Rio de Janeiro, Brasil
A inclusão do observador na construção da imagem, o corpo e a relação sensória com a obra de arte são questões importantes na produção de Katia Maciel. Na Temporada de Projetos, apresentou quatro instalações interativas, entre elas, Na Estrada. O espectador é imerso em três sequências em loop de um casal em uma estrada, sendo o som e a cor de cada tela acionados pela aproximação do visitante. A artista participou das exposições Oi futuro, em 2008, e ficou em cartaz com a individual Ondas: um dia de nuvens listradas vindas do mar, no Museu da Imagem e do Som, em 2009. 

Maria Laet

Rio de Janeiro/Brasil, 1982
Vive e trabalha em Sã‹o Paulo, Brasil
Maria Laet investiga as múltiplas expressões do desenho, seja ele derivado de corpos em ação, de rastros de matérias sobre superfícies ou a partir da ação de forças naturais sobre matérias diversas, como a ação da água do mar ou de um rio sobre um pedaço de gaze deixado na praia. Notas Sobre o Limite do Mar é o registro da ação paradoxal de demarcar o rastro deixado pelo mar na areia da praia, com linha e agulha. 

Regina Vater

Rio de Janeiro/Brasil, 1943
Vive e trabalha em Itaipuaçu, RJ, Brasil.
Regina Vater desenvolve ao longo de quatro décadas um corpo de trabalho que abrange as relações entre arte, sociedade, natureza e tecnologia. Ying Yang é uma obra pertencente à serie dos Cinematic Stills, invenções cinemáticas, ou sequências fotográficas através das quais a artista promove a observação da passagem do tempo em uma situação específica. 
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms