Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Evento

FESTIM

Festival de Teatro em Miniatura

VISITAÇÃO
De 05 a 08 de junho de 2013

Workshop Teatro de Sombras nos dias 05, 06 e 07 de junho, das 14h às 18h

Oficina Teatro de Papel: experiências cênicas nos dias 06 e 07 de junho, das 09h às 13h

Café debate no dia 07 de junho, às 19h

Espetáculos no dia 08 de junho, a partir das 14h

Inscrições para as atividades didáticas através do e-mail educativo@pacodasartes.org.br ou pelo telefone (11) 3814-4832

Grátis
Entre os dias 05 e 08 de junho de 2013, o Paço das Artes recebe a segunda edição do FESTIM (Festival de Teatro em Miniatura), projeto realizado pelo Grupo Girino Teatro de Animação. Com o objetivo de promover as novas possibilidades acerca do Teatro de Animação, a programação conta com apresentações de mini espetáculos, caixas de teatro lambe-lambe, experiências cênicas, performances, oficinas e debates, além do lançamento da segunda edição da Revista Anima. A participação no Festival é gratuita.

Assista o vídeo teaser do evento.

O Teatro em Miniatura é composto por espetáculos curtos, que utilizam bonecos ou elementos cênicos em escala reduzida para propor uma aproximação mais intimista com o público. Trata-se de um convite à experimentação do que há de poético e lúdico nos pequenos objetos. A partir desses “micro universos”, o público se aproxima e se torna mais cúmplice, transpondo o cotidiano e adentrando um espaço mágico e encantador.

O Festival fomenta o intercâmbio entre grupos e artistas de todo o país, apresentando um panorama da criação artística através das miniaturas e suas especificidades. Além de espetáculos, experiências cênicas e debates, a programação do FESTIM é composta por três atividades de formação gratuitas:

A Oficina de Teatro de Papel: experiências cênicas têm como objetivo a introdução ao universo do teatro de animação em miniatura e a experimentação do papel como material expressivo. Os participantes terão a oportunidade de construir formas, bonecos e cenários, tendo o papel como suporte artístico, para experimentar a manipulação desses elementos, criando cenas curtas e desenvolvendo experiências cênicas. A oficina acontece nos dias 06 e 07 de junho, das 09h às 13h.

O Workshop de Teatro de Sombras visa propiciar um contato com as técnicas do Teatro de Sombras, através de projeção e narrativas, confecção dos bonecos e cenários, mecanismos de articulação e exercícios de manipulação. A atividade irá abordar também um pouco da história deste tipo de narrativa, equipamentos, percepções de luz e sombra. A oficina acontece nos dias 05, 06 e 07 de junho, das 14h às 18h.

Já o Paço Criança: experimentações com teatro de animação é uma atividade direcionada ao público infantil e realizada pelo Núcleo Educativo do Paço das Artes. A oficina acontece no dia 08 de junho, a partir das 14h30, com o tema Experimentações com Teatro de Animação. A partir do uso de materiais expressivos como papel e sombra, os participantes terão a oportunidade de desenvolver projetos de criação de bonecos, além de dar vida a esses personagens através da manipulação.

Todas as atividades são gratuitas. Para participar das oficinas, é necessário fazer inscrição pelo telefone (11) 3814-4832 ou através do e-mail educativo@pacodasartes.org.br. Quem se inscrever por e-mail deve informar nome completo e idade dos participantes, além de telefone para contato.

Ainda na programação, as convidadas Juliana Notari (Cia Duoanfibio), Mariane Gutierrez (Grupo Pia Fraus) e Sandra Vargas (Grupo Sobrevento), sob mediação de Tiago Almeida (Grupo Girino), conversam com o público durante o Café debate, evento que pretende criar um espaço de troca e compartilhamento de experiências acerca do Teatro de Animação e suas potencialidades. O espaço é uma oportunidade de divulgação e reflexão sobre os espetáculos apresentados e o contato do público com os artistas participantes.

Na mesma ocasião, acontece o lançamento da segunda edição da revista Anima, constituída de textos e trabalhos convidados. A proposta da publicação é promover um canal de troca e compartilhamento de informações e experiências das possibilidades expressivas das miniaturas, promovendo um diálogo com as linguagens artísticas do teatro, performance e artes visuais. O evento acontece no dia 07 de junho, às 19h, com entrada gratuita e aberta ao público.

PROGRAMAÇÃO DE ESPETÁCULOS  
08 de junho, sábado, a partir das 14h

Cristhian Macedo Lins | São Paulo (SP)
Teatro de sombras da mala

Apresentação de Teatro de Sombras, tendo como suporte uma mala, que além de conter a tela para a apresentação embutida na mesma, ainda abriga uma pequena vitrola Philips para execução de trilha sonora com discos de vinil. A experiência cênica Teatro de sombras da mala tem como repertório proposto a história O Pescador, do sombrista Valter Valverde.

Daniel Viana | São Paulo (SP)
O que devo ao meu pai?

Utilizando um caderno em miniatura e fotografias da infância, a cena O que devo ao meu pai? dialoga com a história pessoal do artista e mistura seu depoimento autoral com ficção. A cena reflete sobre a ausência da figura paterna nos lares periféricos, e é inspirada nos desenhos de família realizados por crianças que perderam o pai.

Daniele Madrid | Curitiba (PR)
Caixarola, Teatro de Caixa Ambulante

De longe, avista- se em meio à fumaça e cantoria uma carruagem e uma menina mascarada. O som medieval confunde-se com o convite. O que está acontecendo? Um espetáculo se inicia. Seu nome? De La Múrcia!!! Uma pessoa por vez entra na carruagem e assiste ao espetáculo teatral de apenas 5 minutos, fazendo uma viagem pela Espanha do século XVI. A peça retrata o sonho, a liberdade e a arte, onde o convite é refletir sobre igualdade, força e esperança.

Guilherme Peixoto | Itajaí (SC)
Miragem

Inspirada livremente no texto La Sed, de Rafael Curci, Miragem é uma reflexão sobre as diversas ‘sedes’ que o ser humano sente nos desertos da vida. “É a alma hoje que está tão deserta. Morre-se de sede.” Saint-Exupéry
E você, tem sede de quê?

Gustavo Guimarães Gonçalves | São Paulo (SP)
O guloso

A peça é inspirada na primeira prova do poeta Paulo Eiró, figura do século XIX precursora de textos abolicionistas e republicanos com uma vida muito conturbada. Quando criança, morava em Santo Amaro (atual bairro de São Paulo) com seus pais, irmãos e uma simpática escrava - “Mãe preta”. Durante uma tarde, após a ingestão de uma quantidade exagerada de pitanga, passou mal e escreveu: “Foi a minha gulodice”.

Iasmim Marques | Belo Horizonte (MG)
Coração alado

A história apresenta o universo de uma menina que segue a tentativa de não ser mais ‘diferente’. Na narrativa, o voraz cotidiano em que vive não a integra, e sim a devora. Mas ela compreende que ser estranha acabou por fazer misteriosamente parte de sua vida.
Coração alado é um espetáculo que se utiliza da técnica do teatro de sombras para expressar a transformação de um estado de existência para outro. Assim, o espectador é convidado a olhar através de um orifício e compartilhar o segredo guardado dentro dessa caixa pulsante.

Igor Godinho | Belo Horizonte (MG)
Verbo

“Tú és pó e ao pó retornarás”. Esse é o ponto de partida do espetáculo Verbo, que trata da criação do homem, abordando sua fragilidade e sua condição no mundo em uma montagem intimista, livremente inspirada no livro do Gênesis.

Josi Luz | Ouro Preto (MG)
Pequena Frida Kahlo

Abre-se uma maleta e descobre-se um novo mundo! O pequeno mundo de Frida Kahlo. A Fridinha mostra a todos seu quarto, descobre-se no espelho e se põe a pintar-se, dividindo com o público um pouco de sua intimidade.

Laura Correa | Itajaí (SC)
El Viaje

As viagens são um meio para quem procura a transformação. Mas paradoxalmente, essa transformação potencia nossa essência, aquilo que verdadeiramente somos. E é sempre o amor (à vida, à outra pessoa, a si próprio) que nos motiva. Espetáculo lambe-lambe inspirado livremente na canção infantil Manuelita, la tortuga, da autora argentina Maria Elena Walsh.

Léia Izumi | São Paulo (SP)
Trailler Teatro de Terror

A peça se contrói a partir do trailler de um espetáculo, utilizando a técnica de teatro de brinquedo para contar a história de Vlady, um vampiro sedento de sangue que sai em busca de uma vítima. O cenário é inspirado em filmes de terror das décadas de 30 e 40. Estruturado como um trailler de filme, contém resumidamente a saga do vampiro, dando à cena suspense e emoção.

Mônica Longo | Itajaí (SC)
Missiva

As mensagens em garrafas estão pelo mundo, jogadas ao sabor das ondas. Que fim elas levam… vão ao fundo ou encalham? São profundas ou ‘algo que as valham’? Espetáculo inspirado nessas garrafas sem destino, que navegam pelos mares à procura de alguém que as decifrem. A história é encenada dentro de uma garrafa e o público é convidado a espiar pelo gargalo. Toda a estética foi concebida a partir das cartas, bilhetes e recados recebidos pela autora.

Paulo Henrique Alves e Verônica Giordano| São Paulo (SP)
O pequeno grande teatro

“Os Lusos”: Desbravando os mares nunca antes navegados, um navio parte rumo às Índias e, no percurso, enfrenta monstros marinhos e outros perigos, até chegar à cidade de Calicute.
“A Selva”: Em plena selva tropical, o índio Peri luta com onças destemidas e perigosos bandeirantes, em meio a tantos desafios encontra a jovem e bela Ceci.

Priscila Jácomo | São Paulo (SP)
Cuidado frágil

Uma professora dá aula para ovos. Ela quer aproveitar que seus alunos ainda estão no ponto de partida e prepará-los para as provas que estão por vir. Aulas sobre a vida, o amor e as relações são algumas das disciplinas. O novo choca, mas ovos que vem ao mundo mais preparados certamente ficarão menos mexidos.

Sergio Biff | Rio de Janeiro (RJ)
Cinemagéia – Zicartola

Um espetáculo de 2 minutos para uma pessoa por vez. A partir da foto da capa do disco do compositor Cartola, surge uma comunidade animada, utilizando-se a magia do teatro de caixas.

Tiago Almeida | Belo Horizonte (MG)
Isso não É uma Caixa

O espetáculo Isto não É uma Caixa é realizado nas técnicas do teatro de sombras e apresenta o universo poético e conceitual do pintor belga René Magritte. Trata-se de uma viagem pelas imagens metafóricas do realismo fantástico do artista onde figuras simbólicas adquirem uma atmosfera mágica e misteriosa.

Sobre Grupo Girino Teatro de Animação 

O Grupo Girino é um coletivo de Belo Horizonte (MG) que pesquisa as técnicas e linguagens do Teatro de Animação. Fundado em 2006, montou espetáculos como MetaForMose, O Espelho da Medusa, Sopa de Pedra, Saci e o Homem do Saco, dentre outros trabalhos e intervenções. O Grupo produz o FESTIM (Festival de Teatro em Miniatura, projeto de curadoria e intercâmbio de espetáculos que utilizam caixas de teatro lambe-lambe e experiências cênicas em espaços reduzidos. Com o objetivo de promover um canal de troca e compartilhamento de informações e experiências acerca do Teatro de Animação e suas potencialidades expressivas, o Festival promove oficinas, debates e a publicação da Revista Anima. O Grupo desenvolve projetos educativos e de formação, mantém os blogs Formas Animadas e Teatro em Miniatura, além de promover a pesquisa, registro e divulgação de materiais bibliográficos. O Grupo Girino é associado à ATEBEMG (Associação de Teatro de Bonecos do Estado de Minas Gerais) e UNIMA (Union internationale de la marionnette).


FESTIM (FESTIVAL DE TEATRO EM MINIATURA)
De 05 a 08 de junho

Oficina Teatro de Papel
6 e 7 de junho, das 09h às 13 horas

Oficina Teatro de Sombras
5 a 7 de junho, das 14h às 18h

Oficina Paço Criança: Experimentações com Teatro de Animação
08 de junho, das 14h30 às 16h30

Café debate + Lançamento da Revista Anima
7 de junho, às 19h

Mostra de Espetáculos
8 de junho, das 14h às 18h30
Inscrições para as atividades didáticas através do e-mail educativo@pacodasartes.org.br ou pelo telefone (11) 3814-4832. Programação gratuita.

Mais informações, acesse: http://festim.art.br/ e http://grupogirino.com/

Espetáculo Isso não É uma Caixa (Foto: Maikon Rangel)

Espetáculo Cuidado frágil (Foto: Jennifer Glass)

Espetáculo Os lusos (Foto: divulgação)
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms