Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Evento

Strange Music Day | Orchestra Descarrego

VISITAÇÃO
24 de agosto de 2014, das 20h às 22h
Em comemoração ao Strange Music Day, evento originado em Nova Iorque por Patrick Grant, a Orchestra Descarrego se apresenta no domingo (dia 24/08), às 20h, no Paço das Artes. O evento ocorrerá simultaneamente no Spectrum, em Nova Iorque.
Estão confirmados os seguintes participantes: Lucio Agra, Juli Manzi, Paulo Hartmann, Romulo Alexis, Rodrigo Gobbet, Jorge Peña, Matias Viola Fisher, Rogério Borovik, Gabriel Peret, Loop B e Augusto Citrangulo.

A Orchestra Descarrego é um núcleo de improvisadores formado por Juli Manzi, Lucio Agra e Paulo Hartmann, que se unem a diferentes artistas a cada ocasião que se apresentam, em sessões de improvisação que podem envolver o uso de instrumentos expandidos, paisagens sonoras, spoken words, poesia fonética, live electronics, projeções visuais, performances e outras formas contemporâneas de expressão artística.

A ideia de criar esse coletivo itinerante de formação mutante ocorreu durante o festival internacional de poesia eletrônica E-Poetry 2007, em Paris, durante uma conversa dos três improvisadores sobre jam sessions que ocorrem em circunstâncias, lugares e situações inusitadas. O desafio lançado na ocasião foi promover encontros de artistas que trabalhassem com diferentes meios, produzindo sessões livres onde pudessem compartilhar sua visão de arte e improvisação. 

Desde então, já participaram da Orchestra os franceses Xavier Faltot e o grupo HP Process, os norte-americanos Chris Funkhouser e Patrick Grant, o uruguaio Jorge Peña, o coletivo Olho Caligari e os artistas Loop B, Pedro Macedo, Romulo Alexis, Felipe Ribeiro, Paulo Beto (Anvil FX), Rogério Borovik e Célio Barros, todos do Brasil.

As apresentações da Orchestra Descarrego, normalmente abertas ao público, ocorreram no Paço das Artes, no Centro Cultural Rio Verde, na Livraria Arquipélago, no Museu da Imagem e do Som e no Teatro Cacilda Becker (todos em São Paulo), e na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), durante o I Encontro de Música Improvisada, em 2007. Além disso, espaços inusitados como garagens e terraços também foram explorados. Esses encontros podem ser presenciais ou na web, como o que foi projetado para o Centro Cultural do Bradesco no Second Life, em 2008.

As mudanças na formação do grupo trazem sempre resultados surpreendentes, com a criação de atmosferas casuais que se renovam a partir de interações que contam, cada vez, com diferentes mídias e instrumentos. A Orchestra Descarrego aproveita a relativa facilidade e viabilidade para o desenvolvimento da arte colaborativa na atualidade, independente de onde os artistas estiverem e usando o meio expressivo que for, desde que compartilhem o gosto e o interesse pela prática do improviso livre.


Links relacionados:

Patrick Grant (site);


instrumentos expandidos, paisagens sonoras, spoken words, poesia fonética, live electronics, projeções visuais, performances e outras formas contemporâneas de expressão artística compõem a apresentação (Foto: Divulgação)
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms