Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Oficina

Macunaíma Colorau

Identidade étnica subjetiva

ABERTURA
10 junho, 2015 - 14h00
VISITAÇÃO
10, 12 e 13 de junho
14h às 17h | Grátis
Inscrições: educativo@pacodasartes.org.br ou (11) 3814-4832 / 3815-4895
ARTISTAS PARTICIPANTES
Lourival Cuquinha
Paço das Artes promove a oficina "Macunaíma Colorau, identidade étnica subjetiva"

“(...) até que ponto acreditar que estamos em um País totalmente mestiço não nega ao outro o direito à identidade e, consequentemente, dificulta o avanço da luta por direitos de homens e mulheres que têm uma identidade étnica e racial inequívoca.”

A atividade, coordenada pelo artista Lourival Cuquinha, participante do Coletivo Macunaíma Colorau, com a participação do artista e educador Jandir Junior.

A ação de perguntar a pessoas em cinco cidades do estado de Pernambuco “Você é índio? Você é branco? Você é negro?”, independente de suas aparências externas, gerou respostas que, filmadas, tornam explícitas, dentre outras, questões identitárias vinculadas a orgulho, preconceito, hereditariedade, ligação político-social, vergonha e dúvidas. Este trabalho, nomeado “Você é Macunaíma Colorau?”,encontra-se exposto no Paço das Artes, na exposição “Cruzeiro do Sul” e a proposta da oficina “Macunaíma Colorau, identidade étnica subjetiva” é replicar, em diálogo com a exposição em cartaz, esta ação no entorno do Paço das Artes, sendo uma reflexão sobre a desigualdade étnico-racial por meio de uma proposição artística contemporânea.

Na oficina:
1. Depoimentos serão registrados com câmera de vídeo sobre a identidade subjetiva dos outros nas ruas do entorno do Paço das Artes
2. Participantes da oficina vão ao encontro de outros e perguntam sobre suas próprias identidades étnicas.

Equipamentos necessários aos participantes:
1. Qualquer equipamento digital de captação de imagem e som (câmeras domésticas digitais, telefones celulares, IPhones etc)
2. Se possível algum material de armazenamento de mídias digitais (HD, pendrive, cartão de memória compatível com o equipamento que será utilizado).

Sobre os ministrantes:

Lourival Cuquinha realizou exposições no Brasil, na França, Alemanha e Holanda. Participou do programa de residência Artist Links/British Council, na Inglaterra, e do Ècole Supérieure d’Art de Aix en Provence, na França.

Jandir Junior é graduado em Artes Visuais pela EBA/UFRJ, colabora com o Coletivo Desviu e com o Grupo MAD. Integrou exposições e ocupações individuais e coletivas e, atualmente, expõe e realiza ações junto aos projetos Lugar das Dúvidas e Esquina do Encontro, vinculados à Casa Daros Rio.

 

SERVIÇO
Oficina "Macunaíma Colorau, identidade étnica subjetiva"
Datas: 10, 12 e 13 de junho de 2015
Horário: 14h às 17h
Vagas: 15
Público-alvo: Interessados a partir de 15 anos de idade
Ministrantes: Lourival Cuquinha e Jandir Junior
Inscrições: educativo@pacodasartes.org.br ou (11) 3814-4832 / 3815-4895
Grátis

Paço das Artes
Avenida da Universidade, 1, Cidade Universitária (USP) – próximo ao metrô Butantã - (11) 3814-4832 / 3815-4895
http://www.pacodasartes.org.br/





REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms