Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Curso

Programação paralela maio - exposição ISSOÉOSSODISSO

Lenora de Barros

ABERTURA
11 maio, 2016 - 14h00
VISITAÇÃO
11, 18 e 25 de maio (quartas-feiras)
Grátis
CURADORIA
Priscila Arantes
Paço das Artes oferece ações relacionadas à exposição de Lenora de Barros no Bom Retiro

Em diálogo com a exposição ISSOÉOSSODISSO, de Lenora de Barros, o Paço das Artes --instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo-- promove, a partir de maio, cursos, atividades e conversas na Oficina Cultural Oswald de Andrade (Rua Três Rios 363 - Bom Retiro). Todas as atividades são gratuitas.

Nos dias 11, 18 e 25 de maio de 2016 (quartas-feiras), a instituição oferece o Curso para professores/as, das 14h às 17h, na sala 3. As aulas serão ministradas por Priscila Arantes, diretora artística e curadora do Paço das Artes e curadora de ISSOÉOSSODISSO, e Christiana Moraes, coordenadora do Núcleo Educativo da instituição.

Durante o curso para docentes, as ministrantes irão discutir a exposição em detalhes, apresentar as pesquisas e a trajetória de Lenora de Barros, além de abordar suas referências na história da arte. O curso é voltado para profissionais da área de educação, interessados no contato com a obra e a pesquisa da artista.

Serão disponibilizadas 40 vagas por dia, sendo possível a participação em apenas um dos dias do Curso para professores/as. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail educativo@pacodasartes.org.br (enviar nome completo, telefone para contato e dia de interesse. Informar também a área que leciona e as escolas e anos/séries de atuação). Para o preenchimento das vagas, será respeitada a ordem de recebimento dos e-mails.

Após as aulas, o Paço das Artes oferece também Assessoria ao professor/a, às 17h30, 18h15, 19h, 19h45 e 20h10, mediante agendamento prévio. Serão oferecidos atendimentos individualizados para a montagem de um roteiro de visita específico para os interesses de cada docente – seja para a realização de visitas autônomas com os estudantes à exposição, melhor definição de demandas para o atendimento dos grupos pelo Núcleo Educativo e/ou o desdobramento da visita em atividades na escola.

Em junho, ocorrerão mais atividades relacionadas à exposição ISSOÉOSSODISSO, como oficinas e uma conversa com a artista Lenora de Barros e a curadora Priscila Arantes, prevista para o dia 25 de junho (sábado). A programação completa será divulgada em breve.

ISSOÉOSSODISSO

O gesto performativo de Lenora de Barros e o processo de criação da artista norteiam ISSOÉOSSODISSO, exposição que o Paço das Artes apresenta de 30 de abril a 30 de julho na Oficina Cultural Oswald de Andrade. Com curadoria de Priscila Arantes (diretora artística e curadora do Paço das Artes – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo), a mostra apresenta mais de 20 obras da artista, incluindo um vídeo inédito, que dá nome à exposição.

ISSOÉOSSODISSO funciona como metáfora do processo de criação da artista. “Neste processo, é possível perceber um elemento comum: as obras de Lenora de Barros sempre se desdobram, gerando ecos em outras obras. Um texto escrito transforma-se em um vídeo. Uma performance se desdobra em uma vídeoperformace. Uma mesma imagem, uma boca entreaberta, um olhar assustado, aparece em diferentes trabalhos que se inter-relacionam”, afirma Priscila Arantes.

Lenora de Barros conta que o poema que batiza a mostra foi criado em 1996 para uma performance que realizou com Arnaldo Antunes num congresso da Sociedade Brasileira de Psicanálise (O desejo é o começo do corpo/O corpo não mente). Em 2010, na galeria do Oi Futuro Ipanema, RJ, Lenora criou em uma vitrine um poema visual a partir desse mesmo enunciado. “A partir do momento que Priscila definiu o recorte da curadoria – o viés performático da minha obra – comecei a perceber claramente que o meu trabalho funciona como ‘isso é osso disso’. Vivo um processo em que muitas de minhas obras vão migrando e se transformando em outras”, diz.

Segundo Priscila Arantes, o trabalho de Lenora de Barros é um “eterno work in progress, em que uma obra gera eco em outra. Este é o caso, por exemplo, da performance Pregação, que ocorrerá na abertura da exposição, que é uma releitura das obras Calaboca e Silêncio (1990/2006), também presentes em ISSOÉOSSODISSO”.

Saiba mais sobre a exposição e leia o texto curatorial:
http://www.pacodasartes.org.br/exposicao/lenoradebarrosossodisso.aspx


SERVIÇO

ISSOÉOSSODISSO

Lenora de Barros
Curadoria: Priscila Arantes
Abertura: 30 de abril de 2016 >> sábado>>15h
Visitação: até 30 de julho de 2016 - Grátis
Segunda a sexta-feira >>9h30 às 21h30; sábados >>13h30 às 20h30

Paço das Artes na Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363, Bom Retiro - São Paulo/SP
Tel.: (11) 3222-2662 / 3221-4704

PROGRAMAÇÃO PARALELA

Curso para professores/as - Grátis
Datas: 11, 18 e 25 de maio (quartas-feiras)
Horário: 14h às 17h
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade - sala 3
Público-alvo: professores, professoras, educadores, educadoras, agentes culturais e sociais interessados/as.
Número de vagas: 40 por dia
Ministrantes: Priscila Arantes, diretora artística e curadora do Paço das Artes, e Christiana Moraes, coordenadora do Núcleo Educativo do Paço das Artes
Inscrições: educativo@pacodasartes.org.br
(Enviar nome completo, telefone para contato e dia de interesse. Informar também a área que leciona e as escolas e anos/séries de atuação. Para o preenchimento das vagas, será respeitada a ordem de recebimento dos e-mails).

Assessoria ao professor/a - Grátis
Datas: 11, 18 e 25 de maio (quartas-feiras)
Horários: 17h30, 18h15, 19h, 19h45 e 20h10
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade – sala 38
Público-alvo: professores, professoras, educadores, educadoras, agentes culturais e sociais interessados/as em um atendimento individualizado para o desenvolvimento de propostas relacionadas à exposição ISSOÉOSSODISSO.
Número de vagas: de 1 a 3 pessoas por horário.
Ministrante: Christiana Moraes, coordenadora do Núcleo Educativo do Paço das Artes.
Inscrições: educativo@pacodasartes.org.br
(Enviar nome completo, telefone para contato e dia de interesse. Informar também a área que leciona e as escolas e anos/séries de atuação. Para o preenchimento das vagas, será respeitada a ordem de recebimento dos e-mails).

Visitas mediadas à exposição ISSOÉOSSODISSO, para grupos agendados:
Horários: 10h30 e 14h
Datas: verificar as datas disponíveis por meio de educativo@pacodasartesorg.br

Visitas mediadas à exposição ISSOÉOSSODISSO, para pessoas e grupos não agendados:
Os horários de visitas de cada dia serão disponibilizados na entrada da exposição. Para mais informações, entrar em contato com educativo@pacodasartes.org.br

Paço das Artes
Fale conosco: pacodasartes@pacodasartes.org.br
www.pacodasartes.org.br
http://mapa.pacodasartes.org.br
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms