Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Oficina

Programação paralela junho/julho ISSOÉOSSODISSO - Lenora de Barros

ABERTURA
11 junho, 2016 - 14h00
VISITAÇÃO
Inscrições: educativo@pacodasartes.org.br (enviar nome completo, idade e telefone) | Grátis
CURADORIA
Priscila Arantes
Paço das Artes promove workshops de lambe e performance sonora na Oficina Cultural Oswald de Andrade

Atividades ocorrem em diálogo com a exposição ISSOÉOSSODISSO, de Lenora de Barros

O Paço das Artes (instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo) dá continuidade, nos meses de junho e julho, às ações relacionadas à exposição ISSOÉOSSODISSO, de Lenora de Barros, na Oficina Cultural Oswald de Andrade (Rua Três Rios 363 - Bom Retiro). Entre as atividades previstas estão workshops de lambe-lambe, performance sonora e performance para crianças, que faz parte do projeto Paço Criança de Férias. 

Oficinas

Nos dias 11, 18 e 25 de junho (sábados), o Paço das Artes convida o coletivo OCUPEACIDADE para ministrar a Oficina de Lambe - O corpo da ideia, das 14h às 17h. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail educativo@pacodasartes.org.br com nome completo e telefone para contato (10 vagas para interessados acima de 16 anos - vagas esgotadas).

A atividade tem como objetivo apresentar a técnica de impressão tipográfica e propor sua aplicação no processo de produção de imagens relacionadas à exposição da artista Lenora de Barros. A oficina terá como ponto de partida o vídeo Há mulheres (2005) e a coluna ...umas (assinada por Lenora de Barros entre 1993 e 1996 no suplemento cultural do Jornal da Tarde), ambos presentes em ISSOÉOSSODISSO.

No primeiro encontro, os participantes irão analisar o caráter simbólico das frases presentes em Há mulheres em relação à imagem. A partir da interpretação coletiva será definido um conceito norteador para produção de imagens fotográficas. Junto com as imagens realizadas serão pensadas frases (extraídas do vídeo ou geradas a partir dele) que poderão acompanhar as produções fotográficas em tipografia.

No segundo encontro, o grupo irá aprender a montar as fotografias impressas para se tornarem lambe-lambe. Em seguida, irão compor no prelo tipográfico as frases definidas no encontro anterior para impressão sobre as fotos. No último dia, os cartazes serão colados no entorno da Oficina Cultural Oswald de Andrade.

Nos dias 15 e 22 de junho (quartas-feiras), das 15h às 17h, ocorre a Oficina de performance sonora - Entre sons, com Alexandre Marchesini, arte-educador, ator e performer. A oficina tem como foco principal investigar a sonoridade não convencional a partir da performance. Será proposta uma experimentação entre corpo e som por meio da apropriação de objetos, comuns e não comuns, do cotidiano, tais como canos de PVC, plástico bolha, máquina de escrever, relógio de ponto, conduítes e escovas. No último dia da oficina, será apresentado um experimento performático.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail educativo@pacodasartes.org.br com nome completo e telefone para contato (20 vagas para interessados acima de 16 anos).

Paço Criança

Durante as férias de julho, o Paço das Artes oferece o Paço Criança - Oficina de Performance às quartas-feiras (6, 13, 20 e 27/7), das 14h às 17h. Destinada ao público infantil (de 7 a 10 anos), a ação visa introduzir a linguagem da performance para crianças, tendo como referência de pesquisa a exposição ISSOÉOSSODISSO, de Lenora de Barros.

Durante os encontros, serão propostas atividades práticas de performance em torno da ideia de identidade, focadas na percepção corporal de si e do outro, de modo lúdico e com o uso de recursos sonoros, textuais e audiovisuais. As aulas serão ministradas por Christiana Moraes, coordenadora do Núcleo Educativo do Paço das Artes e artista plástica.

Inscrições gratuitas pelo e-mail educativo@pacodasartes.org.br (enviar nome completo e telefone para contato. Para o preenchimento das vagas, será respeitada a ordem de recebimento dos e-mails).

Conversa sobre ISSOÉOSSODISSO

A conversa da artista Lenora de Barros e a curadora Priscila Arantes com o público, inicialmente prevista para 30 de julho, ocorrerá na ocasião do lançamento do livro da exposição. A data será divulgada em breve.

O gesto performativo de Lenora de Barros e o processo de criação da artista norteiam a mostra, que reúne mais de 20 obras da artista, incluindo um vídeo inédito, que dá nome à exposição.

ISSOÉOSSODISSO funciona como metáfora do processo de criação da artista. “Neste processo, é possível perceber um elemento comum: as obras de Lenora de Barros sempre se desdobram, gerando ecos em outras obras. Um texto escrito transforma-se em um vídeo. Uma performance se desdobra em uma vídeoperformace. Uma mesma imagem, uma boca entreaberta, um olhar assustado, aparece em diferentes trabalhos que se inter-relacionam”, afirma Priscila Arantes, curadora da exposição / diretora artística e curadora do Paço das Artes.

Lenora de Barros conta que o poema que batiza a mostra foi criado em 1996 para uma performance que realizou com Arnaldo Antunes num congresso da Sociedade Brasileira de Psicanálise (O desejo é o começo do corpo/O corpo não mente). Em 2010, na galeria do Oi Futuro Ipanema, RJ, Lenora criou em uma vitrine um poema visual a partir desse mesmo enunciado. “A partir do momento que Priscila definiu o recorte da curadoria – o viés performático da minha obra – comecei a perceber claramente que o meu trabalho funciona como ‘isso é osso disso’. Vivo um processo em que muitas de minhas obras vão migrando e se transformando em outras”, diz.

Segundo Priscila Arantes, o trabalho de Lenora de Barros é um “eterno work in progress, em que uma obra gera eco em outra. Este é o caso, por exemplo, da performance Pregação, que ocorreu na abertura da exposição e é uma releitura das obras Calaboca e Silêncio (1990/2006), também presentes em ISSOÉOSSODISSO”.

Saiba mais sobre a exposição e leia o texto curatorial:
http://www.pacodasartes.org.br/exposicao/lenoradebarrosossodisso.aspx


SERVIÇO

ISSOÉOSSODISSO
Lenora de Barros
Curadoria: Priscila Arantes
Visitação: 30 de abril a 30 de julho de 2016 - Grátis
Segunda a sexta-feira >>9h30 às 21h30; sábados >>13h30 às 20h30

Paço das Artes na Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363, Bom Retiro - São Paulo/SP
Tel.: (11) 3222-2662 / 3221-4704


PROGRAMAÇÃO PARALELA ISSOÉOSSODISSO

JUNHO


Oficina de Lambe Lambe - O corpo da ideia
Datas: 11, 18 e 25 de junho (sábados), das 14h às 17h
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade – sala 16
Ministrante: Coletivo OCUPEACIDADE
Público-alvo: interessados acima de 16 anos
Número de vagas: 10 - vagas esgotadas
Ministrante: O coletivo OCUPEACIDADE (Carlos Serejo | Cau Vianna | Jeff Lemes | Julia Moraes | Luana Minari | Sebastião Oliveira Neto | Toco.na.escuta) surgiu na cidade de São Paulo, em meados do ano de 2006, como uma proposta de unir pessoas interessadas em produzir coletivamente ações artísticas nos diversos espaços da cidade, de maneira a criar novas relações com o território vivido cotidianamente pelos habitantes da nossa metrópole – sejam eles artistas ou não.
Ao longo dos anos o grupo explorou uma série de técnicas e linguagens urbanas [tais como o stencil e o lambe-lambe]; realizou ações multiplicadoras [oficinas, rodas de conversa e ações de livre participação/colaborativas]; integrou-se a redes, [arte postal, encontros e festivais]; propôs situações nas ruas [ações poéticas e performáticas que propiciaram a participação do público e a reflexão sobre assuntos próprios das cidades, tais como a especulação imobiliária e a mobilidade urbana]. 
Inscrições: educativo@pacodasartes.org.br (enviar nome completo, idade e telefone para contato. Para o preenchimento das vagas, será respeitada a ordem de recebimento dos e-mails).

Oficina de performance sonora - Entre sons
Datas: 15 e 22 de junho (quartas-feiras), das 15h às 17h
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade – sala 3
Público-alvo: interessados a partir de 16 anos de idade
Número de vagas: 20
Ministrante: Alexandre Marchesini é arte-educador, ator e performer. É graduado em Letras, Artes Visuais e especialização em Estudos Literários e Teatro. Desenvolveu as pesquisas “Performance e Memória – entre o real e o ficcional”, “O teatro de Hilda Hilst” e “O teatro no período censor – O rato no muro de Hilda Hilst”. Participou de diversos espetáculos teatrais e de projetos de artes visuais e audiovisuais.
Inscrições: educativo@pacodasartes.org.br (enviar nome completo, idade e telefone para contato. Para o preenchimento das vagas será respeitada a ordem de recebimento dos e-mails).

*

JULHO

Atividade de Férias - Paço Criança - Oficina de Performance

Datas: 6, 13, 20 e 27 de julho (quartas-feiras), das 14h às 17h
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade – sala 3
Número de vagas: 15
Público-alvo: crianças de 7 a 10 anos
Ministrante: Christiana Moraes é coordenadora do Núcleo Educativo do Paço das Artes e artista plástica. Formada pela ECA USP, se especializou em Performance no Art Institute de Chicago, com bolsa CAPES e Fullbright. Apresentou performances em espaços como Galeria Vermelho (1ª e 6ª edição da Verbo), MAC-SP, FUNARTE – RJ, Museu Nacional de Belas Artes – RJ, Centro Universitário Maria Antônia, SESC Paulista e SESC Campinas.
Inscrições: educativo@pacodasartes.org.br (enviar nome completo e telefone para contato. Para o preenchimento das vagas, será respeitada a ordem de recebimento dos e-mails).

MAIO A JULHO

Visitas mediadas à exposição ISSOÉOSSODISSO, para grupos agendados
Horários: 10h30 e 14h
Datas: verificar as datas disponíveis por meio de educativo@pacodasartesorg.br

Visitas mediadas à exposição ISSOÉOSSODISSO, para pessoas e grupos não agendados
Os horários de visitas de cada dia serão disponibilizados na entrada da exposição. Para mais informações, entrar em contato com educativo@pacodasartes.org.br

Paço das Artes
Fale conosco: pacodasartes@pacodasartes.org.br
www.pacodasartes.org.br
http://mapa.pacodasartes.org.br


REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms