Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Oficina

Paço Criança: programação especial de férias

VISITAÇÃO
12, 19 e 26 de janeiro, em turmas no período da manhã e da tarde
Indicado para crianças a partir dos 05 anos, pais e educadores
Inscrições pelo telefone (11) 3814-4832 ou pelo e-mail educativo@pacodasartes.org.br
Atividade gratuita – inscrições abertas
O Paço das Artes preparou uma programação especial com atividades gratuitas para os pequenos durante o período de férias. No decorrer de janeiro, serão ministradas três oficinas do programa Paço Criança para celebrar centenários que fazem parte do calendário de 2013. As atividades acontecem nos período da manhã e da tarde dos dias 12, 19 e 26. Uma apresentação aberta ao público do espetáculo interativo Orquestra natural do ciclo das águas no dia 19 de janeiro, às 14h30, completa a programação. Para participar das oficinas, é necessário fazer inscrição pelo telefone (11) 3814-4832 ou pelo e-mail educativo@pacodasartes.org.br. Quem fizer a inscrição por e-mail deve informar nome e idade dos participantes, telefone para contato e turma escolhida. Foram abertas 15 vagas para cada turma.

Veja os detalhes da programação:

12.JAN | OFICINA DE MOSAICO
HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DE TOMIE OHTAKE

Sábado, das 10h às 12h e das 14h30 às 16h30

Abrindo a programação de férias, a primeira edição de 2013 do Paço Criança presta homenagem ao centenário da artista Tomie Ohtake. O Núcleo Educativo do Paço das Artes ministra uma oficina de mosaico inspirada na obra As quatro estações, exposta na estação Consolação do Metrô de São Paulo. Os participantes criarão, coletivamente, um grande mural a partir da colagem de papéis coloridos e aprenderão mais sobre a técnica de mosaico.

19.JAN | CRIAÇÃO DE READY MADES
HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DA CRIAÇÃO
DA OBRA RODA DE BICICLETA

Sábado, das 10h às 12h e das 15h30 às 17h30

A segunda oficina da programação de férias celebra o centenário da primeira obra ready-made de Marcel Duchamp: A roda de bicicleta (1913). O termo ready-made foi cunhado por Duchamp para descrever objetos cotidianos produzidos em massa que, por serem expostos em museus e galerias, passam a receber status de arte. Durante a oficina, os participantes são convidados a criar um trabalho coletivo com objetos trazidos de casa ou coletados no Paço das Artes e propor novas significações a estes objetos. 

19.JAN | ESPETÁCULO INTERATIVO
ORQUESTRA NATURAL DO CICLO DAS ÁGUAS

Sábado, das 14h30 às 15h30

Um andarilho percorre o mundo em busca de água, e, para matar sua sede, decide criar a chuva. Então, com a ajuda do público, nasce a Orquestra natural do ciclo das águas, um espetáculo interativo e participativo, para todas as idades. André Pereira é musicoterapeuta social, trabalha em ONGs e desenvolve uma pesquisa onde Música e Educação dialogam. Seu trabalho já foi apresentado em diversas instituições culturais não só no Brasil mas também em países como Chile, Colômbia, Argentina e Índia.

26.JAN | OFICINA DE DESENHO
HOMENAGEM AO CENTENÁRIO
DE VINICIUS DE MORAES

Sábado, das 10h às 12h e das 14h30 às 16h30

A última oficina da programação de férias homenageia o centenário de nascimento do poeta Vinicius de Moraes. De obra vasta, seus trabalhos abrangeram literatura, teatro, cinema e música, porém ganhou notoriedade internacional por seus sonetos. Durante a oficina, os participantes trabalharão a linguagem do desenho a partir da apresentação de alguns poemas e composições de Vinicius de Moraes.

As educadoras Cristiane de Almeida, Larissa Buran, Mariana Sesma e Patrícia Marchesoni Quilici, do Núcleo Educativo do Paço das Artes, ministram as atividades.


Cristiane de Almeida vive e trabalha em São Paulo. Estudante de licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Cruzeiro do Sul, tem como pesquisa a ocupação poética do espaço nas exposições de arte. Atua como educadora em museus e exposições temporárias de arte desde 2008. Atualmente é educadora no Núcleo Educativo do Paço das Artes.

Larissa Buran nasceu, vive e trabalha em São Paulo. Artista visual e educadora, graduou-se em artes visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo em 2011. Sua pesquisa de produção artística tem ênfase nas técnicas gráficas, mas envolve também as linguagens da pintura, instalação, fotografia e vídeo. Publicou artigos sobre gravura e arte-tecnologia. Trabalha como educadora em museus, espaços expositivos e exposições desde 2010. Atualmente é educadora no Núcleo Educativo do Paço das Artes.

Mariana Sesma é formada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria, RS, e fez intercâmbio em história da Arte na University of Nottingham, Inglaterra. Desenvolveu pesquisa sobre objeto enquanto poética contemporânea. Suas principais áreas de interesse incluem site-specific, arte urbana, escultura e educação. Trabalhou como arte-educadora no MAM-SP e atualmente é educadora no Núcleo Educativo do Paço das Artes.

Patrícia Marchesoni Quilici, coordenadora do Núcleo Educativo do Paço das Artes, é graduada em Artes Plásticas pela FAAP com pós-graduação em Curadoria e Educação em Museus pelo MAC-USP. Atuou como coordenadora do setor educativo em instituições como o Centro Cultural Banco do Brasil, o Centro Cultural São Paulo e em exposições temporárias em unidades da rede SESC. Também trabalhou em edições da Bienal de Arte como educadora e supervisora. Fez diversos cursos na área cultural no Brasil e exterior.

PAÇO CRIANÇA | PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE FÉRIAS
12 e 26 de janeiro, das 10h às 12h e das 14h30 às 16h30
19 de janeiro, das 10 às 12h e das 15h30 às 16h30
Indicado para crianças a partir dos 05 anos, pais e educadores
Inscrições pelo telefone (11) 3814-4832 ou pelo e-mail educativo@pacodasartes.org.br
Atividade gratuita – inscrições abertas

A primeira oficina da programação especial de férias será inspirada da obra As quatro estações, da artista Tomie Ohtake, exposta na estação Consolação do Metrô de São Paulo (Foto: Metrô de São Paulo, divulgação)

Durante a oficina de ready-made, os participantes criarão novos significados para objetos do cotidiano (Imagem: divulgação)

A última atividade de férias do Paço Criança, uma oficina de desenho, homenageia o poeta Vinicius de Moraes (Imagem: divulgação)
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms