Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Evento

Arquivo Vivo

Programação Paralela

CURADORIA
Priscila Arantes
Além de obras que discutem a concepção de arquivo na arte contemporânea, a exposição Arquivo Vivo conta com uma programação paralela formada por cinco mesas-redondas, exibição de dois documentários e uma oficina. As atividades são gratuitas.

Entre os destaques, está a mesa-redonda de abertura (Mesa I), com Priscila Arantes, diretora técnica e curadora da mostra e do Paço das Artes, e Simone Osthoff, professora de Arte e Estudos Críticos na Pennsylvania State University (EUA). A atividade acontece no dia 2 de outubro, às 19h. Os curadores Denise Mattar e Miguel Chaia participam da mesa Arquivo, acervo e colecionismo (Mesa V) no dia 17 de outubro, às 19h30.

Nomes como Berna Reale, Camilo Tavares, Edith Derdyk, Leonardo Crescenti e Rejane Cantoni, Lucas Bambozzi, Marilá Dardot, Pablo Lobato, Raquel Kogan e Regina Parra completam a lista de convidados. Arantes faz a mediação dos encontros.

A exibição de filmes conta com o documentário O Dia que Durou 21 Anos, de Camilo Tavares, que aborda os bastidores da participação dos Estados Unidos na execução do Golpe Militar de 1964, e o documentário Vento de Valls, de Pablo Lobato.

Haverá, ainda, a oficina Arquivos na realidade Urbana Aumentada (A-RUA), que será ministrada pela artista Suzete Venturelli. Com o objetivo de aprofundar as discussões sobre os assuntos expostos, a programação prevê também atividades desenvolvidas pelo Núcleo Educativo da instituição.

Para participar das mesas-redondas e da oficina A-RUA, é necessário fazer inscrição através do e-mail paco@pacodasartes.org.br ou pelo telefone (11) 3814-4832.

Veja a programação completa:

Mesas-redondas 

O arquivo na produção contemporânea

Mesa I
2 de outubro, das 19h às 19h40, com Priscila Arantes e Simone Osthoff

Mesa II
2 de outubro, das 20h às 21h30, com Leonardo Crescenti, Lucas Bambozzi, Rejane Cantoni e Raquel Kogan

Mesa III
3 de outubro, das 19h às 19h40, com Camilo Tavares e Pablo Lobato

Mesa IV
3 de outubro, das 20h às 21h30, com Edith Derdyk, Marilá Dardot e Regina Parra

Arquivo, acervo e colecionismo

Mesa V
17 de outubro, das 19h30 às 21h30, com Denise Mattar e Miguel Chaia

Apresentação de filmes

Vento de Valls | Documentário de Pablo Lobato
(Brasil, 2013, 83’)
4, 5 e 6 de outubro, às 17h

Ventos de Valls é um ensaio dedicado à infância. As linhas do filme convergem à menina Ana, num enlace de gerações. Seu pai dirige o documentário, nos tempos da câmera, na proposição da viagem. A família Panadés, da qual Ana descende, está reunida, de volta à terra natal catalana após mais de cinquenta anos de imigração para o Brasil. O filme evoca a guerra civil, a sobrevivência do pós-guerra, os riscos e a coragem de seguir, uma tragédia e a resiliência da vida na lembrança dos cheiros, dos sabores, das melodias e canções, trajetos, medos, alegrias, sensações e distâncias, que insistem e resistem na experiência da criança.

O Dia que Durou 21 anos | Documentário de Camilo Tavares (Brasil, 2012, 77’)
4, 5 e 6 de outubro, às 19h

Os bastidores – desconhecidos pela maior parte da sociedade brasileira – da participação dos Estados Unidos na preparação e execução do golpe militar em 1964, por meio de documentos sigilosos que ficaram secretos durante anos. O documentário mostra ainda que os Estados Unidos estavam decididos a invadir o Brasil para que o golpe tivesse sucesso.

Oficina

Arquivos na Realidade Urbana Aumentada (A-Rua)
1 e 2 de novembro, das 14h às 18h, com Suzette Venturelli

O objetivo da oficna é apresentar as principais ferramentas para a criação de Realidade Aumentada utilizada e desenvolvida por artistas, assim como, destacar as tecnologias que são aplicadas na visualização de dados arquivados para o espaço urbano.

Sobre os convidados

Berna Reale
realiza performances e instalações. Estudou Artes Visuais na Universidade Federal do Pará e participou de diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e na Europa. É vencedora do prêmio PIPA Online 2012 e finalista do PIPA 2013.

Camilo Tavares é diretor de cinema e sócio de uma produtora de filmes em São Paulo. Dirigiu o documentário O dia que durou 21 anos, vencedor do prêmio St Tropez International Film Festival (França), na categoria Melhor Documentário Estrangeiro, entre outras premiações. 

Denise Mattar é formada em psicologia e filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Foi curadora do Museu da Casa Brasileira, do Museu de Arte Moderna de São Paulo e do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Como curadora independente realizou exposições retrospectivas de Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho, Ismael Nery, José Pancetti e Samson Flexor, entre outros projetos.

Edith Derdyk atua como artista plástica, educadora e ilustradora. Realiza exposições no Brasil e no exterior desde 1981 em instituições como MASP, MAM, MAC, Pinacoteca do Estado, CCBB-RJ, Instituto Tomie Ohtake, Paço das Artes, Paço Imperial, Casa das 11 Janelas, entre outras.
 
Leonardo Crescenti e Rejane Cantoni atuam em parceria no desenvolvimento de estratégias de experimentação e implementação de interfaces áudio-tátil-visuais, que possibiltam ao público explorar e interagir de maneira natural com bancos de dados e ambientes virtuais, remotos ou híbridos. 

Lucas Bambozzi é videoartista. Graduou-se em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Seus trabalhos incluem instalações, videoclipes e vídeos experimentais. Atua também como crítico, curador e distribuidor de trabalhos criativos em artes eletrônicas.

Marilá Dardot é graduada em Comunicação Social pela UFMG e Mestre em Linguagens Visuais no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realiza exposições individuais e coletivas, no Brasil e no exterior.

Miguel Chaia atua como professor da pós-graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e coordenador do núcleo de estudos em arte, mídia e política (NEANP/PUC-SP).

Pablo Lobato atua com cinema e artes plásticas. É um dos criadores da Teia - Centro de Pesquisa Audiovisual, em Belo Horizonte. Dirigiu o documentário Ventos de Valls, cuja exibição faz parte da programação paralela da mostra Arquivo Vivo. 

Priscila Arantes é crítica de arte, curadora, pesquisadora e professora universitária. É diretora técnica e curadora do Paço das Artes desde 2007, onde desenvolve projetos no campo da arte contemporânea. É a curadora da exposição Arquivo Vivo. 

Raquel Kogan é uma artista focada na investigação e possibilidades dos meios digitais. Utilizando reflexões em vidros, espelhos e água, suas instalações com séries numéricas infinitas e multiplicações imagéticas e sonoras se articulam a fim de formular um novo espaço gerador de distintas leituras na interação com o público.

Regina Parra trabalha com pintura e vídeo para tratar de questões como as novas hierarquias de poder, controle e deslocamentos de fronteiras culturais. Mestranda em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo. Bacharelado em Artes Plásticas pela FAAP. Estudou também na École des Beaux Arts em Paris e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage no Rio de Janeiro.

Simone Osthoff é professora de Arte e Estudos Críticos na Escola de Artes Visuais da Pennsylvania State University (EUA). Publicou diversos capítulos de livros, ensaios e textos críticos que já foram traduzidos para oito idiomas. 

Suzete Venturelli atua como professora, pesquisadora e artista de computação do Instituto de Artes da UnB. Trabalha na área desde 1987 e criou, em 1989, o Laboratório de Imagem e Som, do qual é coordenadora e onde desenvolve pesquisas nas áreas da arte computacional e design.
 
PROGRAMAÇÃO PARALELA DA EXPOSIÇÃO ARQUIVO VIVO
Para participar das mesas-redondas e da oficina, é necessário fazer inscrição através do e-mail paco@pacodasartes.org.br ou pelo telefone (11) 3814-4832
Atividades gratuitas – inscrições abertas

Frame do documentário O dia que durou 21 anos, do diretor Camilo Tavares (divulgação)
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms