Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Evento

Lançamento do catálogo da exposição Duplo Olhar

+ performance do grupo EmpreZa

VISITAÇÃO
1º de abril de 2014. às 19h
Grátis | Livre
A exposição Duplo Olhar, incluída na seleção da revista Veja como uma das cinco melhores exposições em cartaz na cidade de São Paulo, realiza, no dia 1º de abril, o lançamento do catálogo da mostra, acompanhado da performance Tríptico Matera do Grupo EmpreZa. O catálogo bilíngue tem textos do colecionador Sergio Carvalho, da diretora técnica e curadora do Paço das Artes, Priscila Arantes e da curadora Denise Mattar, e reproduz todas as obras da exposição. O evento terá início às 19h, no Paço das Artes.

Numa ação inédita Sérgio Carvalho adquiriu a performance que será apresentada no lançamento. No Brasil há precedentes da aquisição de ações performáticas pelo MAM-SP, mas não por um colecionador particular. A “compra” possibilita ao colecionador realizar a ação determinado número de vezes seguindo estritamente a formatação criada pelo Grupo.

O Grupo EmpreZa foi formado em 2001, em Goiânia - GO / Brasil .
Desde então, eles têm trabalhado especificamente no campo da arte da performance e, mais recentemente, com a criação de vídeos e fotografias derivadas de ações de desempenho. Em sua trajetória o Empreza tem participado de várias reuniões de coletivos , residências de arte e exposições nacionais e internacionais. O Grupo acredita na arte como um veículo para a expressão política potencialmente transformadora. Para eles a arte tem a capacidade de mover as pessoas. “Move porque tem poder, e o poder transforma dentro da mente, como Co-moção “ diz João Angelini, coordenador do coletivo.

Tríptico Matera, de 2013, tem cerca de 25 minutos e é realizado por 3 pessoas. Já foi apresentada em 2 festivais, em Brasília e na cidade de Goiás.  Na ação são escolhidas 3 matérias que têm alguma relação com a cidade na qual a performance será apresentada. Esses materiais são processados dentro de baldes de metal e aplicados sobre a cabeça dos performers. Em Brasília foi usada a parafina, em Goiás, folhas de ouro. A maneira como o material é processado e aplicado ao corpo também muda, pois tem de se adequar as propriedades da matéria escolhida. Após a aplicação os três performers se encontram e, esfregando as cabeças uns nos outros, misturam os materiais, encerrando a ação. Os materiais de São Paulo serão escolhidos em imersão na cidade precedente à ação.

CATÁLOGO DA EXPOSIÇÃO DUPLO OLHAR
Lançamento no dia 1º de abril de 2014, às 19h
Na ocasição, haverá performance artística do Grupo EmpreZa
Grátis | Livre

Round IV (2010), fotografia de Amanda Melo em exibição no Paço das Arts (Divulgação)

Performance Tríptico Matera, realizada pelo Grupo EmpreZa (Foto: Divulgação)
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms