Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

"Percursos em Deriva"

Espaço do Quadrado e Sala de Vídeo

ABERTURA
12 maio, 2015 - 19h00
VISITAÇÃO
12 de maio a 05 de julho de 2015
Grátis
CURADORIA
Priscila Arantes
ARTISTAS PARTICIPANTES
Cristina Ataíde
APOIO
Fundação Calouste Gulbenkian
Paço das Artes abre mostra da artista visual Cristina Ataíde

O Paço das Artes –instituição da Secretaria de Estado da Cultura-- abre a exposição Percursos em Deriva, da artista visual portuguesa Cristina Ataíde no dia 12 de maio (terça-feira), às 19h.

Fruto de percursos na natureza, a mostra é composta por dois trabalhos: Caminha Comigo, um site specific para o Espaço do Quadrado e no entanto a cidade..., desenvolvido para a Sala de Vídeo. A curadoria é de Priscila Arantes, diretora artística e curadora do Paço das Artes. 

Priscila Arantes afirma que o convite do Paço das Artes a Cristina Ataíde surgiu devido ao interesse na discussão do desenho expandido proposto pela artista, que se transforma em esculturas. “Além de fazer intersecção de linguagens, a artista cria um grande panorama a partir de caminhadas em espaços diversos. É ato de andar pela cidade como espaço ligado ao conhecimento. Neste sentido, Percursos em Deriva dialoga com a teoria da deriva, de Guy Debord”, diz.

Uma das características marcantes do trabalho da artista é a elaboração de listas. Para esta mostra, Ataíde criou uma lista com quase todas as montanhas do mundo, dentre elas, muitas das quais já escalou como a Serra do Mar com a sua densa Mata Atlântica, em 2012. Esta extensa lista ocupa as paredes laterais do espaço e as montanhas percorridas pela artista aparecem destacadas na cor vermelha.

Este projeto elaborado especialmente para o Espaço do Quadrado é uma reconstrução emocional desse percurso. Uma pequena montanha colocada no chão do espaço liga-se por um fio vermelho até o céu/ teto, unindo-se, a outra montanha fixada no muro que limita o espaço, como se pairasse a meio caminho. Assim, cresce, sobe e transforma-se no espaço total. 

O desenho "Serra do Mar (Conjunto do Morumbi)" complementa este trabalho e é a memória dessa montanha, da sua superfície e dos seus relevos. “Um desenho minucioso que me fará regressar a esse lugar de sensações tão fortes. Desenhado com lápis glasochrom de um vermelho intenso, cor que se repete no pigmento de urucum que cobre todo o chão do espaço, uma suave camada de pigmento e que agregará todos os elementos”, explica a artista. 

Já o trabalho criado para a Sala de Vídeo é uma tentativa de se aproximar da população da capital paulista por meio de caminhadas e diálogos. Cristina Ataíde cria desenho em frottage  é feito com grafite, pigmento e caneta sobre papel de arroz com 40 m x 1m, em que retrata as ruas de São Paulo, lugares carismáticos e problemáticos da cidade, como o Largo São Bento, a 25 de Março, a Cracolândia, o Bairro Belém, o Carumbé, o entorno do Paço das Artes (no bairro do Butantã e Cidade Universitária), entre outros. “Captar essa pele da cidade, calcando os seus relevos, as peculiaridades, desenhando in loco é uma forma de conhecê-la melhor, cm por cm e passar a lhe pertencer. É uma forma de trazer um pouco da cidade comigo e para dentro da galeria”, diz. 

No desenho, aparecem também nomes de ruas e de transeuntes com quem conversou enquanto trabalhava ao ar livre e até frases ditas por eles. Por fim, para reorganizar todo esse grande panorama, ela traça o mapeamento de suas caminhadas.


Nos dias 13, 14 e 15 de maio, das 14h às 17h, Cristina Ataíde ministrará pela segunda vez, no Paço das Artes, uma oficina gratuita de desenho. As inscrições para o workshop "DESENHAR com a PAISAGEM" podem ser feitas pelo e-mail educativo@pacodasartes.org.br ou telefones (11) 3814-4832 / 3815-4895. Saiba mais e confira lista de material aqui.

Sobre a artista

Cristina Ataíde vive e trabalha em Lisboa, Portugal. Licenciada em Escultura pela ESBAL, Lisboa. Frequentou o Curso de Design de Equipamento da ESBAL. Foi diretora de produção de Escultura e Design da Madein, Alenquer de 1987 a 1996, onde trabalhou com Anish Kapoor, Michelangelo Pistolleto, Keit Sonnier, Matt Mullican, entre outros.
Professora convidada na Universidade Lusofona, Lisboa de 1997 a 2012.
A sua obra feita muitas vezes em viagem, transita entre a escultura e o desenho passando pela fotografia e vídeo. Expõe individual e em grupo desde 1984 em Portugal e no estrangeiro. Destacando as individuais 2014: Esperando que Nieve, Centro de Arte de Alcobendas, Madrid | ES; 2013: DESLOCAMENTO(S), com Isaque Pinheiro, Centro Cultural Sistema Fiep, Curitiba, BR. 2012, Itinerário da Mente para a Luz (d’aprés São Boaventura) com José Rufino (curadora Fátima Lambert), Mosteiro de S. Bento, São Paulo| BR e La Montaña Magica/ Der Zauberberg, Galeria Magda Bellotti, Madrid| ES. LAR, DOCE LAR… Instalação/ residência, Carpe Diem, Arte e Pesquisa, Lisboa. 2011: Frames e Mares com Marcela Camelo, no Sesc de Caruaru |BR; 2010, Suspender o ar, Casa da Cerca, Almada*; em 2005, depois tb florescem, Pavillhão Branco, Museu da Cidade, Lisboa*.2003, (im)permanências, Galeria Luiz Serpa, Lisboa *.

SERVIÇO

Percursos em Deriva | Cristina Ataíde
Curadoria: Priscila Arantes
Abertura: 12 de maio >> terça-feira >> 19h
Visitação: até 5 de julho de 2015
Grátis | Livre

Workshop " DESENHAR com a PAISAGEM" >> 13, 14 e 15 de maio >> 14h às 17h
Agendamento de visitas orientadas e inscrições para workshop: educativo@pacodasartes.org.br ou (11) 3814-4832 / 3815-4895.

Saiba mais sobre a artista: www.cristinataide.com


REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms